Público alvo e persona são dois conceitos diferentes, mas que se complementam e são de suma importância para as suas estratégias de marketing digital. Elas te ajudam a entender e falar com o seu cliente de forma mais assertiva.
É disso que vamos falar neste artigo.
Vamos lá?
Por que público alvo e persona são importantes?
A diferença entre uma estratégia de sucesso e uma que não dá resultados é o direcionamento. Conhecer o seu público e saber para onde apontar as suas flechas é a peça chave para conseguir estruturar o seus passos no caminho para bons resultados e aumento das vendas.
É sabendo como falar, com quem falar e por onde falar que você vai ter sucesso nas suas estratégias, seja no marketing digital ou fora dele. E é através do público alvo e da persona que vai ser possível ter todas essas informações. Esses dois conceitos são parecidos, mas na realidade têm mais diferenças do que similaridade.
O que é público alvo?
É a definição social, econômica e demográfica do tipo de pessoa que vai consumir o seu produto, afinal de contas, existem mais de 7 bilhões de pessoas do mundo e todas pensam e agem de forma diferente. As marcas precisam conseguir reduzir esse número para conseguir segmentar o seu público e vender.
Geralmente, a definição do target costuma ser o 1º passo para começar uma campanha de marketing e traz informações como estado civil, formação, gênero, idade, hábitos de consumo, localidade e profissão. No entanto, apesar de ser importante no processo de investigação de público, não consegue fazer muita coisa sozinho hoje em dia.
Como descobrir o meu público alvo?
Descobrir o seu público alvo é uma tarefa importante e para isso, você pode fazer algumas perguntas para si mesmo. Esse questionário vai te ajudar a entender o seu produto e saber o público com quem ele conversa.
- Seu produto se destina a empresas ou pessoas físicas?
- Em que região, cidade ou estado moram as pessoas que compram seu produto?
- Esse é um produto destinado a homens, mulheres ou aos dois?
- Qual é a idade dos seus consumidores?
- Qual é a renda?
- Qual é o estado civil?
- Para qual geração se destina o produto?
- Com qual frequência se consome o produto?
Junto a isso, você pode recorrer a pesquisas de marketing e a dados levantados a respeito do seu setor para então definir para quem você deve vender.
O que é persona?
Muitas pessoas podem se confundir e entender que são a mesma coisa mas, diferente do público alvo, a buyer persona trabalha o consumidor de forma muito mais detalhada e possibilita estratégias de marketing muito mais assertivas. Se pararmos para analisar, ela é, na verdade, um aprofundamento do primeiro conceito.
Além do que se encontra no público alvo, a persona contém outras informações como:
- um nome fictício, para facilitar a conexão;
- uma breve história sobre o dia a dia da persona;
- hábitos de compra;
- estilo de vida;
- redes sociais favoritas;
- hobbies;
- valores;
- dores relacionadas ao seu produto;
- dúvidas;
- ambições.
Já sabendo tudo isso e tendo definido a sua persona, você consegue definir a melhor linguagem, canais de contato, formato de conteúdo e muito mais.
Como descobrir a minha persona?
A primeira coisa a se saber é que a sua persona não é um personagem. Não pode, de maneira alguma, ser criada baseada em achismo. Ela deve ser fundamentada em dados de seus compradores ou do mercado e para isso, você pode investir em pesquisas ou entrevistas com o seu público ideal.
Preparamos algumas questões que podem te ajudar.
- Qual é o seu potencial cliente? (características físicas e psicológicas do responsável pela compra);
- Qual é o tipo de assunto que ele consome?
- Quais são as atividades mais comuns que ele realiza? No trabalho e fora dele.
- Quais seus desafios e obstáculos?
- Que tipo de informações ele consome e em quais veículos?
- Quais são os seus objetivos, as suas dificuldades e os seus desafios no setor em que você atua?
- Como você pode ajudá-lo?
Diferença entre público alvo e persona
Ambos são necessários para a sua estratégia, só que em momentos diferentes. Enquanto uma oferece informações mais gerais sobre o seu cliente ideal, outra traz uma riqueza de detalhes, além de usar de storytelling para auxiliar a sua equipe de marketing, possibilitando mais assertividade na abordagem das campanhas.
Em outras palavras, o público alvo é como a silhueta do seu cliente ideal e a persona é o rosto com todas características claras e visíveis.
Quando usar cada uma delas?
Como dissemos ali em cima, as duas ferramentas são importantes para o bem da sua estratégia. A primeira delas, o público alvo, pode ser usado nas fases iniciais quando se está criando os produtos ou estudando o mercado, e também na etapa de precificação ou quando se está pensando nos tipos de canais utilizados para abordar o cliente.
A persona, por sua vez, é utilizada em qualquer etapa do processo de marketing, do começo ao fim. Ela vai oferecer os insights e informações cruciais para o seu sucesso.
Concluímos então, que a persona e o público alvo são duas ferramentas que se complementam e te ajudam a dar direcionamento para a sua estratégia de marketing digital. Afinal de contas, se você vive atirando para todo lado, pode não atingir ninguém!
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Até a próxima.