A experiência do usuário e a segurança de dados se tornaram um dos pontos de maior preocupação, principalmente com a notícia de que os cookies serão desativados em breve.
Para a publicidade, os cookies têm grande importância no que se trata da coleta de dados e melhoria da experiência do usuário, possibilitando a criação de estratégias mais efetivas no que se trata de negócios.
Sendo assim, fica a pergunta: será que a indústria de publicidade está preparada para um futuro sem cookies? Como lidar com essa mudança tão drástica? É o que você irá descobrir neste artigo.
Boa leitura
O que são cookies e por que são tão importantes?
De modo muito simples, os cookies são uma espécie de arquivos de texto enviados ao navegador quando o público visita o site. Ele coleta e armazena dados do usuário a fim de melhorar a experiência do usuário.
Basta observar que em alguns sites existe a notificação afirmando que a utilização dos cookies para melhorar a experiência está ativa e perguntando se o usuário permite o acesso a essas informações.
Assim, sempre que este usuário retornar ao site, ele será carregado muito mais rápido e de acordo com as preferências do público.
Em um site de compras, por exemplo, são coletados dados como interações, preferências de consumo e até mesmo o registro do último carrinho e dos itens deixados em aberto.
Todas essas informações têm um único objetivo: melhorar a experiência do usuário e otimizar o acesso, tornando as estratégias de marketing muito mais efetivas.
O fim dos cookies e seu significado para a publicidade
De fato, os movimentos em prol do fim da utilização de cookies têm o principal objetivo de proteger o público. Porém, para a publicidade, esse acontecimento significa mais trabalho, principalmente na coleta de dados e na atração do público-alvo correto.
No caso dos anunciantes, o fim dos cookies aponta para a redução dos dados do usuário, impactando diretamente no trabalho realizado atualmente.
Por isso, serão necessárias novas estratégias e mecanismos que garantam a coleta de dados, e claro, a segurança da informação, garantindo que o usuário esteja seguro no ambiente digital.
Como lidar com o fim dos cookies
Um dos primeiros passos para lidar com o fim dos cookies é buscar a melhoria da experiência do usuário de forma direta, ou seja, sem depender de terceiros.
Sendo assim, é importante que você tenha um site focado na experiência do usuário, e atualmente alguns criadores de sites gratuitos permitem que você crie HTML5 responsivo, voltado para a experiência e segurança de quem navega pelo seu site. Quando falamos de sites responsivos, estamos nos referindo àqueles que tenham um visual agradável e leve, tal como rapidez no acesso e carregamento, permitindo que o usuário navegue com segurança.
Também é importante que você ofereça conteúdos interativos, coletando os dados diretamente dos consumidores e criando uma relação mais estreita com o público, sem comprometer a segurança da informação.
Por isso, é muito importante a criação de estratégias que proporcionem a fidelização dos clientes, já que a previsão é que até o ano de 2023 os cookies sejam desativados, principalmente em navegadores como o Google Chrome.
Outro detalhe que deve ser considerado ao lidar com os cookies é a transparência e a segurança da informação, sempre respeitando o previsto pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
E já que estamos falando de segurança da informação, você deve se preocupar também com a privacidade das informações coletadas, que inclusive deve estar bem clara em seu site, com uma linguagem clara para que todos os usuários compreendam.
Ou seja: o fim dos cookies está cada vez mais próximo, e por isso é importante que você já esteja preparado para lidar com as novidades e assim garantir a segurança e a experiência do seu usuário.