Os projetos de implementação de TI mais bem-sucedidos e as equipes por trás deles geralmente têm um elemento em comum: relações de trabalho fortes. A constatação é da Nexon Asia Pacific, que afirma que relacionamentos de qualidade vão ajudar as organizações a concluir projetos que impulsionam o valor dos negócios, além de oferecer retorno sobre o investimento e incentivar o envolvimento do usuário final e a absorção de novas tecnologias. Neste artigo publicado no site ITbrief, o gerente de equipe da companhia diz que “Em muitos casos, não é a tecnologia que diferencia um projeto de implementação de TI bem-sucedido, mas, sim, o quão bem as várias equipes e os indivíduos envolvidos no projeto constroem conexões pessoais reais e se unem em torno de um mesmo objetivo”.
A empresa dá 4 recomendações para ajudar as equipes a construírem uma conexão pessoal:
Conheça os outros membros do projeto de verdade
Tanto o público externo quanto o interno tem seus próprio desejos, necessidades, objetivos e medos. Esses fatores influenciam na compreensão de cada um quanto aos objetivos de negócios e nos tornam mais ou menos eficientes e flexíveis, por exemplo. Saiba que as pessoas pensam de maneira diferente e são motivadas por coisas distintas.
Estabeleça confiança
Confiança ajuda as pessoas a trabalhar melhor em conjunto, mas nem todas as equipes priorizam a construção desse elo. É importante investir nesse ponto porque a confiança no trabalho do outro permite que cada um foque no que sabe fazer melhor e gaste menos tempo com as tarefas. Com isso o envolvimento de cada um aumenta. Ajude sua equipe a entender o valor da prestação de contas e a definir expectativas realistas quanto ao trabalho de cada um. Quando se é honesto e transparente, a equipe toda pode concentrar os esforços para suprir as carências e atingir assim a excelência do projeto.
Tome parte
Tomar para si um problema que possa surgir durante o projeto mostra que há confiança na equipe. Se você pensa: “esse problema não é meu”, fica muito mais difícil resolvê-lo com rapidez e eficiência.
Tenha uma comunicação aberta
Ser aberto e transparente é a chave para uma comunicação de qualidade, e é essa comunicação que constrói conexões pessoais genuínas. Uma comunicação clara dá à equipe mais tranquilidade e melhora o entendimento para que cada um possa cumprir as expectativas.
Os pontos acima não servem apenas para equipes de TI, mas se adequam à realidade de qualquer empresa. Eles já funcionam na sua?