O marketing educacional é um segmento que visa combinar estratégias, métodos e ferramentas para avaliar o mercado, adaptar serviços de uma escola às necessidades de seus clientes e gerar uma proposta de valor.
Isso quer dizer transformar a instituição de ensino em uma marca para agregar valor e aumentar sua visibilidade.
Hoje em dia, grande parte das atividades de marketing educacional é feita digitalmente. É mais importante do que nunca as escolas trabalharem sua imagem online, mesmo aquelas que não dão muita importância para as ferramentas digitais.
Todas as pessoas buscam informações na internet sobre um produto ou serviço, então cabe à escola aproveitar a oportunidade de oferecer a melhor versão de si mesma em resposta a buscas como “curso nr10 valor”.
A importância de uma boa estratégia de marketing educacional
Em uma escola, o marketing tem dois objetivos principais: aumentar a quantidade de matrículas e conservar os alunos que já existem.
Isso é chamado de aquisição e retenção no marketing. Ambos os objetivos são importantes, afinal não adianta focar em aumentar as matrículas se a escola não está equipada para atender ao aumento da demanda.
Implemente um sistema de controle de qualidade e forneça informações contínuas aos professores para que o planejamento educacional esteja em dia e para que os valores da escola estejam alinhados com seu público-alvo.
Estratégias de marketing educacional
Trazemos aqui 5 dicas de estratégias de marketing educacional para inspirar boas práticas em sua instituição de ensino.
Cabe ressaltar que assim como em uma empresa de segurança do trabalho, é preciso definir os indicadores de mensuração, as métricas que você vai usar para acompanhar o desempenho das suas ações.
- Produção audiovisual
Visando informar e engajar o público de interesse, é preciso diversificar os tipos de conteúdos digitais.
Certas produções podem ser feitas diretamente pelos alunos, como alguns posts no Instagram na Universidade da Califórnia (UCLA) e do Colégio Parthenon. Aposte em:
- Videoaulas criativas, que considerem roteiro, ambientação, iluminação, etc;
- Webinars para a fase pré-vestibular para tirar dúvidas;
- Webconferências com chat integrado em transmissões ao vivo;
- Gamificação com testes vocacionais interativos;
- E-books com guias de profissões, orientações sobre cursos, etc.
Essas são apenas algumas das ações e materiais que sua escola pode oferecer visando atrair e agradar seu público.
- Marketing de conteúdo
Essa é uma das estratégias de marketing educacional mais usadas e consiste na criação de conteúdos envolventes e significativos. O foco é gerar atração, com respostas e soluções para os problemas que podiam passar despercebidos até então.
Em um exemplo, alguém que teve a oportunidade de fazer um intercâmbio, mas não fala outros idiomas, pode se interessar por um curso EAD de inglês.
Já um profissional que pretende dar uma guinada na carreira pode perceber que o impulso que faltava é um curso nr 18 online.
- Marketing de experiência
Imagine-se promovendo um tour virtual, de forma que pais e alunos conheçam a infraestrutura da escola antes de visitá-la pessoalmente.
Algumas escolas, colégios e universidades já propiciam essa imersão tecnológica como uma forma de agregar valor aos serviços prestados.
De forma prática, o marketing de experiência traz resultados positivos no fechamento de novas matrículas. O Centro Universitário Celso Lisboa aumentou em 20% sua captação de alunos, contando a sala de aula virtual e outras iniciativas.
- Omnichannel
A experiência pessoal pode acontecer em mais de um canal, de forma simultânea, e essa é a relevância do omnichannel. É fundamental facilitar essa transição entre os canais online e offline, de uma forma totalmente integrada.
Como a venda por meio de dispositivos móveis, por exemplo, que se aplica ao mobile learning.
Existem também duas tendências opostas: enquanto o webrooming agiliza a compra em lojas físicas depois da pesquisa online, o showrooming aposta na experimentação do serviço ou produto antes de fazer a aquisição.
- Chatbots
Existem diferentes tipos de chatbots que podem engajar sua comunidade escolar. Esses assistentes têm diferentes níveis de capacidade, que incluem:
- Otimizadores de tarefas e processos, facilitando a experiência;
- Escudos que recebem reclamações e esclarecem dúvidas;
- Conversacionais que ajudam os usuários como se fossem pessoas;
- Proativos, quando o robô envia mensagens para os clientes;
- Sociais, sendo possível receber feedbacks, fazer pesquisas e enquetes.
Pense como sua escola de estudo de impacto ambiental pode se beneficiar aplicando essas dicas de marketing educacional.
Considerações finais
No artigo de hoje, destacamos algumas dicas essenciais para o marketing educacional para as instituições de ensino.
É fundamental buscar se atualizar constantemente sobre as inovações da área e adotar essas estratégias tanto na captação quanto no gerenciamento de permanência dos alunos.
Com essas ações, você certamente poderá aumentar a força e competitividade de sua escola.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.