A Black Friday é um dos eventos mais esperados do ano pelos consumidores e também pelos lojistas. Para um dos lados, é a hora de comprar sem gastar muito e para o outro, é tempo de aumentar os lucros. Mas e para você, que tem um e-commerce, será que já é hora de se preparar? É disso que vamos falar neste texto.
Boa leitura!
O que é a Black Friday?
É impossível que você nunca tenha ouvido falar de Black Friday, seja enquanto consumidor ou enquanto empreendedor. O evento chegou ao Brasil em 2010 e já é considerado a promoção mais importante do comércio no país. Nos Estados Unidos, a tradição nasceu um pouco antes, em 1960.
A história conta que o evento nasceu na cidade de Filadélfia, e que o termo era usado pelos policiais já que no sábado após o Dia de Ação de Graças, a cidade ficava abarrotada de turistas atraídos pelo jogo clássico de futebol americano e os oficiais não tinham descanso. Os comerciantes, por outro lado, aproveitavam a movimentação para lucrar.
Não demorou muito para que no restante do país, lojistas usassem a data para aumentar seus lucros com promoções e descontos inimagináveis, responsáveis por atrair os consumidores. Por aqui, a primeira Black Friday já foi na internet, feita pelo site Busca Descontos com ofertas especiais no mesmo dia do evento na América.
Depois disso não demorou para outras marcas e lojas aderirem à moda. Hoje em dia, se você tem um e-commerce e não utiliza a Black Friday para lucrar, está perdendo tempo e muito dinheiro. Mas como começar a fazer isso e como se preparar para tanto movimento virtual?
Já pode começar a planejar?
Sem dúvida, Black Friday é sinônimo de ganhar dinheiro, mas só se você estiver preparado para isso. Se deixar acontecer e contar com a sorte, o efeito vai ser justamente o oposto. Com o aumento de volume de tráfego, a felicidade pode virar preocupação, já que também aumentam as chances de problema de operação, performance e segurança.
Nós brasileiros temos o péssimo hábito de deixar tudo para a última hora, mas se tratando do seu e-commerce, é recomendado deixar o seu instinto procrastinador de lado. Afinal de contas, quando um atleta quer um grande prêmio, ele se prepara para vencer a competição meses ou anos antes, não é?
No seu caso, o prêmio vai ser o aumento considerável na margem de lucros. Portanto, se ainda não começou a se preparar para esse evento, a hora é agora. A pesquisa dos consumidores pelo melhor preço já começou e você precisa estar entre as possíveis opções de compra.
Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para que você, lojista virtual, não passe por chateações. Vamos lá?
Prepare o seu site
Essa parte é a que vai te tomar mais tempo, principalmente se você não pode contar com uma equipe especializada, mas também é a mais importante. Para deixar o seu e-commerce tinindo na Black Friday 2021, você vai precisar prestar atenção na velocidade de carregamento, investir na troca de layout, criar uma categoria temporária e apostar em pop-ups.
Velocidade
Acesse o PageSpeed e confira a velocidade do seu site, levando em conta um aumento de visitas no dia 26 de novembro. Um carregamento lento pode irritar os usuários e fazer com que o próprio Google deixe de indexar as suas páginas. Todo o seu trabalho pode descer pelo ralo e ninguém ver o seu produto.
Layout
Assim como as lojas físicas enfeitam suas vitrines para chamar atenção dos consumidores, o seu comércio visual precisa investir num tema comemorativo e, claro, temporário. Que tal desenvolver um novo layout especial para a Black Friday? Isso vai aumentar o interesse dos possíveis clientes.
Categoria
Ainda usando a metáfora das vitrines, o seu comércio precisa escolher os produtos que serão destaque durante a promoção. Uma nova categoria temporária pode ser uma boa solução para que seus clientes saibam quais produtos estão com descontos exclusivos e quais não estão.
Pop-ups
Ao contrário do que se pode pensar, os pop-ups não são vilões, e na verdade podem ser muito úteis na sua estratégia. Você só precisa se atentar a alguns detalhes como tamanho, oferta e CTA, e opção de fechamento fácil e visível.
Produtos
Depois de deixar o site no ponto, você vai precisar selecionar quais serão os produtos da sua campanha de Black Friday. Um bom exemplo é o que a Magazine Luiza fez no ano passado com a “Black das Black Magalu”, dentro do seu imenso portfólio, eles escolheram apenas 40 produtos para serem anunciados de cada vez.
É uma estratégia como essa que você precisa implantar.
Preço
Na hora de escolher o que vai entrar na sua campanha de Black Friday 2021 ter como base os seus produtos mais vendidos pode ser um ótimo ponto de partida mas também é perigoso se você escorar a estratégia apenas isso. Atente-se ao conceito de que a data é específica para aumentar o seu lucro, e não sair no prejuízo.
Oferecer descontos que não são interessantes não é uma opção, subir o preço alguns dias antes também não. Hoje em dia existem inúmeros comparadores de preço que além de trazer uma relação de valores em diversos sites, também mostram a flutuação dos últimos 40 dias. Por tanto, nada de “black fraude”, hein?
Para não ter prejuízo com os descontos converse com os seus fornecedores. É bem possível que você consiga um precinho bacana com eles pela quantidade de produtos que vai precisar pedir com o aumento das vendas.
Outra coisa importante na hora de precificar é lembrar do frete, que precisa ser grátis se você quiser atrair ainda mais clientes. Fale com a sua equipe de gestão e com o financeiro da empresa para pensar numa forma de oferecer e bancar esse tipo de serviço sem sacrificar o seu lucro.
Divulgação
A divulgação precisa começar muito tempo antes da data, de preferência um mês antes e no mais tardar, no começo de novembro. Não vai adiantar preparar o seu site, os produtos e os preços se o seus clientes não ficarem sabendo, não é? É hora de preparar o seu consumidor e criar uma certa expectativa até chegar o grande dia.
Caminhamos para o fim do texto e a dúvida que resta é: o que fazer agora? Ainda temos algum tempo até o grande dia e você precisa estar preparado para atender toda a demanda até lá. Então, enrole as mangas e coloque a mão na massa. Se precisar de auxílio, você pode contar com a nossa consultoria.
Entre em contato com a TechnoEasy e fale com um especialista!
Até a próxima!