Grande parte das empresas possui sempre o mesmo foco: prospectar novos clientes, a maior parte das suas ações de marketing e de publicidade são voltadas justamente para encontrar novos usuários e transformá-los em consumidores do seu negócio, porém, será que essa estratégia realmente vale a pena?
É claro que atrair novas pessoas sempre é algo bem vindo, e quanto maior for a sua carteira de clientes, mais a sua marca consegue crescer dentro do seu mercado, mas a grande dúvida que fica é: e a fidelização? Ela não vale tanto assim?
Afinal, se colocar na balança todos os prós e contras da fidelização e da prospecção de novos clientes, o que pode sair mais em conta? O que é melhor para uma empresa? Correr atrás de novos consumidores ou fidelizar aqueles que já estão acostumados com o seu negócio e já conhecem como é o seu serviço de conserto de portão automático?
Acredite, essa é uma dúvida bastante comum dentro de grande parte dos empreendimentos e nós iremos ajudar a solucioná-la, no texto de hoje, vamos analisar o que de fato vale mais a pena, fidelizar clientes ou prospectar novos, e aí bora descobrir? Então vamos lá!
Fidelização de clientes, quais as vantagens?
Vamos começar falando sobre a fidelização de clientes, que como o próprio nome já indica, se refere ao ato de criar um relacionamento mais sólido com uma determinada base de usuários, fazendo com que eles comprem seus produtos com uma certa frequência e sejam fiéis a sua marca, abaixo, separamos 3 das principais vantagens da fidelização, confira!
Redução de custos
Fidelizar um cliente significa mantê-lo dentro da sua base de compras por um determinado tempo, o que faz com que o usuário consiga consumir seus produtos e serviços com uma certa frequência, isso é claro, faz com que você tenha uma ótima redução de custos, já que não precisa gastar com publicidade e propaganda para atrair novos clientes.
Conquistar alguém que já consumiu seus produtos é muito mais barato do que atrair alguém completamente novo, o que faz com que a fidelização apresente um excelente custo-benefício, com um custo extremamente baixo e resultados extremamente positivos.
Aumento do faturamento
De acordo com pesquisas da Econsultancy, um cliente que já comprou um produto de uma empresa, tem 50% de chance de provar novos produtos da mesma marca, e até 31% de gastar mais do que novos consumidores, mesmo que sejam produtos opostos como uma embaladora filme pvc e um conjunto de cadernos escolares.
Isso acontece porque o cliente já tem uma certa confiança com a sua marca, já sabe sobre sua qualidade e sendo assim, é mais apto a consumir mais produtos de forma constante, o que de fato, aumenta o seu faturamento com mais e mais vendas.
Indicação da marca
Outro ponto interessante na fidelização dos clientes é que grande parte deles ajuda na prospecção de novos consumidores de forma automática a partir do famoso marketing boca a boca, de acordo com pesquisas da Nielsen, cerca de 82% dos consumidores procuram recomendações antes de fechar um negócio, sendo que 71% dos brasileiros indicam um produto para um amigo caso se sintam satisfeitos com ele.
Sendo assim, um cliente fidelizado tem muito mais chance de recomendar a marca para outra pessoa, atuando de forma direta também na prospecção, quanto mais fiel ele for a sua marca, mais ele se torna um embaixador dela, realizando indicações frequentes e eficientes para outras pessoas.
E prospectar, quais os benefícios?
Já a prospecção de clientes se baseia em atrair novos consumidores para se tornarem clientes da sua marca, essa é uma ação que se resume em começar do zero, como se estivesse fazendo a instalação de câmeras em um local sem nenhuma segurança, abaixo, separamos as principais vantagens dessa ação.
Clientes novos o tempo todo
O primeiro grande benefício é o volume de clientes dentro da sua empresa, com a prospecção, é possível conquistar novos consumidores o tempo inteiro, o que ajuda a movimentar a sua base de clientes e faz com que você sempre esteja atualizado dentro do mercado.
Todos sabemos o quanto o mercado atua de forma dinâmica, e aproveitar essa entrada de novos clientes auxilia a sua empresa a se adaptar ao surgimento de novas tendências e se adaptar às necessidades do mercado, enquanto ficar apenas com a clientela atual, faz com que você não tenha dimensão do que ocorre no mundo lá fora.
Venda variada de produtos
Um consumidor antigo e já fidelizado tende a comprar sempre o mesmo produto, ou variar demais nas suas escolhas, o que pode acabar resultando em alguns itens que sejam deixados de lado dentro do seu estoque.
A prospecção permite uma variação maior nas suas vendas, acompanhando diferentes gostos, pessoas e tendências, e fazendo com que você consiga vender produtos diversificados, como uma junta rotativa, por exemplo, para uma cartela muito mais randômica.
Aumento da audiência e reconhecimento da marca
Por fim, a prospecção também significa aumento da sua audiência e reconhecimento da marca, quanto mais pessoas novas passam a consumir os seus produtos, mais reconhecida ela fica no mercado, com cada vez mais usuários reconhecendo ela.
Isso representa um ótimo ganho de autoridade e geração de reconhecimento, servindo como um verdadeiro regulador de tensão, ampliando o seu negócio e fazendo com que ele fique cada vez maior.
Afinal, vale mais a pena fidelizar ou prospectar novos clientes?
No final das contas, tanto a prospecção quanto fidelização de clientes são ações que valem a pena, se você busca ganhar autoridade no mercado e construir uma boa audiência, prospectar é a saída, já para ter um ótimo custo-benefício e bom faturamento, a fidelização aparece como ponto principal.
O ideal é combinar as duas estratégias dentro do seu leque de oportunidades, agora se você busca apenas uma, então recomendamos a fidelização, afinal, ela apresenta as melhores vantagens como aumento de faturamento e bom custo-benefício, e ainda auxilia de maneira direta para a prospecção.
Então não pense duas vezes e aposte na fidelização de seus clientes! O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.