Plataforma de vendas online: como começou o Mercado Livre

Plataforma de vendas online: como começou o Mercado Livre 2

Uma era digital requer mudanças em todos os setores. E no universo das vendas isso não é diferente. Até porque compras rápidas, variedade de produtos e entregas eficientes são praticidades desejadas por um público cada dia mais exigente. Por essa razão, uma plataforma de vendas online tem se destacado na internet. O Mercado Livre conquistou um período muito sólido e em 2020 faturou mais de 1 bilhão de dólares. 

Quer conhecer um pouco mais sobre essa empresa? Confira o texto na íntegra. 

O que é uma plataforma de vendas online?

Uma plataforma de vendas online, denominada também e-commerce, consiste em um sistema virtual que permite a criação de lojas virtuais e o anúncio de produtos. Assim, sem a necessidade de criar um site próprio, o vendedor pode desenvolver seu negócio e gerenciar suas vendas em um “local” já conhecido e repleto de clientes. 

Além disso, as outras vantagens consistem na possibilidade de vender 24 horas e no sábado e domingo, na apresentação dos produtos por meio de fotos, vídeos e descrições, no controle dos pedidos e também no gerenciamento do processo de entrega. Ah, sem contar o pagamento facilitado por meio de cartões. 

O que é o Mercado Livre?

Como é possível imaginar, o Mercado Livre é uma das melhores plataformas online. A empresa de tecnologia foi fundada em Buenos Aires no ano de 1999 e, atualmente, está presente em 18 países, o que inclui o Brasil. 

O princípio da empresa constitui-se da democratização do comércio eletrônico através de uma plataforma de qualidade que possibilita a compra, a venda, o pagamento, o envio, o anúncio e o gerenciamento de negócios no ciberespaço. 

A plataforma permite a venda de produtos novos e usados, bem como conta com seis mil buscas e nove vendas por segundo, sendo uma potente contribuição para a população brasileira que vive de uma renda única. 

Vale ressaltar também que o Mercado Livre é o 5º site mais acessado no Brasil, sendo a maior plataforma de comércio eletrônico do país. 

Sustentabilidade 

Além do sucesso e das facilidades de venda proporcionadas, a plataforma de vendas online estabeleceu um compromisso com o planeta, investindo em sustentabilidade. 

Assim, a estratégia sustentável consiste em diminuir os efeitos e o impacto no meio ambiente, contribuir com o fortalecimento de organizações sociais das comunidades que integram, e, por fim, fomentar o empreendedorismo na base da pirâmide.

Serviços oferecidos

O Mercado Livre, de modo geral, visa oferecer soluções para a compra e venda na internet. Para essa potencialização, há 5 serviços especializados:

  • o Marketplace, espaço online em que os produtos são ofertados e acontece todo o processo de compra.
  • o Mercado Pago que viabiliza o pagamento tanto na própria plataforma como em lojas físicas. Esse recurso garante a segurança das transações online no Mercado Livre e em outros sites. 
  • o Mercado Envios, gestão de logística da empresa, possibilita o cálculo de frete nos anúncios do marketplace e oferece etiquetas pré-pagas para facilitar o envio dos produtos. Além disso, ainda há a opção de coleta de devoluções. 
  • o Mercado Livre Publicidade, responsável pela divulgação dos produtos e empresas. 
  • o Mercado Livre Shop que permite a criação de uma loja virtual personalizada e com domínio próprio. 

Como começou?

Fruto de um sonho de revolucionar o mercado de vendas online da América Latina, o Mercado Livre foi idealizado na Universidade de Stanford em 1999. Marcos Galperin, graduando de MBA na época e fundador da empresa, trabalhou com um grupo de empreendedores e, em agosto do mesmo ano, criou a plataforma de vendas online na cidade de Buenos Aires, Argentina. 

No Brasil, a empresa foi aberta em outubro de 1999 por Stelleo Tolda, representante da empresa no Brasil e membro do grupo que pensou na empresa. A sede brasileira está localizada em Osasco e tem como apelido “Melicidade”, uma junção da abreviação MeLi e da palavra felicidade.

Apesar de uma reputação inquestionável, a empresa já sofreu com um receio dos clientes brasileiros, já que no começo, quando o e-commerce ainda não era muito utilizado, tinha poucas estratégias de SEO, as atividades do Mercado Livre eram vistas com desconfiança pelos usuários. Atualmente, a empresa conta com mais de 211 milhões de usuários na América Latina.

Se você gostou de conhecer a história da melhor plataforma de vendas online do Brasil, curta e compartilhe este conteúdo!

Redatores da TechnoEasy
A TechnoEasy está sempre em busca de parcerias para oferecer às pequenas empresas o melhor conteúdo de tecnologia, negócios, empreendedorismo e transformação digital. Por isso, muitos de nossos conteúdos são produzidos por empresas e profissionais convidados. Se você quer colaborar, saiba mais ao clicar aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.