Se alguém te perguntasse quais são os meios necessários para fazer com que as estratégias de vendas no Marketing Digital funcionem, em algum momento você pensaria em conteúdo para mídias sociais?
É isso mesmo, nós estamos falando de Facebook, Instagram, LinkedIn, etc. As mídias sociais são indispensáveis para promover a visibilidade do seu produto e estreitar a relação com o seu público, ou seja, se aproximar dele, fidelizá-lo.
Então, quanta atenção você tem direcionado para as mídias sociais da sua empresa?
Existem algumas respostas possíveis para essa pergunta. Você pode dizer “nenhuma”, “muita”, “pouca” ou até que o seu negócio não tem mídias sociais. Se a sua resposta for “nenhuma” ou “pouca”, a intenção desse artigo é justamente essa, te mostrar, afinal, por que a publicação de um bom conteúdo para mídias sociais importa.
Caso sua empresa ainda não esteja no universo online, ao terminar esse texto você só vai ter uma certeza: a de que investir nas mídias sociais sempre será uma boa ideia.
Os benefícios são vários. Veja alguns abaixo:
- Economia: as mídias off tendem a ser mais caras que as mídias on;
- Autoridade: mostre que o cliente pode contar com a sua empresa;
- Educação: na hora de lançar um produto novo, por exemplo, o “terreno” pode pode ser preparado muito antes;
- Lucro: por fim, você consegue aumentar seu rendimento.
Por isso, vamos falar sobre a relevância da publicação de conteúdo no Facebook, seja produzindo seu próprio conteúdo ou realizando uma curadoria; a importância de desenvolver seu branding no Instagram; e gerar leads e autoridade por meio do LinkedIn. Vamos lá?
Facebook – Não viva só de “like”
De forma geral, as redes sociais vão bem além do número de likes em um post, os compartilhamentos ou o número de visualizações de um vídeo. No Marketing Digital, costumamos chamar esses quesitos de “métricas de vaidade”.
Essa é uma ideia bem difícil de ser dissuadida, mas saiba que o mais importante nesses números não são eles por si só, mas se eles colaboram com o objetivo do seu negócio.
O que você quer é vender mais, aumentar seu ticket médio e atrair futuros consumidores? Isso está acontecendo? Para que isso seja possível, você precisa descobrir qual o estágio do seu cliente aplicando o funil de vendas. Assim poderá criar uma estratégia eficaz, que inclui a produção de conteúdo.
O “compre aqui” está cada vez mais ficando para trás. Você precisa lembrar que, mesmo por meio da Internet, continua conversando com pessoas. E pessoas têm sentimentos, ideias, medos, problemas… Todos eles podem ser motivados e/ou resolvidos por um único social post.
As pessoas não querem mais discursos, elas anseiam por diálogo. Seja compartilhando a receita de um bolo, dando dicas de decoração, falando sobre a importância da saúde bucal… Elas querem aprender com o seu negócio e se sentir parte dele.
É a relevância do cliente que conta. Ele precisa ser importante para você, só então você se tornará importante para ele.
No Facebook é possível desenvolver publicações orgânicas, além de anúncios pagos a partir do Facebook Ads, para o seu nicho, segmentando o conteúdo (faixa etária, gênero, interesses pessoais, etc) ou para o mundo todo.
Instagram – Vá além de simples imagens
No Instagram é possível potencializar a identidade visual da sua imagem, porém dá para ir além. Não é porquê o foco da rede social são imagens que as legendas e a interação com o público deve ser deixada de lado, por exemplo.
As fotografias, as frases, a organização do feed e até mesmo as hashtags precisam estar em sintonia com o propósito do seu negócio, pois é essa junção que vai apresentar e estabelecer para o seu público o branding da empresa.
Mas, afinal, o que é esse tal de branding? O branding nada mais é do que o planejamento, a estruturação, gestão e promoção da sua marca por meio da identidade visual, desde a criação de uma logo, até os valores internos e externos da empresa.
Talvez você ache que não, mas tudo isso está sendo avaliado pelos seus possíveis consumidores. Tudo em uma empresa comunica, informa, diz algo, mesmo que você pense que não.
LinkedIn – Encontre profissionais, mas compartilhe conhecimento também
Na hora de divulgar ou buscar por vagas de emprego, o LinkedIn é a rede social mais querida e utilizada por recrutadores e profissionais.
Dezesseis anos depois do lançamento da empresa, em maio de 2003, ela alcançou pela primeira vez um lugarzinho ao sol no ranking “Marcas Globais Mais Valiosas 2019” elaborado pela consultoria Interbrand.
A explicação para essa valorização, seja ela financeira ou pública, é simples e nós vamos te contar.
Por muito tempo o LinkedIn foi tratado como uma plataforma que permitia consultar o currículo online de diversas pessoas. De três anos pra cá, o foco mudou: muito mais do que apenas permitir conexões, a rede social também se tornou um canal de grande potencial na hora de desenvolver Marketing Digital, seja ele corporativo ou pessoal.
Hoje em dia, você encontra no LinkedIn pessoas que compartilham diversas experiências, sejam elas vitoriosas ou frustrantes, com o objetivo de se conectar por meio da empatia; e empresas que dividem aprendizados internos, divulgam resultados, as causas que defendem, um blog e que até falam sobre seus colaboradores.
Algumas das ações sua empresa pode desenvolver no LinkedIn, que além do conteúdo orgânico também oferece anúncios pagos, assim como o Google Ads e o Facebook Ads, só para começar, são:
- Compartilhar os bastidores do seu negócio
- Interagir com outros profissionais
- Participar de grupos
- Pesquisar sobre o seu cliente
Vamos agir?
De conteúdos leves (social posts, por exemplo) até materiais ricos (ebooks, infográficos, entre outros), é preciso aproveitar as oportunidades que temos, inclusive as onlines, já que é praticamente impossível encontrar pessoas que não estejam conectadas em alguma mídia social.
Essas pessoas também precisam reconhecer e se conectar com a sua marca! Nós podemos agendar um bate-papo e descobrir como podemos aplicar todas essas ideias ao seu negócio. Não perca essa oportunidade de transformar a sua empresa e a sua vida. E aí, já agendou seu horário? Estamos esperando, em! Até a próxima.