Planejamento estratégico: o marketing começa com a gestão financeira 2

Uma estratégia bem montada tem a ver com a definição de um objetivo, bem como as ações necessárias para chegar até lá e o mapeamento dos recursos que serão usados para este trabalho.

Vale ressaltar, que isso é possível de ser feito em qualquer ramo, desde o de materiais esportivos até os menos conhecidos, como avental de chumbo. O planejamento estratégico pode, além de tudo, criar impulso e fazer com que a sua marca fique à frente das concorrentes. Mas lembre-se, isso requer disciplina a longo prazo para lidar com novas oportunidades e adversidades imprevistas. Ficou curioso com o tema e deseja compreendê-lo melhor? Então, vem com a gente!

O que é Planejamento Estratégico?

Este é o processo de definir as metas de sua organização para o futuro imediato e pelas quais essas metas serão alcançadas. Elas estarão dotadas de recursos e deve ser apresentado a um conselho, que concorda (ou não) que a organização precisa melhorar nos próximos anos. 

Na prática, é uma porta de entrada para inovação, mudança cultural e estratégias para gerenciar um ambiente repleto de alterações. Isso fortalecerá o dia a dia, assim como a instalação de câmeras fortalece a segurança de um edifício.

Os primeiros modelos de planejamento estratégico se deram na década de 1960 e lidam com análises quantitativas. Mas com o passar do tempo e as adições tecnológicas, isso já entrou em desuso.

Os modelos tradicionais de planejamento são rígidos e complicados. Mas, talvez, o maior impedimento de todos se dê pelo fato de que nunca foi tido como visionário, ao contrário do que ocorre hoje.

A metodologia de planejamento estratégico é completamente diferente. Tudo porque é possível fazer esta orientação em etapas. Haverá, portanto, amadurecimento e alto desempenho, além de geração de adesão de seus clientes interessados e a incorporação dos principais processos operacionais. Comparativamente, é como se uma marca adquirisse uma nova máquina de balança dinâmica e conseguisse minimizar o tempo de entrega dos produtos.

Um bom plano estratégico garante que as prioridades certas sejam definidas e que materiais sejam alocados para as áreas certas. Quando a inovação é incentivada e recompensada, haverá flexibilidade na mentalidade e nas atitudes de todos os envolvidos.

A verdade é que você não precisa mais contar com a sorte para que seu planejamento dê certo. Usando essas ferramentas, você estará pronto. 

Mais sobre planejamento estratégico

Quando o planejamento estratégico é bem feito, você não precisará se preocupar com os demais gestores, pois eles saberão claramente o que deve ser feito para manter todas as coisas no lugar. 

Desta forma, existe a necessidade de que reuniões sejam feitas para avaliar o que vem sendo concluído e seguido com louvor e outras partes, que deverão ser alteradas ou mesmo excluídas. Explore questões estratégicas emergentes dentro da estrutura de governança, finanças, risco e conformidade.

Todos irão capturar novas ideias e oportunidades que, ao longo do tempo, foram perdidas. Some isso à flexibilidade de se realinhar a qualquer ambiente em mudança. Tudo isso é possível quando se tem as ferramentas certas nas mãos.

Facilitando os processos do planejamento estratégico

Você precisa fazer com que documentos como relatório anual, finanças, atas do Conselho e etc, estejam em suas mãos para decidir quem deve fazer o que nas etapas do planejamento. 

A recomendação é para que diretores e outros colaboradores com experiência sejam convidados a participarem dos encontros. Além dos principais interessados ​​que entendem o ambiente em que você trabalha, por exemplo, funcionários e membros-chave, seu principal órgão de financiamento etc. Em média, uma equipe de 15 a 20 pessoas funciona muito bem.

Esse número pode ser tão fundamental quanto um regulador de tensão para componentes elétricos, por exemplo. Ter pesquisas referentes a alguns nichos específicos, tais como: a equipe de planejamento, membros da sociedade e outros, transformará essas dúvidas em dados que resumiram questões relevantes desta preparação.

Sem esse conceito em seu ramo, modelos que poderiam ocasionar grandes lucros, estarão fadados a serem esquecidos por falta de comprometimento e alinhamento dentro da cultura empresarial.

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Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

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