Anda pensando em como utilizar o Whatsapp para atrair clientes? As grandes empresas já aprenderam essa estratégia e ela pode ser aplicada a qualquer negócio — inclusive o seu — não importa o tamanho ou nicho de mercado!
Saber operar no Whatsapp pode ser o que faltava em sua estratégia de marketing e vendas. Basta pensar naquele princípio básico: uma empresa deve seguir o cliente onde ele estiver. Se estiver nos motores de busca, como o Google, é preciso investir em SEO. Se estiver nas redes, é necessário aprender sobre conteúdo rápido e técnicas de engajamento.
Mas a pergunta chave é: como utilizar o Whatsapp para atrair clientes de forma tão eficiente quanto os outros canais de comunicação?
Para alcançar resultados com essa ferramenta, é necessário conhecê-la bem e se adaptar ao cliente que está do outro lado da troca das mensagens. Obviamente, esse é apenas o princípio da coisa.
Há muitas nuances presentes no Whatsapp, como versão Business, e isso significa que há muito para se aprender sobre comunicação rápida, humanizada e adequada a todos os clientes, de forma individual e personalizada.
E então, quer saber como utilizar o Whatsapp para atrair clientes? Acompanhe nosso texto e veja tudo que separamos para você extrair o que há de melhor dessa estratégia!
É possível usar o WhatsApp para atrair mais clientes?
O Whatsapp tornou-se, especialmente entre nós, brasileiros, uma ferramenta popular de comunicação. E não era de se esperar menos, com apenas um app é possível trocar mensagens em tempo real, enviar áudios, fotos, vídeos, figurinhas e até emojis, que podem ser entendidos como uma linguagem própria.
Assim, podemos afirmar com certeza que o Whatsapp é um meio digital de iniciar e estabelecer relacionamentos. Isso atinge todas as esferas da vida: pessoal, amorosa, acadêmica, familiar, profissional, de amizade… E por que não a esfera do consumo?
Antigamente as empresas costumavam usar muito o telefone para realizar atendimentos e negociações com objetivo de atrair e se comunicar com clientes. Hoje em dia, o objetivo continua o mesmo e o que muda é a ferramenta, mais eficaz e conveniente.
Isso significa que saber como utilizar o Whatsapp para atrair clientes é uma forma de trazer melhor experiência de compra para eles, um dos pilares de uma boa estratégia.
Comunicação, relacionamento, experiência: esses três pilares devem ser inseparáveis nas estratégias de inbound marketing e vendas de uma empresa que deseja obter resultados cada vez melhores, especialmente a médio e longo prazos.
Como utilizar o WhatsApp para atrair clientes?
Uma vez compreendido o poder dessa ferramenta para conseguir uma cartela maior de clientes e ter a possibilidade de fidelizá-los, fica a pergunta: como utilizar o Whatsapp para atrair clientes de forma definitiva? Como adaptar esse hábito tão comum do consumidor à realidade de uma empresa?
Abordagem
O Whatsapp é uma rede dinâmica e que gera certo imediatismo. Assim, investir em mensagens que se comuniquem de forma rápida e acessível com o cliente é fundamental. Ofereça uma breve descrição do seu negócio e serviços, demonstrando interesse nas dores do cliente ao mesmo tempo.
Isso é essencial para gerar respostas objetivas por parte do cliente e tornar a experiência de contato mais prática.
Tamanho da Mensagem
É preciso usar o formato favorecido pela ferramenta e seus usuários, as mensagens curtas. Em poucas palavras mostre a identificação da empresa, os valores e, claro, a oferta.
O ideal é mandar mais de uma mensagem desde que sejam curtas. Não é por má vontade, mas na maioria dos casos as pessoas deixam para depois uma mensagem longa demais e simplesmente esquecem de ler.
Use a criatividade
O terceiro passo é vital para atrair clientes da forma correta. Pode ter certeza de que a ideia de usar essa ferramenta já não é mais tão “nova” assim, portanto é necessário ter um diferencial. Este se dá através de mensagens personalizadas.
É claro que facilita usar mensagens automáticas, mas aproveite isso para fazer textos criativos e criar uma lista personalizada para atender cada cliente com a mensagem específica, de acordo com a sua necessidade. Existe uma técnica para isso, chamada fluxo de nutrição, que originalmente é feita com e-mails — mas o mesmo raciocínio pode ser aplicado no Whatsapp.
Direcione o cliente
O último passo é importantíssimo: direcionar o cliente para uma ligação. O atendimento por telefone dá mais espaço ao vendedor para apresentar a empresa e fazer um pitch de vendas mais assertivo.
O que é e como funciona o WhatsApp Business
De olho no fato de que as empresas usam cada vez mais essa ferramenta, os criadores do app lançaram no mercado o WhatsApp Business, uma versão voltada para as empresas. Nela é possível ter:
- Disparo de mensagens automatizadas;
- Respostas rápidas;
- Categorização dos contatos com etiqueta;
- Envio de mensagens interativas;
- Mostruário dos produtos em catálogo;
- Pagamentos direto pelo app.
Além dessas funcionalidades, que são exclusivas desta versão do aplicativo, só o fato de o Whatsapp Business estar separado da conta pessoal do vendedor já traz um ar de profissionalismo maior à sua empresa e mais privacidade aos funcionários.
Utilize as ferramentas que a rede social proporciona para converter clientes fiéis
A estratégia de usar redes sociais para ampliar a influência depende muito do conhecimento que você tem do público. Se a sua persona é muito conectada, vale a pena o investimento nesses meios de comunicação.
Mas é interessante notar que cada vez mais pessoas estão nas redes sociais com frequência, então em breve isso nem será uma questão.
A realidade é que as redes sociais possuem um potencial gigantesco e através delas você pode apresentar os produtos, abordar assuntos com conteúdos relevantes, interagir nos comentários, fazer vídeos, stories e realmente criar uma rede de seguidores online, dos quais você pode tirar uma lista de leads e depois encaminhar para o Whatsapp.
Assim dá para notar o quanto esses aplicativos rotineiros são importantes na hora de tocar os negócios, não é mesmo? Quer aprender mais sobre o poder do Whatsapp para atrair clientes fiéis?
Conheça mais dicas estratégicas em nossas redes!