O marketing de busca é uma das principais estratégias do marketing digital. É utilizado para que o potencial cliente encontre seus conteúdos com mais facilidade, proporcionando uma melhor relação com a marca, além de oportunidades de negócio.
Ele pode ser aplicado de forma paga ou orgânica, e todos sabem que uma das grandes revoluções da história foi a internet.
Ela potencializou diversas novas perspectivas sobre o universo das coisas, e com relação ao mundo dos negócios a revolução é ainda maior, e um dos responsáveis por essa mudança é o marketing de busca.
Antigamente uma empresa dependia somente da propaganda boca a boca, do rádio e da TV para vender. Hoje em dia, os buscadores da internet monopolizam integralmente esse trabalho.
O marketing de busca
Marketing de busca é uma estratégia digital voltada para o universo da internet, mais especificamente para os mecanismos de busca. Fica óbvio quando falamos de mecanismos de busca, que o primeiro e o principal deles certamente é o Google.
Dessa forma, o marketing de busca visa colocar a página de sua empresa no topo da página principal do Google quando um usuário buscar por “ltcat valor”, se esse for o seu nicho de trabalho.
Isso não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível, então vamos conferir mais sobre o assunto.
Como funcionam os buscadores?
Plataformas de serviços como o Google existem para que você encontre tudo que você precisa ou busca.
Você pode encontrar uma loja de chapéus franceses, uma oficina especializada em atender mulheres ou uma empresa que vende vestidos usados de noiva.
O universo é infinito, assim como as possibilidades, e isso pode até parecer caótico, mas na verdade não é. Os buscadores contam com milhares de algoritmos que:
- Hierarquizam os conteúdos;
- Organizam as áreas temáticas;
- Dividem as opções para os internautas;
- Lapidam as informações;
- Entregam a informação mais precisa possível.
O objetivo de sua empresa de cerca de proteção para muro deve ser chegar ao topo dessa hierarquia dentro de seu nicho, é claro.
Supondo que sua empresa seja uma loja de roupas que possui um espaço físico na região do centro de São Paulo, o objetivo de sua empresa deve ser estar entre as primeiras respostas quando alguém buscar por “loja de roupa no centro de São Paulo”, por exemplo.
Como chegar ao topo dos buscadores?
Existem duas opções possíveis para ter um bom ranqueamento feito por mecanismos de busca como o Google. A primeira forma parte de um investimento em links patrocinados que ganham divulgação momentânea nos buscadores, com uma divulgação robusta.
A outra opção é mais difícil, demandando tempo e trabalho, mas é gratuita e rende resultados por mais tempo.
Essa opção é o SEO, ou Search Engine Optimization, que em português pode ser traduzido como Otimização para Mecanismos de Busca, e deve ser trabalhado por sua empresa de painel modular.
Escolhendo essas opções para aplicar em seu negócio
Ao fazer uma busca no Google ou em outros buscadores, a primeira coisa que acontece é o redirecionamento para uma página de resultados, conhecida como SERP, sigla que em português significa Página de Resultados de Mecanismos de Busca.
Nessas páginas os conteúdos estão divididos em duas partes. Os primeiros 4 resultados do topo são os chamados links pagos. Depois deles estão os conteúdos mais relevantes para o termo que você pesquisou no buscador.
Se o seu negócio quiser chegar ao topo por meio de links pagos, o seu trabalho será produzir um conteúdo para fisgar o clientes, de forma que de fato gere resultados, dentre outros objetivos.
Chegar ao topo dessa forma é a tarefa mais fácil, pois será consequência de um investimento financeiro. Por isso a necessidade desse retorno é muito maior que o investimento feito, ou não valerá a pena.
Para aparecer no topo dos resultados do Google e para fazer patrocínios, a ferramenta que sua empresa de aluguel de andaimes preço deve usar é o Google Ads.
Chegando ao topo através de SEO
O SEO é a forma mais difícil, mas os resultados, quando conquistados, são fantásticos para sua empresa. Trabalhar o SEO de suas páginas envolve um conhecimento aprofundado, por isso é fundamental estar sempre estudando.
Existem muitos tutoriais e artigos como este que te oferecem conhecimentos e conteúdos qualificados.
Como falamos, o Google filtra todo o conteúdo para organizar e hierarquizar. É possível você fazer tudo certo e os resultados ainda assim não aparecem de imediato. O importante é não desistir, pois as chances dos resultados surgirem em algum momento são grandes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.