Se você é microempreendedor, já se perguntou em como fazer a gestão financeira de uma empresa pequena. Por isso, este conteúdo vai falar sobre os principais pontos de uma gestão financeira e tirar suas dúvidas. Confira!
Quase todo brasileiro sonha em abrir o seu próprio negócio, não é verdade? Mas nem todos entendem que, na prática, empreender é como escalar uma grande escadaria: de degrau em degrau, você chega ao topo! Alguns desses degraus precisam ser uma boa gestão financeira.
Toda empresa precisa ter uma gestão financeira como pilar para o seu negócio, principalmente quando se está no começo, ali pelo pequeno ou médio porte. Até porque, a G.F é a principal responsável por disponibilizar os recursos necessários para o crescimento de um negócio e para a sua manutenção.
É através disso que somos capazes de definir qual o valor dos nossos serviços, os possíveis descontos e até mesmo o orçamento disponível para investir no marketing.
E é lei: conforme o empreendedorismo cresce, sua administração se torna mais complexa e suas atividades diárias também. Quando não preparado, é natural que o empreendedor se enrole e dificulte a própria vida financeira.
Por isso, separamos algumas dicas para você, empreendedor, aprender os conceitos básicos de uma gestão financeira eficiente para a sua empresa
O que é a gestão financeira de uma empresa pequena?
Antes de chegarmos ao ponto principal, é importante definir e entender bem o que seria essa gestão financeira de uma empresa pequena.Depois de entender seu significado, conseguimos captar a essência e a sua importância dessas ações.
Gestão financeira, de forma bem geral e ampla, são as diferentes ações ou medidas realizadas pela departamento financeiro de uma empresa com o objetivo de definir o correto planejamento, a execução, a avaliação e o controle de todas as atividades internas e fluxos monetários da empresa, seja ela de pequena, média ou grande porte.
É comum que os empreendedores que começaram recentemente no mercado cometam erros e deslizes bastante. Isso faz parte, afinal, o início sempre é mais complicado, mas não pode se tornar um hábito.
Um dos erros mais cometidos pelos marinheiros de primeira viagem neste mar perigoso que é o empreendedorismo é misturar as finanças, ou seja, o dinheiro da pessoa jurídica com a pessoa física. Por isso , a primeira dica é separar todo o dinheiro voltado para as despesas pessoais dos destinados à manutenção do negócio.
Dessa forma, podemos orientar melhor os devidos investimentos.
Para que serve a gestão financeira de uma empresa pequena?
Independentemente do tamanho de seu negócio, todo empreendedor precisa saber um pouco sobre cada setor da corporação. O que direciona o negócio para o sucesso e para o seu crescimento, é justamente saber um pouco sobre o setor financeiro, marketing, precificação, recursos humanos e gestão.
E a gente sabe que estudar sobre o mercado financeiro e administração do dinheiro da empresa toma bastante tempo, por isso, entender o básico já é o suficiente para manter seu negócio nos trilhos.
Sendo assim, podemos resumir suas funções em três grandes frentes de ação: do dia-a-dia, da crise e de investimentos.
Ou seja,com algumas boas práticas você terá dinheiro no caixa para as despesas do dia-a-dia, assim, guardar uma quantia para emergências e um valor para investir no crescimento do negócio.
Quais os benefícios de fazer a gestão financeira de uma empresa pequena?
Já sabemos, então, a importância e a definição da gestão financeira para a sua empresa, certo? Agora é hora de enxergar os principais benefícios de aplicar essas ações no seu negócio. Listamos alguns:
● Integração de todos os diferentes setores presentes na empresa;
● Redução de custos no dia-a-dia;
● Decisões assertivas, baseadas nos dados coletados;
● Pagamento de impostos, tributos e outras despesas no dia correto, sem criação de dívidas externas;
● Melhor organização financeira.
Existem diversas formas de se realizar a gestão financeira de empresa pequena, podemos até mesmo aderir ao uso de softwares especializados que contribuem com a otimização da administração interna.
Como fazer uma gestão financeira de uma empresa pequena?
Mas, então, como você, empreendedor de sua empresa, pode começar uma boa gestão financeira de empresa pequena para o seu negócio?
A primeira grande dica é separar todas as finanças pessoais daquelas que são para a empresa. Quando misturamos os dois, a visão financeira sobre a empresa fica prejudicada e toda a situação se torna uma imensa bola de neve.
Com essa base já bem estruturada, seguimos para ações que serão os pilares dessa construção. São elas:
● Elaborar um orçamento e um planejamento empresarial com base os objetivos do negócio;
● Registrar todas as movimentações financeiras através do fluxo de caixa;
● Controlar o pagamento dos clientes e evitar sua posterior inadimplência;
● Analisar e estudar todos os relatórios de desempenho;
● Aderir ao uso de um software para a gestão financeira;
Contar com a ajuda de um contador qualificado ou de um escritório de contabilidade, quando possível, pode tornar essas tarefas mais fáceis e te tomar menos tempo.
Vale a pena?
A correta gestão financeira de uma pequena empresa é a base para que qualquer empreendedorismo cresça e evolua ao máximo.
Com tantos benefícios que contribuem diretamente para o crescimento e para a expansão da empresa, aderir a uma gestão financeira,é fundamental para obter todos os resultados desejados.
Veja mais dicas para o seu negócio em nossas redes sociais!