Como fazer e-mail marketing? Conheça exemplos 2

Hoje em dia, saber o básico do marketing digital e do marketing de conteúdo não é o bastante. É preciso também entender como  o e-mail marketing é crucial para o sucesso de qualquer empresa.

É uma forma de ter um contato direto com os leads, de fazer prospecção, atendimentos, e de simplesmente estreitar a relação entre uma empresa e seus clientes.

No entanto, é preciso ressaltar que a técnica de como fazer e-mail marketing vai muito além de meramente disparar milhares de e-mails de forma simultânea. É necessário conhecer os tipos de mensagens enviadas. Cada uma é usada em uma etapa diferente do funil de vendas e ao longo de uma campanha  o monitoramento dos clientes deve ser eficaz e consistente.

As estratégias de comunicação, dentre as quais uma das mais populares é o e-mail marketing, podem fazer com que uma empresa chegue até os clientes. Para isso é preciso estudar o público até estabelecer quais meios serão usados como ferramentas para o alcance e para a construção de relacionamentos.

As redes sociais são um exemplo de meio, e andam extremamente populares, mas, por incrível que pareça, o e-mail não ficou para trás. O fato é que mesmo após a transformação digital, com uso intenso de buscadores como o Google e redes sociais como o Instagram, as pessoas ainda abrem as suas caixas de entrada diariamente.

Portanto, saber como fazer o e-mail marketing também tem a ver com o aproveitamento máximo dos leads captados durante as outras ações. O sucesso do envio sistemático de mensagens por e-mail aos clientes é determinado pela relação entre o alcance e o custo.

Conheça a seguir como fazer e-mail marketing e campanhas de envios de e-mails para a prospecção e venda. Veja quais são os diferentes tipos de e-mail marketing e quais são as vantagens de automatizar esse processo!

Como fazer e-mail marketing com alcance e baixo custo?

O segredo de como fazer e-mail marketing, e fazer com que tenha um alcance bom e um custo reduzido é obter uma boa lista de contatos. Isso fica a cargo do marketing de conteúdo, que utiliza canais como redes sociais, sites e blogs para entregar conteúdo de valor a um público interessado.

Conforme o público de interessados se forma, é importante pegar os dados de cada uma dessas pessoas para continuar a comunicação. Você pode fazer isso oferecendo uma aula online gratuita, e-books e outros materiais sem custo que podem resolver algum problema em troca do e-mail da pessoa interessada. 

A partir dessa lista de e-mails, é possível criar uma base de leads para conduzir ao longo do funil de vendas, com nutrição, prospecção e o processo de vendas em si. Esse tipo de trabalho é constante, mas rende frutos a médio e longo prazo.

 É o exato oposto de um anúncio, que é pago, e que pula totalmente a etapa de captar e-mails. O baixo custo também envolve o processo de relacionamento com clientes, de forma a obter recorrências, fidelidade e indicações, o que é mais barato do que adquirir novos clientes sempre.

O que considerar para iniciar uma campanha de e-mail marketing?

Existem alguns pontos a serem considerados no que diz respeito a como fazer e-mail marketing, especialmente antes do início de uma campanha, onde o envio é constante, intenso e direcionado.

Os primeiros pontos são o objetivo da campanha e para quais leads você precisa mandar os e-mails. Em seguida, é preciso considerar o e-mail em si, que deve ter um conteúdo muito atraente, um copywriting bem feito e persuasivo, além de um design bonito e que tenha a identidade visual da marca.

Os últimos elementos a serem considerados são a chamada para a ação, o conhecido “call to action” e as datas, com dia e hora estabelecidos para os envios. As datas devem estar de acordo com a preferência dos clientes.

Como fazer campanhas de e-mail marketing?

Uma vez feita a lista de contatos e considerados todos os pontos antes da campanha, é o momento de partir para as ações mais práticas: escrever e enviar os e-mails.

O propósito pode ir desde as campanhas sazonais até as mensagens feitas no pós-venda, que é uma das etapas mais importantes do funil.

Campanhas sazonais

As datas comemorativas são excelentes para pautar campanhas de e-mail marketing. Para isso, basta ficar de olho no calendário e descobrir quais datas coincidem com seu negócio e, claro, com a preferência dos clientes. Além disso, existem algumas datas que servem para todos os negócios, tais como o Dia do Consumidor, o Natal e a Black Friday.

Newsletter

Uma das melhores estratégias de e-mail marketing é a newsletter. A intenção aqui é usar os e-mails para manter o contato informado periodicamente. Em um newsletter é possível enviar links com artigos de blogs, pequenos textos informativos, promoções, novidades da marca, entre outros.

Boas vindas

O e-mail de boas vindas trata-se de dar uma boa “primeira impressão” ao cliente. Se você obteve um lead através de uma landing page ou redes sociais, o e-mail é uma forma mais personalizada de iniciar e construir relacionamento com o cliente.

E-mails de agradecimentos

Os e-mails de agradecimento são excelentes para acompanhar o cliente ao longo de um funil de vendas. Por exemplo, após uma inscrição ou cadastro, você pode mandar uma pequena mensagem de agradecimento e mostrar quais são os próximos passos. É uma boa forma de conduzir o lead pelas etapas do funil.

Pós-venda

Já os e-mails de pós-venda são feitos para que os clientes sintam-se acompanhados após uma venda. Podem contar informações sobre o produto, instruções de uso, etc. Você pode também agradecer aqui e oferecer assistência quando o cliente precisar.

Isso garante que o cliente tenha a melhor experiência de compra possível. É uma forma de construir o caminho para a fidelidade.

Como funciona o e-mail marketing de resgate?

Via de regra, toda campanha de e-mail marketing começa bem forte, com muitos contatos engajados. Com o passar do tempo, o engajamento diminui. Nessa hora é bom usar os e-mails de resgate, que servem para validar quem está ativo, limpar a lista de contatos e reengajar clientes antigos.

Quais os objetivos?

O e-mail marketing de resgate deve ser bem específico, é a partir dele que você levanta informações sobre o status de cada cliente e pode resgatar o relacionamento com os mais antigos. O conteúdo de cada e-mail é determinado com a necessidade de sua empresa no momento do envio.

Vantagens de ferramentas automatizadas de e-mail marketing

Por mais que o processo de fazer e-mail marketing seja simples, o processo do dia-a-dia pode ser muito trabalhoso e demorado, especialmente com uma lista grande de contatos. É preciso monitorar o status de cada lead, e entender em que ponto estão no funil e mantê-los sempre nutridos com os e-mails corretos.

Portanto, o ideal é contar com uma ferramenta digital para automatizar todo o processo de como fazer e-mail marketing. Com o monitoramento de cada cliente, é possível criar estratégias de maneira escalável.

As estratégias podem ser: download de conteúdos gratuitos, verificação de carrinho abandonado, avisar de eventos para que a empresa obtenha conversões, fazer cadastro e newsletter, fazer pós-venda, entre outras.

Definitivamente, saber com precisão sobre como fazer e-mail marketing é um conhecimento decisivo para obter mais clientes, estreitar o relacionamento com eles, obter conversões, diminuir os custos para vendas e, em última análise, evoluir sua empresa!

Se você quer saber mais detalhes de como fazer e-mail marketing ou quer adicionar essa ferramenta em sua empresa, marque uma consultoria com um especialista!

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