Empatia é uma atitude que tem sido cobrada com frequência no dia a dia. Ela demonstra respeito com o outro. E ser empático também pode melhorar suas relações no encantador universo dos negócios. Você tem sido empático na hora de lidar com seus clientes?
Se você ficou com dúvidas, não sabe o que responder… Uma boa opção para desenvolver essa atitude necessária no mundo dos negócios é utilizar o mapa da empatia. Você conhece?
O mapa da empatia é uma ferramenta de planejamento de negócio que pode te ajudar a conhecer melhor seu público-alvo, entender os pesadelos e, principalmente, os sonhos dele.
Com o mapa de empatia você tem uma boa perspectiva do que o seu público-alvo realmente quer, além de melhorar a interação com ele e criar hipóteses para descobrir o que rende resultados e o que não funciona para o seu segmento.
MAPA DE EMPATIA: COMO FAZER?
Antes de tudo, é importante observar, olhar com vontade de aprender e de fazer a diferença. Com desejo de ser melhor. É a observação que te leva até a criação de uma persona.
Identificada a persona, pegue um papel sulfite, seu computador, uma lousa… Não importa! Elenque três categorias: sentimentos, dores e necessidades. Faça de uma maneira que você entenda, como no exemplo abaixo:
Para descrever e compreender o seu cliente, seis perguntas são indispensáveis:
- O que ele vê?
Quem são os amigos do seu cliente, qual é sua rotina? Compreenda o mundo dele!
- O que ele ouve?
Quem serve de inspiração para seu cliente, quem são suas marcas favoritas, seus ídolos. De onde vem as informações que ele recebe?
- O que ele pensa e sente?
Como ele enxerga o mundo? Saiba, além de suas preocupações, os sonhos dele também.
- O que ele fala e faz?
Observe as atitudes e os assuntos do seu cliente. Hobbies são importantes também.
- Ele tem dores?
Frustrações podem ser uma ótima fonte de aprendizado. Saiba se ele já teve alguma no passado. E descubra o que ele tem medo que aconteça.
- E quais são as suas necessidades?
Qual visão ele tem sobre sucesso? O que resolveria os problemas dele?
Tudo vai fluir melhor depois que o mapa de empatia for preenchido. Não é necessário que o problema seja seu, mas, sim, que você saiba reconhecer o do outro. E, é claro, que possa tentar oferecer soluções, novas perspectivas.
Depois de ter dado esse primeiro passo tão importante ou até para saber mais sobre ele, você pode entrar em contato com a nossa equipe por meio do link abaixo para impulsionar ainda mais o seu empreendimento:
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