Um bom negócio precisa de diversas partes para se desenvolver de maneira competente, independente de qual é o segmento que atue, ou do tamanho da empresa, para que ele alcance o sucesso ou se mantenha com uma boa lucratividade, é fundamental que ele possua algumas peças-chave, como um armário de aço 2 portas, uma geladeira, um fogão e uma pia, que juntos constituem e formam a base de uma cozinha.
Entre os elementos básicos de qualquer empreendimento, podemos ressaltar a parte financeira, administrativa, o RH e o sistema operacional, esses são setores fundamentais dentro de qualquer negócio, mas além desses existe um específico que queremos falar hoje que funciona como o braço direito de qualquer empresa: o marketing.
Esse que é o segmento que faz parte do setor comercial, e tem atuação direta no relacionamento com o público, divulgação de produtos e serviços, fortalecimento da marca, e muitos outros benefícios, no texto de hoje, iremos falar tudo sobre o marketing e os motivos dele ser considerado como o braço direito na construção do seu negócio, bora conferir? Vamos lá!
Antes de mais nada, o que é o marketing?
Por mais que essa seja uma das áreas mais populares da atualidade, e provavelmente uma das mais importantes dentro da comunicação, ainda existem pessoas que não sabem ao certo, o que é o marketing, bom esse é um segmento focado na geração de valor sobre o produto, serviço ou sobre a própria marca, que tem como finalidade, atrair e fidelizar clientes.
Porém, se engana quem pensa que marketing é apenas fazer anúncios ou realizar a propaganda de um produto, ele vai muito além disso, essa área reúne um conjunto de estratégias no processo de criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para os consumidores.
Ou seja, essa é a área responsável por consolidar a sua empresa dentro do mercado, por esse motivo, ela é considerada para muitos, como o braço direito de qualquer operação, dificilmente você vai conseguir expor todas as raízes do seu negócio sem usar o marketing, ele trabalha desde os brindes corporativos dados para os colaboradores internos até a divulgação da sua imagem de forma internacional, acredite, sua expansão é grande e sua importância também é.
Muitos encaram o marketing como uma ciência, uma arte de explorar, criar e entregar valor em relação às necessidades das pessoas, é preciso entender desejos, solucionar problemas e acima de tudo, saber colocar o consumidor no centro de tudo.
Construção completa da imagem da sua empresa
O marketing tem um papel importante na construção completa da imagem da sua empresa, é ele quem constrói o seu branding, define como ele será, e estabelece toda a parte visual da sua empresa, fazendo com que ela de fato, se torne uma marca.
A precificação dos produtos e serviços, a definição estética do logotipo e das cores, o nome, e até mesmo o design, tudo é feito através do marketing, toda a construção da sua imagem, a forma como as pessoas olham, tudo é referente a essa área, e cá entre nós, o que seria de uma empresa sem a sua marca?
Vender mais, atrair mais e fidelizar mais!
Quem não gosta de vender mais? Ainda mais na construção de um negócio, onde o começo acaba sendo nebuloso e muitas vezes incerto, e é claro que o marketing ajuda e muito nesse sentido.
É graças a ele, que são boladas estratégias publicitárias colocando produtos e serviços no mercado de maneira inteligente, é graças a ele que você entende as necessidades e desejo do seu público, sabendo como abordá-los, de que maneira e com qual eficiência. Se você trabalha com cantoneira de alumínio, por exemplo, o marketing é a melhor maneira de tornar o seu produto atrativo para o consumidor.
Com ele você consegue vender mais, atrair mais e fidelizar mais, o marketing estabelece uma conexão forte com o público, fazendo com que a última decisão de compra seja mais fácil de ser tomada, além de estabelecer um relacionamento duradouro, que fideliza e transforma clientes em verdadeiros fãs da marca.
Aumenta a visibilidade e faz com que seu negócio se torne alguém no mercado
Construir um negócio requer tempo, esforço e muita paciência, mas esses fatores podem sim, serem alcançados através do marketing, ele é capaz de aumentar a sua visibilidade, fazendo com que mais pessoas cheguem e conheçam mais sobre a sua marca.
Afinal, do que adianta ser inovador, produzir um compressor de ar industrial de qualidade se ninguém está vendo ou tendo contato com aquele produto? Quanto mais se utiliza o marketing, mais visibilidade você ganha, e consequentemente, mais sucesso alcança.
Constrói boas relações e inicia relacionamentos externos e internos
Mas o marketing vai muito além de vendas ou divulgações, ele retrata o bom relacionamento, o crescimento de um vínculo e o início de uma aproximação entre uma marca e o seu consumidor, mas mais do que isso, o marketing também atua de maneira interna.
Ele não só ajuda no relacionamento externo, como também atua no engajamento dos colaboradores, fazendo com que a sua empresa cresça de dentro para fora, antes de expandir o seu mercado.
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Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.