Então você quer sair de trás de sua mesa rustica de madeira e entrar no ramo de TI? Esta é uma alternativa inteligente, pois a demanda por profissionais da área nunca foi tão grande e o setor ainda crescerá ao longo dos próximos anos.
Toda vez que adotamos uma nova tecnologia, uma série de novos empregos são criados. Empregos em suporte técnico, computação em nuvem, segurança cibernética, redes de computadores, entre outros. E eles pagam bem!
Para isso, você precisará de treinamento e conhecimento prático, mas é possível iniciar esses estudos por conta própria. Quer entender melhor sobre o tema? Então, não pense duas vezes e venha com a gente.
Quais os pontos fundamentais que preciso aprender?
O ponto de entrada para iniciar sua carreira em TI é aprender os fundamentos, sem isso, terá um grande atraso atrelado às suas conquistas. Isso significa que deve assumir a responsabilidade de aprender um pouco sobre tudo.
Em uma empresa do ramo industrial é essencial utilizar uma talha elétrica 1000kg para mover grandes cargas, e é necessário contratar funcionários que saibam operar este tipo de equipamento. Na área de TI também é necessário ter habilidades e conhecimento em diversos tipos de softwares, procure familiarizar-se com os sistemas operacionais, incluindo Mac OS, Chrome OS, Android e Linux (há aulas gratuitas incríveis e completas no YouTube). Além disso, procure cobrir os seguintes tópicos:
- Hardware: Como identificar, usar e conectar componentes;
- Solução de problemas de software: como solucionar problemas comuns de SO, malware e segurança;
- Redes: como explicar os tipos de redes e conexões;
- Solução de problemas: como solucionar problemas de dispositivo e rede;
- Segurança: como identificar e proteger contra vulnerabilidades de segurança;
- Dispositivos móveis: como instalar e configurar laptops e outros dispositivos móveis.
Em uma rápida busca na internet, encontramos cursos gratuitos de redes, tecnologia da informação e vários outros.
Quais são os benefícios de aprender TI por conta própria?
O maior benefício de aprender TI por conta própria é que você está no comando de seu próprio destino, horários e dias. Você determina como deseja aprender, define seu próprio cronograma e aprende no seu próprio ritmo.
Normalmente, é muito mais rápido (e mais econômico) do que se matricular em uma instituição de ensino padrão. Embora obter um diploma seja valioso, nem sempre é necessário, especialmente porque todos os avanços do setor podem superar rapidamente aquilo que aprendeu.
Se escolher as soluções de treinamento certas, poderá obter as habilidades que os empregadores procuram, seja para uma empresa de usinagem de precisão ou um e-commerce de cosméticos. Essas novas habilidades, combinadas com alguma experiência prática é o que lhe dará o emprego dos sonhos.
Tutoriais e guias de estudo (YouTube e Reddit são excelentes ferramentas)
Aprender por meio de tutoriais e guias de estudo é a abordagem mais propagada. Existem, como dissemos antes, algumas opções no YouTube ou no Reddit. Esses são ótimos lugares para ver o que os profissionais de TI recomendam com base em suas próprias experiências de aprendizado.
A chave é garantir que o conteúdo que esteja usando seja atualizado e relevante. Não perca tempo estudando material desatualizado e com versões de anos atrás. Foque no agora!
Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.
Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.