Você sabe porque é importante acompanhar a taxa de cliques da sua empresa?
Bom, o e-mail marketing é uma das formas mais populares e eficientes de ter um relacionamento com os seus Leads e clientes, afinal ele é um canal aberto e direto de comunicação com as pessoas e consegue fazer com que elas adquiram seus produtos.
Sendo assim, para que uma empresa de afiação de facas, por exemplo, consiga medir o sucesso desse canal de comunicação, ela precisa analisar a taxa de abertura de e-mails, pois é a partir dela que você sabe se essa estratégia está funcionando.
Para te ajudar e entender melhor sobre essa estratégia, continue lendo esse artigo, separamos tudo que você precisa saber sobre o tema.
Importância de acompanhar essa taxa
É importante que você saiba que a taxa de abertura de e-mail não diz ao certo se o Lead leu todo o e-mail, mas ele é importante pois é uma espécie de termômetro para descobrir pontos importantes como:
- Saber qual o melhor horário para mandar seus e-mails;
- Definir o melhor assunto em um teste A e B;
- Medir os resultados da campanha;
- Identificar a atratividade da sua campanha.
Sendo assim, se a sua empresa de máquina de fabricar velas de parafina, por exemplo, envia e-mails que sejam relevantes e com uma certa frequência, mantendo sua lista engajada, existem grandes possibilidades de garantir uma boa performance.
Para que você consiga analisar essa métrica é importante que faça um teste, sendo assim, divida sua lista em A/B e mande um assunto para o grupo A e outro para o grupo B, com isso você saberá qual é o melhor assunto e consegue seguir uma linha.
Principais métricas do e-mail marketing
As métricas tornam possíveis com que você identifique os seguintes aspectos:
- Se os CTAs estão estimulando o Lead;
- Se a oferta divulgada foi capaz de gerar vendas;
- Se o assunto está atrativo para o Lead.
É importante que você saiba que até o momento em que o e-mail é disparado passando pelo momento que o cliente analisa se vale a pena o aluguel de betoneira 250 litros preço, por exemplo, até efetuar de fato a compra é um longo caminho.
Esse caminho é cheio de processos e pode ser dividido em alguns passos, sendo assim a quantidade de leads que chegam até o final desse funil não é a mesma da quantidade de cliques.
Por isso que medir o sucesso da sua campanha de marketing, usando uma única métrica é impossível, sendo assim é necessário que as seguintes métricas sejam avaliadas:
- Taxa de Entrega;
- Taxa de Clique;
- Taxa de Conversão;
- Taxa de Abertura.
Após a análise desses conjuntos de indicadores a sua empresa irá entender o que precisa ser melhorado para obter um melhor retorno de cada ação, além de entender o que de melhor funciona para esses Leads e clientes.
Como saber se minhas métricas de e-mail estão boas?
Grande parte das ferramentas de E-mail Marketing, oferecem uma série de relatórios e métricas para que você saiba se elas estão boas ou não, portanto, é fundamental que você as entenda, pois só assim chegará a uma boa análise.
É isso que permite o retorno real das campanhas além de claro saber no que você pode melhorar, mas afinal, o quanto é uma boa taxa? A taxa de entrega ideal precisa se manter acima dos 95%.
Já a taxa de abertura é o número de usuários que abriu a mensagem, dividido pelo número de usuários que receberam, sendo assim:
- Acima de 20% é muito bom;
- Entre 10 e 20% é bom;
- Entre 6 e 10% é considerado normal;
- Abaixo de 6% começa-se a ter um desempenho fraco.
A taxa de cliques está diretamente relacionada com a taxa de abertura dos e-mails, sendo assim elas devem ser avaliadas em conjunto, de modo geral uma taxa de cliques acima de 3% é considerada boa e abaixo de 1% é ruim.
A taxa de conversão representa os Leads que realizaram a ação pretendida que pode ser, por exemplo, verificar o criolipólise valor da sua empresa e com isso efetuar a compra, por isso a forma de calcular depende do objetivo do e-mail enviado.
Mas de modo geral, acima de 20% é excelente, entre 10% a 20% é boa, abaixo de 10% já é ruim. Para melhorar as suas taxas é fundamental que:
- Tenha atenção ao timing no envio do e-mail;
- Avalie os melhores dias e horários para os envio;
- Tenha um objetivo claro na estratégia de cada e-mail;
- Crie estratégias conforme a base de Leads;
- Formate todos os e-mails de forma clara, objetiva e personalizada.
Seguindo essas dicas, você conseguirá ver uma grande diferença em seus resultados. Portanto, planeje bem e faça com cautela.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.