Diversas marcas, sejam elas do ramo de material de construção, tubo flexível e qualquer outra, ainda não migraram para o digital, pois não sabem a importância de fazê-la. E isso é complexo, pois eles perdem valores substanciais.
Mas fique tranquilo, pois se isso vem ocorrendo com você, chegou ao lugar certo para tirar essas e tantas outras dúvidas. Portanto, continue com a gente e verá que esse conceito lhe renderá frutos a curto, médio e longo prazo.
O que é Marketing Digital?
Antes de entrarmos, de fato, no que o título propõe, especificaremos o que é o marketing digital. Esta é uma ferramenta estratégica para as empresas e consiste nos esforços traçados por qualquer marca no ambiente digital. Ou seja, quando uma marca de usinagem de precisão faz uso do Instagram, por exemplo, está atrelada ao MD.
Além disso, pode ser trabalhado de maneira interessante para aumentar a presença online, aumentar a retenção dos clientes e construir um grande número de leads de qualidade. Dentro deste setor temos também:
- O Inbound Marketing;
- O Marketing Interativo e;
- Relacionamento com o Cliente online.
Com a propagação da internet, os profissionais da área do marketing digital viram que as possibilidades de negócios se ampliaram se utilizassem o e-mail marketing, os podcasts e os vídeos.
Neste momento, a maioria das empresas já investe em Marketing Digital, com a maior parte focada em canais como redes sociais (81%) ou um site (78%).
Por que é importante migrar as estratégias da minha empresa para o marketing digital?
É uma estratégia de marketing econômica
É imprescindível que o gestor saia de trás de sua mesa rustica de madeira e note que usar os canais tradicionais, como TV ou jornais, é muito caro. Isso pode gerar dificuldades quando for fazer a contabilidade de seu retorno sobre investimento.
A utilização de uma estratégia de Marketing Digital é econômica e traz resultados duradouros. O conteúdo orgânico, por exemplo, pode continuar alcançando novos clientes em potencial por muitos anos, basta saber como fazer essa otimização.
É fácil de medir
Muitas pessoas que não têm a devida experiência no marketing, sentem dificuldades em acompanhar as métricas de suas campanhas offline. Mas isso foi facilitado com a internet, o Google e as redes sociais.
Ou seja, toda vez que alguém visita o seu site, clica em um link ou se envolve com qualquer mídia, ele deixará ‘rastros’ que indicam o que gostou e o que passou direto. Ou seja, com os números esmiuçados à frente, é só você colocar esses documentos em cima de sua mesa inox industrial e investir naquilo que funciona.
Mesmo o rastreamento de KPIs (Key Performance Indicators) é um processo muito mais preciso, mas menos intuitivo do que algumas outras formas de rastreamento. Por isso, as empresas estão mais propensas a aprender com seus erros e melhorar com o Marketing Digital.
Ajuda a construir uma reputação para sua marca
Quando você buscar determinado produto na internet, tende a adquirir aqueles com melhores comentários e notas. O Marketing Digital ajuda a construir essa reputação. Ou seja, o comportamento dos consumidores mudou e as estratégias utilizadas para chegar do ‘ponto A’ para o ‘ponto B’ também.
Construir um relacionamento com seus consumidores na internet e uma imagem sólida para sua empresa ajudará a fazer com que esses clientes indecisos fechem negócios mais rapidamente. O Marketing de Conteúdo é uma ótima ferramenta para todos, mas reverencia marcas novas, que buscam construir sua reputação online.
Gera três vezes mais leads do que outras ferramentas mais caras, como publicidade paga.
Permite que você alcance mais pessoas do que nunca
Mesmo com uma boa estratégia de marketing offline, as empresas enfrentam um grande desafio: há limites para quantas pessoas um jornal, um banner, um outdoor ou um comercial de rádio ou TV podem atingir.
A internet torna mais fácil dimensionar seus esforços de marketing e alcançar muito mais pessoas em sua área. Com valores pequenos, é possível chamar a atenção de milhares de interessados em seu produto. Quer expandi-la? Então é melhor você conseguir uma estratégia de Marketing Digital.
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Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.