Marketing e sustentabilidade são duas áreas que podem conversar, mesmo que pareça que um não tem nada a ver com o outro.
Quando você escolhe comprar um produto ou contratar um serviço, a forma como a empresa trata questões como o meio ambiente e desigualdade social pode ser decisiva na hora de fechar o negócio.
A aquisição de serviços e produtos ecoeficientes está ganhando cada vez mais força e espaço. Partindo disso, podemos pensar na proximidade das ações de marketing com a sustentabilidade em sua empresa de caminhão de água potável, por exemplo.
Marketing e sustentabilidade: como aliar?
Antes de estar no serviço ou produto final, é preciso que a sustentabilidade esteja presente em toda sua concepção. Para garantir isso, é importante implementar alguns fatores na empresa, como proteção ambiental, responsabilidade social e segurança dos funcionários.
Ao tratar de proteção ambiental, estamos nos referindo a itens como o controle da poluição na fabricação do produto, reutilização de resíduos, reciclagem, entre outros.
A responsabilidade social se relaciona com as ações que a organização adota para contribuir para uma sociedade mais justa.
Por meio das ações de responsabilidade social, a empresa passa a ter uma postura positiva em relação à sociedade e contribui para o bem-estar de seu público interno e externo.
O público interno é importante para a sustentabilidade da empresa, pois pensar na segurança de seus funcionários durante a concepção de seu trabalho com locação de caçamba, por exemplo, é essencial.
Isso quer dizer que a organização deve criar um ambiente seguro para garantir que seus colaboradores não se prejudiquem, seja emocionalmente ou fisicamente quando estiverem produzindo em sua empresa.
Também é importante ter posturas que deixem o público interno da instituição confortável e apto para contribuir de forma positiva com a sustentabilidade do negócio. Algumas posturas e ações que devem ser adotadas para esse sentido são:
- Envolvimento dos funcionários em decisões importantes;
- Políticas de recursos humanos e gestão de pessoas ativas;
- O sentimento de orgulho de pertencer despertado nos funcionários;
- Forme o público interno com questões ligadas à sustentabilidade.
Afinal de contas, uma empresa engajada por dentro com sustentabilidade tem tudo para dar certo com o público externo também.
Marketing e sustentabilidade: ideias de ações
Após aplicar as soluções de sustentabilidade na concepção do produto ou serviço, é o momento de colocar em prática as ações de marketing voltadas à sustentabilidade.
Selos e certificações são uma boa forma de sua empresa que fura poço artesiano, por exemplo, mostrar para o consumidor de seu produto, que sua empresa preza pela sustentabilidade e busca selos e certificações que comprovam seu compromisso socioambiental.
Caso sua empresa tenha um produto final ao invés de um serviço, procure sempre usar matérias-primas para embalagem que não poluem ou poluem menos o meio ambiente.
Mesmo sabendo que não podemos julgar um livro pela capa, é decisiva a apresentação final do produto. Além disso, a sustentabilidade é um tema muito usado em programas de voluntariado empresarial.
Essa é outra forma de aplicar o marketing sustentável na sua empresa, alinhando esse foco com a área de responsabilidade social.
Outra forma de promover ações de marketing sustentável é apoiar campanhas de cunho social. Dessa forma, sua marca passa a ser atrelada com boas causas e aumenta o potencial de vendas.
Marketing e sustentabilidade: quais são os benefícios?
O marketing e a sustentabilidade trazem diversos benefícios para sua empresa, além de trazer benefícios também para o meio ambiente e para a construção de uma sociedade mais justa.
A primeira grande vantagem é o potencial aumento nas vendas. O consumidor entende como se estivesse fazendo uma boa ação ao adquirir um produto de uma empresa que preza pela sustentabilidade.
A imagem de sua empresa de licença prévia passa a ter um valor social agregado, indo além de produtos de boa qualidade.
Outro grande benefício é que seu negócio se torna uma referência para outras empresas, formando uma grande concorrente do bem que luta por um planeta mais saudável.
Considerações finais
Hoje em dia, o marketing sustentável não é simplesmente mais uma tendência que as empresas escolhem seguir.
Conforme os problemas ambientais aumentam e a sociedade se torna mais socialmente responsável, os consumidores buscam marcas que reflitam seus valores.
Uma pesquisa aponta que 77% dos consumidores afirmaram que as práticas de sustentabilidade das marcas são importantes para suas decisões de compra.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.