Se falando de Marketing Digital e vendas na internet, não há como negar que o Inbound Marketing é que mais traz resultado e tem até hoje se mostrado o maior responsável pelo sucesso de diversas empresas, auxiliando na criação de uma presença digital que de fato tenha alguma relevância. E para que o inbound seja corretamente aplicado, é preciso seguir quatro passos que levarão o seu negócio à glória do sucesso digital.
Esses quatro passos do sucesso são a base, o alicerce, de toda e qualquer estratégia a ser traçada para atingir um público tão conectado. Isso é incontestável e os cases de sucesso para a comprovação da técnica são inúmeros. Já se foi a era em que os consumidores se contentavam em receber informações de forma unilateral.
Para ter sucesso na era do boom tecnológico é necessário considerar que agora, a conversão de desconhecidos em clientes se dá na base da conquista, onde a sua marca precisa de fato merecer a atenção, a fidelidade e o dinheiro dos consumidores.
Nessa fase, o seu possível cliente é um desconhecido, e ele desconhece a sua empresa também. Esse consumidor em potencial não sabe como funciona seu produto, ou o seu serviço, e muito menos sabe que precisa das suas soluções. Olhando assim, fica claro que é importante desenvolver um conteúdo que o atraia e que aos poucos mostre o quanto suas soluções podem ajudá-lo.
Seja em alguma “dor de mercado” que ele tenha, e que às vezes ainda nem sabe que tem. Não se deve, no entanto, fazer um marketing de interrupção descarado, o efeito disso será contrário ao que você quer. É preciso que esse prospect se identifique com esse problema e veja valor em suas soluções. Nisso a sua equipe de venda e marketing pode ir preparando-o para um possível contato comercial.
Depois de atrair seu público, o objetivo é transformá-lo em um prospect conhecido e criar com ele um relacionamento. De fato nutrir essa relação cliente / empresa ao ponto dele conseguir prosseguir com mais informações dele como email, telefone, nome completo, entre outros dados,
Nessa etapa, você pode considerá-lo um lead em estágio de qualificação. Já será possível fazer uma prospecção direta, ações de cadastros com “call to action”, landing pages específicas, formulários e trabalho de relacionamento já que quanto mais você conhece o cliente, ele também conhece o seu serviço e pode considerá-lo digno de uma compra.
Nesse momento é a hora de efetivar um lead em cliente. Depois que você converteu esse lead e fez um trabalho de qualificação já poderá identificar as “oportunidades” que cada cliente em potencial pode gerar para seu negócio. Algumas ações diretas podem ser feitas, distintas de acordo com o segmento.
Podemos como exemplo citar reuniões e apresentações, e-mails Mkt segmentados para a base, trilhas da ferramenta entre muitas outras coisas que poderão ajudar o time a conseguir esse a efetivação da venda. O bom gerenciamento do funil de marketing com informações de conversão da equipe comercial para definição de ações personalizada pode ser uma das mais rentáveis opções e que traz grandes resultados.
Agora você já tem nas mãos um cliente efetivo. Ele já conhece suas soluções, já testou e já conhece os benefícios que a sua empresa proporcionará para ele. Nesse momento será preciso encantá-lo com um pós-venda diferenciado e personalizado, para que ele se sinta especial por fazer parte do seu grupo de clientes, sinta-se privilegiado por poder adquirir os seu serviço ou produto.
É quando você conseguirá conquistá-lo e fazer com que o engajamento entre cliente / empresa aconteça de fato. Será hora de nutrir ainda mais o relacionamento de vocês, ele precisa se conectar com o DNA da marca e compartilhar dos mesmos posicionamentos. Como exemplos podemos citar uma empresa que faz isso de forma brilhante: a Apple.
Todos esses passos são o pilar de qualquer estratégia baseada em Inbound Marketing porque eles fazem parte do funil de vendas que deve ser implantado desde o início. E saber como de fato aplicá-los dependerá única e exclusivamente da sua estratégia e do seu nicho de atuação. São eles que guiam o Inbound a um sucesso tão absoluto.
Isso acontece porque permitem à marca ver e entender seus consumidores como indivíduos com seus próprios traços, gostos e costumes e permitem à empresa traçar estratégias individuais que abordaram o lead, ou consumidor em potencial,da forma certa, na hora certa e com a proposta certa. Uma vez que se entenda a importância destes quatro passos se conseguirá traçar uma estratégia de sucesso e que gere resultados reais.
Gostou do conteúdo, então se quer ficar por dentro de tudo, assine a nossa Newsletter!