Ser dono do seu próprio negócio é sem dúvidas uma tarefa extremamente empolgante, mas ao mesmo tempo, também pode ser um pouco amedrontador, afinal, por mais gratificante que seja poder observar seu empreendimento crescendo, muitas vezes é complicado conseguir administrar uma empresa e lidar com todos os detalhes que podem prejudicar o seu desempenho como é o caso do setor financeiro.
Criar planejamentos e gerenciar finanças sem dúvidas são tarefas bem complicadas para qualquer empreendedor, de acordo com pesquisas feitas pelo Sebrae 17% das empresas fecham as portas mais cedo devido a falta de planejamento financeiro, no período de 3 anos, quase 50% têm dificuldades ou declaram falência devido a uma má gestão financeira.
Muito disso ocorre devido a sua expansão, grande parte das empresas quer expandir o seu negócio mas não sabe como se preparar para isso e acabam ficando totalmente perdidas, é como realizar um raio x sem antes colocar o avental de chumbo, para que tudo dê certo é preciso se atentar a um fator chave: o planejamento.
No texto de hoje, nós iremos mostrar para você como é possível planejar o crescimento da sua empresa e evitar problemas financeiros através de um plano bem estruturado e uma visão futura de negócios, bora conferir? Então vamos lá!
Estipule seus objetivos e suas metas futuras
Para planejar o crescimento consciente da sua empresa sem gerar riscos financeiros o primeiro passo que deve ser tomado é a estipulação de objetivos e metas futuras, é preciso entender onde você quer chegar com a sua empresa, e o que está almejando a curto, médio e longo prazo.
Para isso, estipule objetivos muito bem alinhados e que sejam palpáveis de serem alcançados, toda empresa é movida por metas, então faça a definição de cada uma delas e entenda melhor como suas finanças irão mudar com essas atuações. Deseja aumentar as vendas de geladeira para vacinas? Isso não pode ficar de fora na hora de realizar o seu planejamento.
O crescimento da empresa gera mais lucro e ao mesmo tempo, gastos maiores, então comece a compreender isso com antecedência, entenda o que é preciso para alcançar seus objetivos, quais as mudanças, tomadas de decisões e como a parte financeira da sua empresa reagirá a tudo isso.
Monitore suas finanças e fique de olho no seu fluxo de caixa
Para entender e planejar o desenvolvimento da empresa é preciso ficar de olho no seu desempenho atual, sendo assim, faça uma análise completa da situação na qual a sua empresa se encontra em termos financeiros e entenda o patamar que ela está atualmente.
Verifique suas finanças e tire até mesmo os registros que estão dentro do seu armário de aço 2 portas, fique de olho no seu fluxo de caixa e colete dados recentes sobre ele, todos os recursos que entraram ou saíram do seu negócio.
Esse monitoramento deve ser feito de forma cautelosa e extremamente incisiva sem deixar passar nenhum detalhe, é preciso ter controle total e entender qual o patamar atual do seu negócio antes de tomar qualquer decisão futura.
Entenda seus investimentos e todas as suas movimentações
Com suas metas e objetivos já listados e o entendimento total sobre seu fluxo de caixa, é o momento de começar a pensar nos investimentos e nas movimentações que irão fazer parte do crescimento do seu negócio, para isso, comece a decifrar e compreender quais passos serão dados e quais ações serão feitas para resultar na expansão da sua empresa.
Procure compreender o tipo de investimentos e até mesmo mudanças fiscais e tributárias, no caso de expandir a empresa para um modelo de franchising por exemplo, será necessário uma nova infraestrutura, então tudo isso deve ser colocado na ponta do lápis, ou na sua planilha eletrônica.
Entenda os passos para cumprir suas metas já traçadas e qual valor financeiro que pode investir e vai precisar para alcançar seus objetivos, lembre-se sempre de ter como base seu fluxo de caixa e o quanto de dinheiro sua empresa tem disponível no cofre.
Compreenda suas limitações e organize suas finanças de acordo com a sua realidade
Todo o crescimento da sua empresa depende de um fator crucial: a compreensão das suas limitações financeiras. Não adianta buscar realizar investimentos que fogem muito do seu orçamento ou são considerados acima do seu teto orçamentário.
Procure evitar fazer empréstimos a longo prazo ou que podem te render dívidas enormes, faça tudo de forma consciente. Assim como você pesquisa no Google algo como “carrinho de supermercado preço” procure pesquisar investidores e encontrar alternativas que caibam no seu bolso.
Tenha paciência, compreenda suas limitações e procure organizar suas finanças de acordo com sua realidade, não faça loucura, trabalhe em um passo mais lento e a longo prazo se for possível e busque uma administração financeira saudável sem fazer nenhuma loucura.
Planeje seus próximos passos e entenda melhor sobre sua expansão
O planejamento é sem dúvidas, uma das grandes chaves para o sucesso da expansão do seu negócio, então procure entender exatamente quais são os próximos passos e permita deixar tudo de uma forma detalhada e bem concisa de acordo com as suas necessidades.
Neste ponto, você já tem um bom volume de dados para começar a colocar em prática tudo que vimos, e já é o momento de começar a trabalhar o crescimento automático do seu negócio, não se esqueça de cumprir suas metas e objetivos de acordo com o seu orçamento financeiro sem realizar nenhuma loucura.
Avalie os passos individuais e como alcançar determinadas metas separando as finanças e o quanto será gasto em cada ação.
Fique de olho em cada passo e acompanhe tudo diariamente
Controle, essa simples palavra é a chave para evitar problemas financeiros e conseguir fazer com que a sua empresa cresça e não oscile tanto. É preciso ficar de olho em cada passo dado e produzir relatórios de forma diária.
Trabalhe com a coleta de dados financeiros de forma frequente, fique de olho no seu fluxo de caixa e acima de tudo, mantenha o controle sobre todas as suas operações, tenha uma reserva de emergência caso necessário e faça o controle completo de cada passo.
Não realize uma ação nem dê um passo que fuja do seu planejamento, siga à risca tudo aquilo que planejou e fique de olho em cada ação que for tomada, não corra riscos e opte sempre pela segurança.
O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!