“A experiência é simplesmente o nome que damos aos nossos erros.” A frase é do dramaturgo Oscar Wilde e resume bem a essência do que é experiência e de como a adquirimos.  É fato que qualquer um que ingressar no mundo do empreendedorismo vai cometer erros. Quais são, então, os principais erros do empreendedor?
Erros do Empreendedor
Novas empresas exigem muitas habilidades em várias áreas: de contabilidade e estratégia, ao marketing e o setor jurídico. Isso sem falar nos recursos humanos e no design de produto, por exemplo. Conforme as empresas crescem em número de funcionários e também nos recursos disponíveis, os donos vão delegando algumas destas funções.
Mas, no início, é o proprietário do negócio que está à frente de quase todos esses aspectos da empresa.  O desafio é enorme e a sobrecarga também, mesmo que você tenha experiência em algumas dessas áreas. Esse é um dos fatores, inclusive, que leva tantas empresas a fecharem suas portas antes de completarem dois anos.

Como não fazer parte dessa estatística

Se quiser lutar contra as probabilidades, é preciso aprender rápido e começar seu negócio com uma situação financeira sólida. Mesmo que seja a primeira vez que se empreende, não se pode atuar de maneira amadora ou inconsequenta. Além disso, existem erros básicos que muitos empreendedores de primeira viagem cometem e que poderiam ser evitados. O Enterpreuner.com fez uma lista com alguns deles e os principais você confere abaixo:

Deixe seu ego na porta

Ter sucesso nos negócios, na maioria das vezes, não depende de muita coisa além de tomar boas decisões. Mas não é fácil fazer sempre a melhor escolha. E um dos maiores obstáculos para isso não é falta de informação ou habilidade, mas a incapacidade de o líder deixar o ego de lado. Bons chefes estão dispostos a estar errados e conseguem selecionar a melhor ideia independente da fonte. Quer ser bem sucedido? Então mantenha a mente aberta e você terá muito mais chances de fazer o que é certo.

Não trate todo mundo do mesmo jeito

Aprender a gerenciar pessoas é uma habilidade que se leva tempo para conseguir. A gente não nasce com isso e é difícil engolir que não são os outros que têm que adequar ao nosso jeito. Mas lembre-se que seus funcionários são seus ativos mais importantes e que o seu dever, como líder, é fazer com que eles deem o melhor de si. A melhor maneira de fazer isso é entendendo a individualidade de cada um. Tire um tempo para identificar a melhor forma de motivar cada um e compreender as reações deles. Se você consegue se adaptar ao que funciona melhor para cada um, vai melhorar seu desempenho de forma drástica!

Não contrate rápido demais 

As grandes empresas fazem processos seletivos com várias etapas e entrevistam muitos candidatos para cada vaga porque entendem que contratar a pessoa errada custa caro – desperdiça muito tempo e dinheiro. Já os pequenos empresários, via de regra, mal investem em uma entrevista do candidato com o gerente do setor ou com o dono. Isso é cilada. Entenda que, se você é pequeno, cada indivíduo pode ter um impacto desproporcional sobre o seu negócio. O fato de as pessoas funcionarem bem como equipe, o alinhamento entre as competências do candidato e as exigências para o cargo, o fato de ele comprar a visão da empresa, tudo isso é necessário para ter uma equipe dinâmica e poderosa. Analise seus candidatos cuidadosamente e, se puder, faça um contrato de experiência antes.

Para conferir todas as dicas, é só clicar aqui. (O artigo está em inglês).

Você já aplica esses princípios em seu negócio? Conte nos comentários!

Se quiser ajuda além de evitar estes 3 erros do empreendedor e alavancar seu negócio através da transformação digital, fale conosco.

Redatores da TechnoEasy
A TechnoEasy está sempre em busca de parcerias para oferecer às pequenas empresas o melhor conteúdo de tecnologia, negócios, empreendedorismo e transformação digital. Por isso, muitos de nossos conteúdos são produzidos por empresas e profissionais convidados. Se você quer colaborar, saiba mais ao clicar aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.