Você tem ideia do que significa Landing Page? Se você investe em marketing digital, é filiado a alguma plataforma ou mesmo vende seus produtos online, com certeza já ouviu esse termo por aí.
Quem pensa em começar a trabalhar com Inbound Marketing precisa saber que a Landing Page é um dos pilares de qualquer estratégia.
Através dela é possível transformar, de maneira rápida e direta, um lead em um cliente convertido. Com alguns cliques, é possível simplesmente pegar uma oportunidade e de fato transformá-la em venda, por isso essa estratégia é tão popular!
Basta pensar na quantidade de recursos, tempo e esforços gastos para gerar leads através de redes sociais, anúncios, conteúdos de blogs, entre outros meios, para se render a praticidade da Landing Page.
O que significa Landing Page e o que é?
Uma Landing Page pode ser definida, de forma resumida, como uma página online (relacionada à uma marca) cujo foco principal é a conversão.
É interessante notar o significado do inglês para o português, que quer dizer “página de aterrissagem”. A ideia é essa mesma: direcionar o cliente para que ele “pouse” no lugar correto após fazer a navegação pelos canais da marca.
Uma característica marcante da Landing Page é a pouca quantidade de informações. É preciso ter em mente a missão: focar o lead, levando seus olhos para um ponto principal da página. Quanto mais limpa, direcionada e ausente de informações em excesso, melhor será a LP.
O que é a landing page na prática?
Para entender ainda melhor o que significa Landing Page na prática, vamos nos ater às suas características principais, indispensáveis nessa “página de aterrissagem”.
- Uma headline;
- Um pouco de texto bem focado na necessidade do lead;
- Um call to Action presente e bem posicionado;
- Poucas imagens;
- Página curta.
Esse tipo de página precisa ser pequena. O lead não deve ativar a barra de rolagem “infinitamente”, pois tudo o que ele precisa estará na página, disposto em poucas informações.
O importante aqui é trabalhar o aspecto do copywriting, de forma a produzir um texto conciso, eficaz e persuasivo.
Normalmente, as pessoas que usam a internet costumam ter muitas abas do navegador abertas ao mesmo tempo. Simultaneamente, acompanham vídeos, músicas, anúncios, notícias e, claro, uma possível landing page. É com esse tipo de distração que o seu conteúdo concorre o tempo inteiro.
Por que usar landing page nas minhas estratégias de venda?
Vamos imaginar o seguinte cenário: uma empresa de objetos de decoração e reforma mantém um blog de sucesso, com milhares de visitas diárias. Os conteúdos são excelentes, pessoais, variados, informam e divertem.
Essa estratégia de marketing de conteúdo é perfeita! O engajamento orgânico é invejável. Mas os leitores do blog apenas ficam ali, nos artigos, e não fazem nada além disso.
Para a empresa isso representa um problema, já que tempo e recursos são investidos para produzir artigos de qualidade no blog, ainda mais com frequência. Para que esses esforços não sejam vãos, é preciso inserir uma Landing Page no processo.
Em um artigo de blog, é possível colocar, com um simples link, um caminho para que o leitor chegue até a landing page. Se o blog é focado em informar, a Landing Page é focada em provocar o lead a tomar uma atitude — que geralmente é a conversão.
Por isso a Landing Page deve ser vista como uma ferramenta de vendas fundamental. Além de blogs, é possível linkar a landing page através de posts em redes sociais, mensagens de atendimento, e-mails e até mesmo material gratuito, como e-books e guias.
Qual a diferença de uma landing page para uma página de vendas?
Após entender o que significa Landing Page do ponto de vista da conversão, a dúvida mais comum é a diferença dela para uma página de vendas comum. Aliás, por que ter uma Landing Page se é possível simplesmente focar a atenção na página de vendas?
A diferença entre uma Landing Page e uma página de vendas comum está no escopo. Ou seja, a Landing Page tem foco na conversão, mas faz bem mais do que vender, ao passo que a página de vendas é focada somente em vender.
As Landing Pages podem ser feitas para:
- Inscrever leads em eventos, como webinars;
- Ganhar mais seguidores nas redes sociais;
- Fazer captura de leads, com preenchimento de formulários;
- Converter leads.
Perceba que o poder das Landing Pages é muito mais abrangente do que de um site, um blog ou uma página de vendas, abriga elementos de cada um deles de maneira ultra focada.
Vale a pena ou não investir em landing page?
Agora que entendemos o que significa Landing Page, podemos dizer com segurança: vale muito a pena. É possível gerar oportunidades com uma economia considerável.
Que saber ainda mais sobre o que significa Landing Page e como trazer essa prática para seus negócios? Fale com nossos especialistas e saiba sobre estratégias de inbound!