O que é tráfego orgânico e tráfego pago? Esta é uma questão que costuma gerar confusão em muitas pessoas que possuem um blog ou site, mas desconhecem de ambas funções e o que elas podem oferecer.
Neste texto vamos entender melhor sobre cada tipo de tráfego e como melhorar o rendimento do seu blog e site.
O que é o tráfego orgânico e como ele funciona?
Para entender o que é tráfego orgânico e tráfego pago, é necessário diferenciar os dois conforme a fonte dos acessos. No caso do tráfego orgânico, sua página é acessada naturalmente pelos usuários conforme a autoridade e qualidade do seu conteúdo. Já o pago tem um perfil diferente, onde você paga para que seu conteúdo seja entregue aos leitores e clientes de seu interesse.
O principal e mais interessante meio, é utilizar o tráfego orgânico que não exige pagamento por anúncio. Dessa maneira, você precisa investir somente tempo, pesquisa e paciência para conquistar sua meta desejada.
Percebe-se que o tráfego orgânico é completamente o oposto do pago. Isto porque enquanto você paga ao Google Ads ou Facebook Ads para manterem seu anúncio por determinado tempo no ar, o orgânico exige apenas práticas de escrita e técnicas complementares.
Quando devo usar o tráfego orgânico?
Você deve usar o tráfego orgânico se quiser receber mais leitores ou clientes em seu blog. Conquistá-los por intermédio de uma leitura rica, bem montada e pesquisada fará com que aqueles que queriam tirar uma simples dúvida, permaneçam por mais tempo em seu conteúdo.
Se você quiser que o seu site ou blog apareçam na primeira página do Google, é importante definir metas. Caso esteja em busca de ganhar relevância, defina o seu conteúdo e o direcione a quem precisa vê-lo.
O que é tráfego orgânico e tráfego pago? Esta é uma questão que gera dúvidas em pessoas que conhecem apenas o básico de blog e sites. É interessante, portanto, procurar a CTA: entre em contato e saiba a melhor opção para sua empresa.
Dessa forma, você conseguirá encontrar uma excelente equipe que possui experiência no assunto. O seu site terá uma característica própria para atingir a sua meta estipulada, e o tráfego orgânico terá a relevância necessária de que precisa.
Quais são as fontes de tráfego disponíveis?
Há uma diversidade de tráfegos disponíveis, que podem ser implementados em seu site ou blog. Deve-se escolher por aquele que melhor se adéqua ao que você precisa e procura no momento. Sabe o que é tráfego orgânico e tráfego pago te ajudará agora a saber o que é melhor para o seu site. Veja:
Tráfego pago
O tráfego pago é quando você paga por anúncios que apresentem seu conteúdo. Pode-se investir em links patrocinados, ou escolher maneiras diferentes para fazer o seu site chegar ao público desejado.
O tempo de resposta do tráfego pago é mais rápido, quando comparado com o orgânico. No entanto, as visualizações e visitas podem parar assim que o seu anúncio acabar. Dessa maneira, torna-se necessário realizar o pagamento de outro anúncio com um post interessante ou produto de seu site.
Tráfego orgânico
Já o orgânico, como explicado anteriormente, é um dos principais métodos para conseguir atingir o topo de ranqueamento do Google sem depender de patrocínio. O que realmente faz diferença é que pode levar pouco ou muito tempo para que um post ganhe sua importância. Isso vai depender das intenções de busca e de uma pesquisa bem feita de palavras-chave.
Significa que, neste caso, o seu post pode ganhar uma importância notória amanhã ou daqui a cinco anos. Percebe que é relativo? Pode ser hoje como dois dias depois da publicação ser feita, mas talvez demore um tempo maior do que o esperado e não é por isto que se deve desistir.
Tráfego direto
Depois de falar sobre os mais famosos, torna-se interessante conhecer o tráfego direto.
Este possui um diferencial que ocorre quando o cliente acessa o site pelo navegador, mas sem pesquisar. Significa que ele insere a URL e faz o acesso. Não há burocracias e é mais rápido do que acessar o Google e olhar link a link até encontrar o seu.
Dessa maneira, o leitor ou cliente conseguem ter um acesso simples ao seu conteúdo. É importante saber escolher bem a sua URL, e fazê-la ser objetiva e não longa.
Tráfego de referência
Neste caso, o tráfego de referência ocorre quando há um link posto em um site X que direciona o leitor até o seu. Isto se chama Guest Posts, o qual visa aumentar seus backlinks.
Backlinks liga um site a outro, por intermédio de Guests. Nesse caso, quando o leitor clica no seu link e chega no seu site, faz com que este ganhe um excelente posicionamento no Google.
Dessa maneira, o leitor conseguirá ampliar seu conhecimento ao fazer a leitura no seu site, após ter clicado naquele link. Este é um dos principais objetivos, pois o segundo é fazer seu conteúdo chegar ao topo.
Com a dúvida sobre o que é tráfego orgânico e tráfego pago? É interessante conhecer e diferenciar os backlinks internos e externos. Isto por ambos possuírem aspectos totalmente opostos.
Enquanto o backlink interno tem como foco ancorar o link de um post específico de seu site, dentro de uma postagem que abranja mais do mesmo assunto, os externos atuam de outra maneira.
Perceba que os backlinks externos têm por função levar o leitor de seu site a um blog diferente. Este ponto pode ser feito no seu conteúdo, ou no de um conteúdo de suas parcerias, por exemplo.
Tráfego social
Este é o tráfego que ocorre quando é feito por mídias sociais. Neste caso, pense que ao colocar o link de seu blog em uma postagem no Facebook, os leitores serão enviados ao conteúdo mencionado.
Quais são os benefícios de usar o tráfego orgânico?
Após compreender melhor, vai ser fácil entender que um dos benefícios mais importantes é o custo. Neste caso, você não precisa gastar valores exorbitantes para tê-lo.
Lembre-se, porém, que o orgânico exige uma paciência maior e muito foco. Dessa maneira, é necessário se esforçar, caso realmente queira conquistar excelentes resultados. Por esta razão, é importante e mais conveniente definir suas metas.
O tráfego orgânico é completamente escalável. Significa que quanto mais visitantes estiverem em seu site, menos você precisará gastar. A sua rentabilidade aumenta de acordo com seu conteúdo.
Dicas de como investir em tráfego orgânico
Para investir em tráfego orgânico, é necessário focar sempre no seu público-alvo. A partir do momento em que você sabe o que seus leitores procuram, torna-se mais prático direcionar o conteúdo especialmente a elas.
Caso você, de fato, queira investir não somente no seu tempo, mas conhecimento, é necessário entender sobre SEO. Esta ferramenta faz com que o seu conteúdo ganhe boas posições pelo buscador do Google.
Em complemento do SEO, é importante saber usar as keywords. Quanto mais relevantes elas forem, mais fácil será encontrar seu site e fazer os leitores acessarem o conteúdo.
Claro que o tráfego orgânico não se conclui apenas com as palavras-chave, pelo contrário. Para tudo dar certo, você precisa criar excelentes títulos e que chamem atenção! Evite usar títulos exagerados ou fraudulentos.
Após decidir seu título SEO, por que não criar um conteúdo interessante e que tenha sua relevância? A partir do momento em que você sabe o que seu público procura, torna-se mais prático criar conteúdos direcionados às necessidades desses leitores.
Saber o que é tráfego orgânico e tráfego pago fará com que você consiga utilizar o orgânico com total foco, sem dúvidas e tornar o seu site perfeito e com muitas visualizações!
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