SEO – Saiba como aparecer nos resultados de busca 2

SEO significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca). É um conjunto de técnicas e boas práticas de otimização para páginas na web, sites e blogs, para conseguir o melhor posicionamento em resultados de busca, gerando tráfego e autoridade, ajudando os negócios a se destacarem online, contribuindo, assim, para o aumento das conversões e vendas.

O SEO é uma das principais estratégias do marketing digital, afinal, quem não deseja aparecer nas primeiras posições da busca orgânica do Google?

Sabemos que o mundo digital é disputado por diversas organizações e quando falamos sobre SEO para pequenas empresas, precisamos lembrar que a disputa envolve vários outros meios, sendo o principal: a página de resultados do Google.

Existem duas opções para se destacar na página de resultados do Google.

  1.   Anúncios pagos
  2.   SEO

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Essas opções são resultados do objeto de concorrência, uma vez que os sites que surgem primeiro na página apresentam maior probabilidade de conseguir a atenção do usuário e o tão desejado clique.

Sabemos que as pequenas empresas não dispõem sempre de um orçamento para investir tanto em mídia paga e em anúncios, por isso, as práticas de otimização para motores de pesquisa, possuem o poder e a importância do SEO para que os pequenos negócios consigam estabelecer os seus domínios como relevantes na web.

O SEO é uma alternativa aos canais pagos.

Para desenvolver sua marca online sem precisar de muitos gastos, entender os princípios de SEO, é fundamental.

Para que o seu site, blog ou loja virtual se torne mais conhecido, ganhe autoridade no mercado, receba mais visitas e aumente as chances de conversões, a TechnoEasy criou um pequeno guia de princípios básicos de SEO, para você saber como chegar ao topo do Google! 

Vamos lá?

On page e Off page

Os fatores de rankeamento se dividem em dois grupos: On page e Off page.

Os fatores On page estão presentes nas suas próprias, estamos falando de:

  •     Conteúdo;
  •     Título e Meta description;
  •     Imagens;
  •     URLs;
  •     Heading tags.

O Off-page, por sua vez, denota otimizações feitas por fora do site, como:

  •     Quantidade, diversidade e contexto de backlinks;
  •     Menções à marca;
  •     Sinais sociais;
  •     Buscas diretas.

Estes e outros fatores do SEO Off-page mostram qual é o nível de autoridade de um site na web.

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Na prática, estamos falando da mudança de direcionamento, ao trabalhar com termos específicos, que se referem exatamente ao que seu cliente pesquisa, você diminui as hipóteses de concorrer com as grandes corporações, além que os resultados orgânicos são mais confiáveis para os usuários, já que não são vistos como mera propaganda.

Tipos de busca

Existem três principais tipos para uma busca na internet: transacional, navegacional e informacional. Entender as intenções de busca ajudam a planejar os conteúdos de acordo com ele.

  • Transacional: associada à procura por um produto/serviço, em um estágio próximo da decisão de compra.
  •     Navegacional: é uma espécie de transição, em que o usuário consulta o nome de um site ou de uma marca apenas para acessar o site.
  •     Informacional: é voltada à busca por informações valiosas e por educação acerca de algum tema.

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Palavra-chave

Em conjunto com os tipos de busca, também é preciso compreender os tipos de palavras-chave que são usadas para encontrar respostas na web. Existem dois tipos de palavras-chave: 

  •     Head tail: são abrangentes e genéricas e costumam ser usadas no início da jornada de compra
  •     Long tail: também chamadas de cauda longa, são mais específicas e costumam ser usadas no final da jornada.

Para uma estratégia de SEO, é importante trabalhar com esses dois tipos de termos para alcançar potenciais clientes em todas as etapas da jornada.

SEO local

Trabalhe com palavras-chave otimizadas para realçar o aspecto geográfico e desenvolver conteúdos voltados para as necessidades de sua comunidade.

Uma das prioridades do Google nos últimos anos é a busca com intenção local.

A configuração da página da empresa no Google Meu Negócio, é uma boa forma de SEO local com as características relacionadas à localização, horário de funcionamento, link direto para o site e outras informações.

Existe o conceito de informações que ajudam a melhorar a visibilidade de sua empresa em pesquisas de negócios locais (Exemplo: “pizzaria perto de mim”): o conceito de NAP (Name, Address e Phone). 

Por isso, é Interessante que se deixe no site estas informações com nome da empresa, endereço e telefone local.

Conteúdo relevante

Aqui falamos sobre o valor gerado pelo conteúdo de qualidade. Apesar de as tendências de SEO sempre mudarem, o conteúdo relevante é uma que permanece ao longo dos anos.

O SEO é um complemento de uma estratégia enraizada de Marketing de Conteúdo, e para os motores de busca é necessário um conteúdo que desenvolva materiais valiosos, únicos, completos, que atendam às demandas, esclareçam as dúvidas e apresentem soluções práticas para a sua persona.

Lembre que o mais importante é que quantidade e qualidade andam juntas!

Link Building

O Link Building, cuida das conexões entre páginas, ou seja, é importante linkar páginas que estejam relacionadas com as outras, a partir de termos relevantes para gerar valor para a persona, permitindo que ela navegue pelo seu site e encontre mais respostas, e sinaliza ao buscador uma organização interna que merece um bom posicionamento.

Em casos de links externos, a recomendação é sempre tentar uma conexão com sites de maior autoridade e credibilidade no mercado.

Experiência do usuário (UX)

Pensar na experiência do usuário é essencial para otimizar o site, o Google valoriza bastante quem pensa no cliente e aprimora suas páginas para melhor atender às suas necessidades.

Pense em:

  •     Velocidade do seu site;
  •     Navegabilidade;
  •     Responsividade e usabilidade;
  •     Segurança.

Ofereça um site prático de usar, com informações importantes visíveis e fácil de navegar.

O SEO é um assunto extremamente importante para quem está em busca de visibilidade online. Para as pequenas empresas é uma chave para o sucesso no mundo virtual.

Para garantir uma estratégia que funcione bem constantemente, é preciso monitorar o SEO e analisar métricas relacionadas.

E aí? Você anotou tudo? Então está na hora de colocar a mão na massa e fazer a sua empresa se destacar nos motores de busca! E se precisar de ajuda, conte com a TechnoEasy.

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