Se você acabou de criar um negócio, certamente a sua pesquisa começou pelas redes sociais ou por sites de buscas. Esse é também o comportamento esperado do consumidor, sobretudo os mais jovens. Portanto, ter uma presença digital é uma questão vital para qualquer empreendimento.
O ditado popular “quem não é visto, não é lembrado” nunca foi tão atual. Uma pesquisa recente apontou que 97% dos internautas buscam informações online antes de comprar em uma loja física. Para negócios com foco no e-commerce, a presença digital é ainda mais importante. Afinal, sem um ponto de venda externo, é impossível captar novos clientes sem ter uma marca muito presente na Internet.
Manter o site e as redes sociais ativas permite ainda que o consumidor tenha conhecimento sobre o produto ou serviço que sua empresa tem a oferecer. Muitas vezes, a decisão de compra somente ocorreu após ele verificar o seu conteúdo.
Portanto, para que você não perca nenhuma oportunidade, abaixo estão algumas dicas e benefícios ao promover o seu negócio nos meios digitais.
1 – Mantenha a sua comunicação atualizada e ativa.
Investir em estratégias de marketing digital custa pouco e traz excelentes resultados para o seu novo negócio. Afinal, por outro lado, investir em uma mídia tradicional é caro e pode não atingir o público que você deseja.
Hoje, há inúmeras formas de se criar um conteúdo atrativo para engajar a audiência. Entretanto, é necessário entender que tipo de cliente você quer conquistar. Se o público desejado é mais jovem, o Instagram é uma excelente plataforma. Aproveite a oportunidade para fazer posts criativos e, se possível, muitos stories. Atualmente, essa é a função do Instagram que gera o maior engajamento.
Agora, se o seu foco são clientes B2B, uma boa sugestão é investir no Linkedin. Diferente de outras redes sociais, que priorizam vídeos e imagens, nessa plataforma o conteúdo escrito ainda é muito valioso. Nesse sentido, você pode apresentar artigos falando sobre o seu segmento, e como o seu produto ou serviço pode levar melhorias para as pessoas.
Ter um site atualizado também é fundamental. Além disso, ele necessita de uma boa usabilidade e ter um conteúdo formatado por estratégias de SEO. Dessa forma, aumentam as chances de o cliente encontrá-lo em plataformas de buscas como o Google.
2 – Aumente a sua interatividade com o público.
Criar um perfil nas redes sociais e montar um website para o seu negócio é apenas o primeiro passo. Após essa fase, é preciso promover a melhor relação com o cliente. Nas redes sociais, por exemplo, utilize a parte de comentários para responder às dúvidas das pessoas.
Nesse caso, criar uma brand persona é uma ótima estratégia. É o caso da Magazine Luiza. Todas as interações da empresa são respondidas pela Lu, a assistente virtual da rede varejista. Dessa forma, o tom de voz e personalidade da marca são uniformes, e proporcionam uma comunicação homogênea.
Talvez você não precise criar um personagem, mas definir a maneira como a sua empresa vai interagir com o público nos meios digitais é importante. O seu negócio, por exemplo, não pode ser muito informal no WhatsApp, e altamente formal ao enviar um e-mail marketing. É importante manter um equilíbrio. Se possível, crie um guia de estilo, onde você pode definir como serão criados os textos e o conteúdo visual.
3 – Quanto melhor a história, maior é a sua audiência.
Tempos atrás, muitos negócios estavam limitados pela distância. Uma lanchonete de um bairro X, por exemplo, somente atendia os moradores locais. Com a popularização dos aplicativos de comida, hoje é possível que um restaurante atenda, por meio do delivery, pessoas de localidades mais distantes.
Nesse cenário, o desafio para os novos negócios é se destacar da concorrência. Por isso, é preciso que os clientes em potencial consigam perceber algum diferencial na sua empresa.
Atualmente, uma das técnicas mais utilizadas para esse objetivo é o storytelling. Dessa forma, as marcas não somente oferecem produtos e serviços, mas promovem os seus benefícios por meio de histórias.
Se a sua empresa é uma hamburgueria, por exemplo, descrever apenas o sabor dos sanduíches é muito pouco. Nesse caso, você pode usar as redes sociais para contar um pouco sobre os detalhes da receita, mostrar um vídeo mostrando o que inspirou o seu negócio, os desafios, entre outros temas.
Ao fazer isso, você tem a oportunidade de criar inúmeros conteúdos. E as pessoas adoram boas histórias. Portanto, o ideal é usar os meios digitais não somente para apresentar os atributos do seu negócio, mas também para criar um laço emocional entre a sua marca e o cliente.
4 – Aproveite a sua presença digital para vender.
Oferecer conteúdo é muito relevante, sobretudo para quem tem um novo negócio. Entretanto, é preciso vender. Uma das maneiras mais inteligentes é por meio do WhatsApp Business. Ele funciona como a versão encontrada na maioria dos smartphones, mas oferece benefícios exclusivos para os empreendedores.
Um deles é a criação de catálogos. Nele, é possível adicionar a foto dos produtos, nome, preço, descrição e o código de cada item. Dessa forma, é muito mais simples compartilhá-lo com outras pessoas.
O catálogo oferece uma apresentação profissional ao seu negócio. Além disso, com mais pessoas conhecendo os seus novos produtos ou serviços, a tendência do seu faturamento é somente aumentar.