O Instagram é acessado por milhares de pessoas ao redor do mundo todos os dias. A plataforma, que antes era usada apenas como um álbum de fotos, é hoje um dos maiores aliados de qualquer empreendedor e isso porque o Marketing Digital tem mostrado cada dia mais a sua importância.
E, sendo sinceros, a rede social é o braço direito de qualquer estratégia que se preze para atrair e conquistar público na Internet. Agora, você deve estar pensando que basta postar a foto do seu produto, escrever uma legenda bonitinha e colocar algumas hashtags, não é? Mas aí é que você se engana.
A plataforma é mais complexa e tem muito mais ferramentas do que você pode imaginar. Cada uma delas é destinada a um propósito específico que te ajuda a fazer o seu negócio crescer, se forem utilizadas da maneira correta. Por isso, fizemos uma lista para explicar cada uma delas.
Vamos lá?
1 – Reels
Esse recurso funciona da mesma maneira que o Tik Tok, a outra plataforma queridinha das marcas e dos influenciadores. Os reels possibilitam a gravação de short videos com duração de 15s e 30s, com múltiplos cortes, filtros de realidade aumentada, efeitos de aceleração e desaceleração, áudios e por aí vai.
Existe uma aba específica na qual se pode acessar todos vídeos feitos por cada perfil, mas eles também podem aparecer no feed, caso essa opção seja selecionada na hora de postar e faça parte da sua estratégia. Uma boa maneira aumentar o seu alcance é disponibilizar o vídeo na aba explorar porque dessa maneira, até quem não segue a conta consegue ver.
São geralmente vídeos engraçadinhos, com música de fundo ou dublagem e que costumam viralizar bastante. Você pode usar para dar dicas rápidas e relevantes sobre assuntos pertinentes ao seu produto ou serviço de forma mais duradoura que nos stories, que somem depois de 24h.
E por falar neles….
2 – Stories
Os stories foram feitos com o propósito de compartilhar vídeos curtos do dia a dia, mas as marcas não demoraram a transformá-los numa poderosa ferramenta de vendas. Com a possibilidade de colocar músicas, links que direcionam para sites fora da plataforma, e filtros engraçadinhos, é fácil atrair a atenção do público.
Eles são utilizados para manter e nutrir o relacionamento com o cliente, além de aumentar o seu engajamento mostrando a rotina da sua loja, a produção dos seus produtos e respondendo dúvidas sobre o que você vende de maneira bastante orgânica, com a famosa caixinha de perguntas. Com os stories é possível conquistar o seu público pelo entretenimento.
3 – Lives
As lives se tornaram uma febre na pandemia e prometem não diminuir o ritmo depois que ela passar. Elas podem ser realizadas em forma de shows, eventos, aulas, entrevistas, bate-papos em tempo real e qualquer outra que a sua imaginação conseguir alcançar. Além disso,você pode aumentar o seu alcance enquanto cria uma conexão com o seu público.
4 – Videos
No início o Instagram não permitia o compartilhamento de vídeos, mas o mundo gira e hoje esse é o formato que o algoritmo da plataforma mais entrega para as pessoas. Isso porque com o sucesso do TikTok e do Reels, esse tipo de conteúdo se tornou uma febre na internet e as pessoas passam horas assistindo.
E claro, você pode converter isso em lucro para a sua empresa de uma forma ou de outra. Eles possibilitam aprofundar o seu conteúdo, trazer curiosidades sobre o seu produto, e fazer propagandas audiovisuais como as que passam na TV. É claro que precisa chamar atenção, ser divertido e nada engessado. Isso ajuda viralizar e aumentar o compartilhamento,
Ou seja, você tem mais alcance e engajamento usando uma só ferramenta.
Por fim, seja para criar vídeos de marketing, vlogs pessoais ou conteúdo de entretenimento, o FlexClip pode ajudá-lo a criar vídeos do Instagram que causam impacto.
5 – Carrossel
O carrossel é aquela ferramenta que possibilita publicar várias fotos em uma só postagem e os seguidores conseguem ver todas elas passando para o lado, por isso o nome. Se utilizado da maneira correta, pode aumentar o seu engajamento, os seus seguidores e até o seu alcance.
Com essa ferramenta você consegue muito mais informações, detalhes e pontos de vistas alternativos, além de tornar o seu post muito mais orgânico e interativo. Isso costuma agradar o público, independente da idade ou do nicho que você atua.
6- Instagram Shopping
Por último, mas não menos importante, existe o Instagram Shopping. A ferramenta funciona como uma loja virtual dentro do seu Instagram onde você monta um catálogo com todos os seus produtos dentro do seu perfil. Dessa forma, assim que o cliente clicar em um deles, será levado automaticamente ao seu e-commerce para fechar a compra.
É esse recurso também que torna possível marcas os produtos nas suas fotos postadas no feed e também nos stories e levar o seu cliente para o site.
E essas são todas as ferramentas que você encontra no Instagram que podem te ajudar a aumentar as suas vendas e os seus resultados. Anotou tudo? Então é hora de colocar a mão na massa e fazer a sua empresa crescer. E se precisar de ajuda nessa tarefa, conte com a TechnoEasy.
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