O marketing digital para as pequenas empresas se tornou a chave para um mundo que os donos de negócios antes não tinham acesso. Hoje eles conseguem bater de frente, até certo ponto, com empreendimentos muito maiores.
Isso ocorre porque o palco do marketing digital é a internet, onde há uma grande democratização da propaganda.
Antigamente, uma empresa pequena não poderia sonhar em alcançar clientes por todo o país sem recorrer a propagandas caras — e ainda assim, nem sempre isso dava bons resultados. Com a revolução digital, as pessoas passaram a usar a internet de maneira intensa, tanto que seus hábitos de consumo mudaram.
Com isso, as empresas também seguiram a tendência de usar o digital para obter mais alcance, com menos custos.
Além da questão do alcance, o marketing digital para pequenas empresas também serve para estudar o mercado — saber mais, por exemplo, sobre os outros negócios do ramo e os próprios clientes.
Com as ferramentas digitais é possível levantar dados que tornam as campanhas de marketing mais precisas em direção ao público-alvo.
Outras vantagens do marketing digital para pequenas empresas são a segmentação e a fidelização do público, além do monitoramento de resultados. Esse último é essencial para corrigir e criar estratégias mais inteligentes, seja de produção ou de venda.
Então, veja a seguir todas as razões que tornam o marketing digital para pequenas empresas essencial e as melhores dicas para você adotar essa estratégia desde já!
Porque é preciso Marketing Digital para pequenas empresas?
Hoje em dia, é impossível falar de ‘consumo’ sem antes mencionar a ‘internet’. Com a revolução digital e consequente uso dos smartphones, as pessoas usam sites, buscadores e redes sociais para conhecer mais sobre as lojas, produtos e serviços.
Através desses veículos, é possível se comunicar mais com os clientes e até mesmo aumentar a credibilidade da marca.
Maior presença online
Atualmente, o consumidor tem à disposição mais informação sobre o universo de um produto ou serviço de seu interesse — isso inclui quem é a empresa que os oferece. Com isso, o cliente tende a buscar mais informações sobre a empresa, que pode usar o marketing digital para trabalhar seu branding.
Ao trabalhar o branding nas redes, o marketing digital para pequenas empresas se apresenta como uma ferramenta valiosíssima. Através dele, o público passa a reconhecer a marca por seu posicionamento, valores e qualidades.
Conhecer o público alvo (cliente)
Não adianta investir tempo e recursos em marketing digital para pequenas empresas se ainda não há um estudo de público-alvo. Seria como mandar uma carta com endereço errado: a mensagem não chegará na pessoa que você quer.
Logo, é importante usar as ferramentas que o marketing digital oferece, para estudar a sua persona e direcionar todas as ações com ela em mente.
Criação de campanhas estratégicas
A criação de campanhas estratégicas tem muito a ver com o marketing de conteúdo, uma vez que esse é utilizado para que a empresa entregue valor e obtenha um nível de comunicação melhor com o cliente.
Mais uma vez, conhecer a persona, bem como o negócio, é ideal para fazer campanhas de marketing mais assertivas.
Vantagens do Marketing Digital para pequenas empresas
Por mais que seja realmente trabalhoso, adotar o marketing digital para pequenas empresas é uma forma comprovada de obter resultados. Isso vale para cada aspecto do processo empresarial.
Com essa ferramenta é possível segmentar o público e fidelizá-lo para que ele se torne fã ou até mesmo promotor da sua marca. Além disso, o uso das métricas auxilia na criação de estratégias com um custo bem menor do que as formas tradicionais de marketing, como revistas, jornais e outdoors.
Confira a seguir as vantagens de investir no marketing digital para sua empresa com mais detalhes!
Segmentação e fidelização do público
O que o marketing digital traz como um diferencial é a possibilidade de direcionar esforços para um público bem menor, porém muito mais qualificado.
Ao invés de buscar uma fatia enorme do mercado, sem a certeza de que uma parte considerável realmente tem interesse na oferta, o marketing digital segmenta o público, de forma a trazer o foco somente a pessoas que têm maior chance de comprar o produto.
Monitoramento dos resultados
Mais um benefício que entra como uma característica do marketing digital para pequenas empresas são as métricas!
No marketing digital, é comum levantar o máximo de dados possíveis sobre diferentes aspectos da jornada de compra, tudo para descobrir qual é a real posição da empresa em relação aos seus planos de ação.
Métricas como volume de conversão e épocas onde o produto ou serviço foi mais vendido e para quem. Esses são alguns exemplos de informações cruciais que devem ser monitoradas ao longo de um período fixo.
Assim, é possível medir seus resultados, para saber se ficaram muito ou pouco distantes das metas estabelecidas na fase de planejamento.
Custo benefício
O fato é que o marketing digital é ideal para pequenas empresas porque é uma forma bem mais barata de fazer propaganda e divulgação da marca. Em primeiro lugar, os meios de comunicação tradicionais como rádio, revistas e TV, são caros para anúncios. Em comparação, as plataformas online como o Google Ads e o Facebook Ads, são bem mais baratas.
Além disso, a segmentação permitida nessas plataformas traz uma economia maior e resultados satisfatórios já que o anúncio é direcionado a pessoas que têm mais aderência à marca, isto é, potenciais compradores.
Dicas para o Marketing Digital de pequenas empresas
Após conhecer todas as vantagens que o marketing digital para pequenas empresas traz, vale a pena saber quais são as melhores formas de implantar as primeiras ações para alavancar seu negócio!
Conteúdo relevante
Ter um conteúdo relevante é essencial para qualquer estratégia de marketing digital — não importa o tamanho da empresa. Hoje em dia o consumidor está acostumado a pesquisar tudo o que pode acerca do produto ou serviço de seu interesse.
Por exemplo, uma mulher que curte cuidados com a pele, pode se interessar por uma publicação relacionada a produtos caseiros para tratar a pele oleosa.
Conforme a empresa publica conteúdo relevante, que seja de valor para o cliente, mais esse cliente confia na marca e se torna inclinado a comprar algo dela.
Redes Sociais e marketing de relacionamento
Outra ótima forma de publicar bom conteúdo é através das redes sociais e a maior vantagem aqui é engajar o público. Através de publicações, comentários, curtidas e compartilhamentos, uma empresa pode investir em marketing de relacionamento.
A maioria das empresas possui as redes sociais ativas o tempo inteiro, com um time dedicado inteiramente a isso.
E-mail marketing
O e-mail marketing, por sua vez, incrementa o relacionamento com os clientes de uma forma que a rede social não faz. Através do e-mail é possível estabelecer uma comunicação mais estreita, personalizada e acompanhar o cliente durante toda a sua jornada de compras.
Aqui é possível lembrá-lo de algo, chamar sua atenção para promoções e até mesmo agendar atendimentos. Isso cria laços e serve como uma semente para a fidelidade futura do cliente, o que gera vendas recorrentes e marketing de referência.
Parcerias
Existe a possibilidade fazer parcerias com outras empresas para que ambas se beneficiem desse marketing mútuo. Assim, o público de uma se torna aberto para a outra. Além disso, as capacidades de cada empresa podem ser complementares uma à outra.
É uma troca de forças, e isso ajuda a solidificar o nome das empresas parceiras perante o público.
Outro tipo de parcerias são com os influencers, para que elas possam divulgar sua marca em seus perfis e canais.
O que podemos afirmar com certeza é que passou o tempo no qual o marketing digital para pequenas empresas era uma opção e que hoje, é uma necessidade. Essa ferramenta deve estar à frente de todas as suas estratégias de venda!
Se quiser saber mais sobre o marketing digital e como usar essa ferramenta de maneira a escalar as vendas de sua empresa, marque uma consultoria conosco!