Abrir uma empresa é o sonho de muitos brasileiros que querem gerenciar o seu próprio negócio e realizar o tão cobiçado sonho de se tornar um empreendedor, mas é claro que, por mais que esse seja um desejo de grande parte das pessoas, todos nós sabemos que essa não é uma tarefa simples.
Existem diversos fatores que podem acabar desanimando aqueles que sonham em ser seu “próprio chefe”, entre os principais motivos temos justamente a alta burocracia, o que acaba sendo uma característica dentro do nosso país, mas nem esse fator tem desanimado as pessoas. Só no primeiro semestre de 2022 foram abertas mais de 2 milhões de empresas, totalizando quase 20 milhões de empreendimentos no território nacional.
Esses números mostram o quanto as pessoas estão cada vez mais procurando conquistar o seu desejo de “independência” e a sua atuação sendo donos do próprio negócio, mas antes que você saia já comprando o seu compressor de ar industrial e planejando a sua indústria, é necessário saber como alcançar esse objetivo de abrir um empreendimento.
Então no texto de hoje nós separamos algumas dicas essenciais para quem deseja abrir uma empresa sem burocracia, será mesmo que é possível escapar de todo o sistema burocrático na hora de começar seu próprio negócio? Bora conferir? Então vamos lá!
Reúna toda a documentação necessária
Sem dúvidas uma das maiores dores de cabeça para qualquer empreendedor é relacionada a documentação que é necessária para abrir uma empresa, muitas pessoas ficam perdidas na hora de começar o seu próprio negócio, e acabam deixando os documentos para a última hora, o que é claro, acaba levando o processo para ser muito mais burocrático.
Então procure se antecipar e reunir toda a documentação necessária de forma prévia, o primeiro passo é dar entrada no seu CNPJ e estar inscrito na Previdência Social, com essa etapa finalizada, é necessário ficar de olho nas especificações relacionadas a sua área de atuação.
Cada segmento possui algumas especificações que devem ser respeitadas, então corra atrás e procure adquirir mais informações sobre a área que vai atuar, é preciso fazer isso antes de sair fazendo a instalação de spda ou comprando novos equipamentos.
Contrate um contador
Com a documentação inicial reunida, é hora de começar a correr atrás para que sua empresa funcione de maneira legalizada, e para conseguir isso você vai precisar do auxílio de um contador, o profissional dessa área pode facilitar e muito a sua vida durante todo o processo de abertura.
Procure alguém de confiança e que possa te auxiliar durante todas as suas ações, lembre-se que o contador também estará presente quando sua empresa estiver funcionando, então vale a pena apostar em alguém realmente confiável.
Elabore o seu contrato social
O terceiro passo é elaborar o seu contrato social, é ele quem vai guiar toda a sua empresa separando as participações de capital de cada um dos sócios e definindo quais são as atividades do seu novo negócio e o seu funcionamento de modo geral, avaliando fatores como modelo tributário, participação dos sócios e por aí vai.
Tudo deve ser assinado por um advogado e reconhecido em cartório, então outra boa dica é a contratação de um profissional do setor jurídico, ele também pode te auxiliar a deixar todo o processo menos burocrático.
Por fim, uma recomendação pessoal é você verificar se a sua empresa pode se enquadrar no modelo do Simples Nacional, esse é o melhor sistema para quem quer reduzir o pagamento de tributos e simplificar sua forma de pagar junto aos órgãos do fisco, podendo ajudar e muito na construção do seu negócio.
Faça o registro na junta comercial e procure o alvará de funcionamento e localização
Com o contrato social devidamente produzido, é hora de começar a pensar no funcionamento do seu negócio, portanto, é necessário realizar o registro em uma junta comercial ou em um cartório de pessoa jurídica, é justamente a partir desse registro que sua empresa irá funcionar oficialmente.
Após isso, também é necessário procurar o alvará de funcionamento e localização, dessa forma, é recomendado ir até a prefeitura e mostrar que o seu empreendimento tem totais condições de funcionamento de acordo com as regras que podem variar de município para município.
Podem existir particularidades, como a obrigatoriedade do descarte de lixo eletrônico ou alguma taxa adicional, portanto verifique bem antes de confirmar a sua solicitação.
Não se esqueça da inscrição estadual e do registro da marca
Também é necessário que você não se esqueça de realizar a sua inscrição estadual, ela pode ser feita de maneira online no site da Receita Federal, bastando utilizar seu CNPJ para obter sucesso.
Você também precisa registrar a sua marca, isso vai permitir que a posse daquele negócio seja exclusiva sua dentro do território nacional, o que protege os direitos da sua nova empresa, fazendo com que você a utilize da forma como achar melhor.
Tenha um planejamento financeiro completo
Após todos esses processos, sua empresa já está pronta para funcionar, é praticamente impossível escapar da burocracia, mas seguindo todas as dicas, sua vida pode ser muito facilitada, começando um negócio de maneira mais rápida e objetiva.
Porém antes de comprar a sua embaladora filme pvc e colocar a mão na massa, é necessário montar um planejamento financeiro completo, saiba qual será seu capital inicial, e tenha todo um plano de acordo com suas finanças que serão investidas e o seu potencial retorno.
Esse é um passo importante para que sua empresa não declare falência de forma precoce, e que você consiga atuar dentro do seu segmento de forma segura, com uma boa estrutura financeira e sem nenhuma loucura.
O que achou do texto de hoje? Já está preparado para abrir o seu próprio negócio? Comente abaixo qual a sua opinião e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.