O mix de marketing é um conjunto de elementos que representam as atividades adotadas pelo marketing, tendo como seu principal objetivo gerar no consumidor o desejo de compra.
Em sua concepção mais famosa, baseia-se nos quatro elementos de marketing: produto, preço, praça e promoção, que são totalmente conhecidos e utilizados diante dos negócios e de todo o mercado.
Ao contrário do que grande parte do público acredita, o marketing é uma área que abrange muito mais do que a simples e pura divulgação.
Essa área intrincada lida com produção, finanças, logística, análises e muitos outros segmentos que interagem entre si e proporcionam mais direcionamento e assertividade para os negócios.
Em primeiro lugar, as operações de marketing são o resultado de um planejamento cuidadoso. E é dessa aliança que se forma o marketing que se impulsionam os resultados que vão ao encontro justamente do mix de marketing assim como citado.
Por isso, ao considerar uma porta de enrolar aço galvanizado preço ou até mesmo a logística para a entrega dos produtos, tudo faz parte do mix de marketing e deve sempre estar sob atenção dos negócios.
Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre o mix de marketing, fazendo com que você entenda a sua significação e principalmente a sua importância diante das empresas.
O que é o mix de marketing?
O mix de marketing leva em consideração uma série de variáveis importantes para a empresa, cada um deles traz ameaças e oportunidades, defendidas e exploradas por meio do planejamento estratégico.
Aliás, esse recurso é um dos pilares se estivermos falando de um plano de marketing. Ao avaliar e predizer os pontos fortes e fracos individuais dos fundamentos do mix de marketing, é possível elaborar táticas eficazes para alcançar os resultados esperados.
Simplificando, os elementos se unem para o mesmo propósito, facilitando a implementação do que foi desenvolvido coletivamente, gerando o máximo de eficácia, por exemplo, para a sua empresa que trabalha com bornes elétricos.
Você provavelmente já ouviu falar que a união faz a força , certo? Ou seja, um mix de marketing basicamente usa esse conceito para criar uma força-tarefa que unifica todas as áreas relacionadas ao marketing, trazendo muito mais assertividade e precisão.
A equipe traz novidades para o mundo corporativo. Como resultado, outros autores introduzem novos componentes no conceito, fazendo com que através dessa junção se tenha precisão desde a definição do aluguel de betoneira valor a diversos aspectos da empresa.
Assim emergiram os 7 Ps e 4 Cs do mix de mercadologia, uma definição mais moderna do mesmo método, sendo eles:
- Produto;
- Preço;
- Praça;
- Promoção;
- Pessoas;
- Processos;
- Prova física.
Sendo assim, ao adicionar esses três últimos elementos, temos à nossa disposição os 7 Ps do mix de marketing, que são extremamente decisivos e importantes para as empresas que buscam se destacar e se diferenciar mesmo em um mercado tão competitivo.
Importância do mix de marketing
O mix de marketing é de grande importância para as empresas como uma ferramenta que orienta o planejamento e torna as estratégias eficazes no mercado.
Abaixo estão as principais razões que esclarecem a importância deste conceito e até mesmo evidenciam o porquê do mix de marketing ser tão importante desde uma empresa de tecnologia a uma empresa de catracas eletrônicas. Confira!
Transmitir o posicionamento ao público-alvo
Os 7 Ps do marketing são aplicados para posicionar a marca no mercado a partir do posicionamento desejado.
Assim, as definições de preço, produto, localização e campanha são responsáveis por transmitir esse posicionamento ao público-alvo e consolidar a imagem da marca na mente dos consumidores.
Criar estratégias integradas
O marketing de uma marca não significa promover e vender um produto. O mix de marketing deve ser planejado de forma integrada e consistente.
Esse alinhamento ocorre a partir da definição do público-alvo e do posicionamento no mercado que norteiam todos os 7 Ps.
O foco deve estar sempre no cliente e na imagem que a marca quer criar na mente do consumidor Assim, todas as definições passam a ser consistentes na percepção do mercado.
Diferenciar dos concorrentes
Com o mix de marketing estrategicamente formulado e forte posicionamento, a marca se destaca de seus concorrentes. Afinal, posicionamento é encontrar um espaço único e apropriado na mente de seu público-alvo que não seja ocupado ou deslocado pelos concorrentes.
Assim, as estratégias dentre os 7 Ps devem ser capazes de consolidar essa imagem, transmitindo aos consumidores a essência dos diferenciais e a proposta de valor da marca.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.