Imagine que você seja gestor em uma empresa de avental de chumbo. Quando consegue aplicar um bom treinamento de vendas para a equipe, certamente sairá de um ponto de estagnação para outro de grandes lucros.
Mas como fazer para que tudo isso seja gerido com cuidado e atenção a curto prazo? Foi pensando nisso que criamos essa postagem e, portanto, se ficou curioso, continue com a gente para saber mais.
Treine os colaboradores logo depois da contratação
É correto dizer que muitos colaboradores entram para a equipe de vendas com pouca ou nenhuma experiência, ou seja, se o colocarmos numa balança, ficarão abaixo dos demais.
Os líderes de vendas geralmente priorizam a atualização dos novos contratados com os processos internos e o conhecimento do produto. Isso é muito importante para o sucesso deles na carreira. Afinal, se a sua meta é aumentar as vendas de uma botoeira ponte rolante, é necessário que os colaboradores entendam perfeitamente as funcionalidades deste produto, para assim convencer os clientes a comprarem.
No entanto, para levar os funcionários a um alto nível de desempenho e eficiência, os gerentes de vendas também precisam investir em treinamentos feitos fora. Tudo porque, muitos deles, têm dificuldades em aprender novos hábitos, principalmente se não forem passados em um contexto apropriado.
Desta forma, é melhor colocar um dinheiro em locais e profissionais já acostumados com isso. Depois de dominar o processo interno de vendas e os produtos em questão, eles terão contexto suficiente para começar a aplicar essas metodologias e dar os primeiros passos sozinhos.
Se o treinamento chegar muito tarde ou nem chegar, isso prejudicará o sucesso da sua organização, seja ela do ramo de capotas para lanchas, moda ou qualquer outra. Muitas vezes, os líderes colocam na mente que os novatos já estão preparados. Em contrapartida, essa suposição pode fazer com que percam vendas numerosas.
Dê tempo e acompanhe o trabalho
A maior parte das pessoas aprende com eficiência se tudo for apresentado dentro de um contexto adequado, sem sobrecargas. Saber tudo sobre o produto e os processos de vendas é vital para sair no ‘zero’ e chegar ao topo, como alguém bem sucedido.
Junte a pessoa novata com alguém que já está nessa função há tempos. Sinceramente, não há treinamento melhor! Qualquer que seja o curso, nada é mais intuitivo do que seguir, dia após dia, os exemplos reais sendo executados.
Mesmo que você tenha uma metodologia de vendas coesa para a marca, existem outros caminhos quando o assunto é tratamento e coesão de novas funções diárias. E é possível inserir métodos de treinamentos online? Claro que sim! Isso permite que os representantes aprendam habilidades como tom de voz, ritmo, pesquisa de pré-atendimento e outros (tudo feito à distância, como ocorrerá no tempo que passar na função).
Certifique-se de que aqueles que estão sendo treinados tenham a oportunidade de acompanhar vários representantes de vendas, pois cada pessoa responde às coisas de maneira um pouco diferente. Algumas podem ser muito boas em chamadas frias, por exemplo, enquanto outras são ótimas em retenção.
Segmente conteúdo de treinamento por função
Tão imprescindível quanto um armário de aço 2 portas para os escritórios é a segmentação dos conteúdos nos treinamentos. Ou seja, para melhorar o aproveitamento, confira as escolhas de conteúdo para a função certa.
Gerentes de contas, por exemplo, falarão sobre suas experiências para manter e construir relacionamentos com clientes já existentes, tanto para vendas cruzadas quanto para vendas adicionais.
Dentro da lista de opções de cursos e instituições, veja aquelas que possam seguir um padrão adequado a cada função em sua organização de vendas (call center, administrativo, vendas, propriamente dita e etc).
Se optou por criar seus próprios cursos, a mesma regra se aplica (vá direto ao ponto e não tente ensinar sobre chão de fábrica para aqueles de outros setores). Gere um escopo interessante, ou seja, um gestor de vendas precisa anotar os passos para se fechar negócios, mas isso não deve prejudicar o aprendizado de habilidades como ligações não solicitadas ou referente às críticas e trocas de produtos, pois essas habilidades são mais relevantes para sua função atual.
Com tudo isso dito, é questão de tempo para ter colaboradores incríveis e que vendam cada mês um pouquinho mais!
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Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.