Trabalhar com métricas para avaliar o SEO da empresa é um item essencial para garantir resultados mais adequados em suas ações pela internet, garantindo um posicionamento muito melhor para a sua companhia de furo em viga.
O mundo está passando por uma série de mudanças, sendo a mais importante delas conhecida como transformação digital. Nela, diversos avanços tecnológicos se tornaram muito mais populares, fazendo parte do dia a dia das pessoas.
Um dos elementos que mais teve modificações nesse sentido foi o mercado, que identificou a necessidade de criar uma relevância maior no campo digital, e adaptar suas interações para conseguir uma boa estrutura.
Sempre que um usuário precisa de alguma informação, seja ela uma dúvida, questionamento ou problema, é comum que ele utilize um motor de busca para conseguir identificar o que pode ser feito.
Ele digita algumas palavras-chave relevantes à questão que possui, e os algoritmos dos motores de busca escolhidos começam o processo, fazendo uma varredura em seus bancos de dados.
Ao apresentarem resultados, os algoritmos montam uma lista por ordem de relevância, onde normalmente o usuário encontra o que precisa ainda nos primeiros links, tornando essa posição o desejo de qualquer empresa de meio fio de concreto.
Conseguir garantir esse espaço, entretanto, não é uma tarefa fácil, e as ferramentas de SEO são a principal estratégia para otimizar esse tipo de resultado. A sigla, que significa Search Engine Optimization, busca especificamente esse tipo de resultado.
Para identificar se as ações estão funcionando adequadamente, ou como você pode melhorar esse tipo de quadro, é importante saber lidar com esse tipo de operação de forma expressiva.
Principais métricas de SEO
Agora que você conhece um pouco mais sobre o SEO e sobre a importância desse recurso em uma era digital, é preciso saber quais métricas utilizar para perceber se este tipo de serviço está gerando resultado.
É preciso entender que cada empresa é única no mercado, e nem sempre duas companhias apresentarão o mesmo resultado em uma métrica, mesmo que estejam em um mesmo segmento de atuação.
Isso acontece porque cada empresa tem suas próprias particularidades para serem avaliadas, e é preciso adaptar esse tipo de informação a sua realidade para garantir uma estrutura adequada para esse tipo de informação.
Duração de sessão
Para que os motores de busca entendam que sua página sobre locação de banheiro químico é relevante, é preciso que os usuários passem um tempo no site. Quanto mais tempo eles ficam consumindo seu material, melhor.
Esse indicador não é necessariamente ruim quando você está avaliando números baixos, mas é preciso pensar no tipo de site que sua empresa possui.
Se existem muitos links de produtos ou matérias espalhadas na internet, a taxa de rejeição pode ser maior. Isso acontece porque o usuário entra, lê o material que tem interesse e deixa o site logo em seguida.
Páginas por navegação
Outro item, diretamente relacionado ao anterior, é a quantidade de páginas que o usuário utiliza quando está navegando em seu site. Para conseguir resultados mais expressivos, é interessante mudar o tipo de conteúdo que você faz.
Dentre as possibilidades de produção de material em suas páginas, é possível destacar:
- Produção de texto;
- Imagens;
- Conteúdo em vídeo;
- Podcasts.
Estes e muitos outros modelos podem dar mais vida ao seu site, fazendo com que os consumidores passem mais tempo navegando e passando por várias páginas, melhorando as métricas de seu SEO.
Conversão
Qualquer produção de conteúdo feita no site da sua empresa de régua digital busca uma conversão dos clientes.
Apesar de a mais comum ser a conversão em vendas, que fecha o negócio, sempre que o consumidor passa para um estágio mais próximo da negociação ele passa por uma conversão.
Para conseguir esse tipo de resultado, é interessante oferecer recursos que podem ser interessantes para o consumidor, como material gratuito, ofertas e outras ações.
Considerações finais
As métricas para avaliação de SEO dão um parecer muito mais amplo do quanto suas estratégias de marketing digital estão sendo aplicadas corretamente, garantindo uma estrutura adequada para seu engajamento com o público.
Essas empresas conseguem otimizar a produção de conteúdo para conquistar um grupo ainda maior de pessoas, expandindo para muito além de seu segmento e ganhando espaço no mercado.
Companhias que conseguem identificar o potencial do SEO se tornam verdadeiras lideranças dentro de seus segmentos de atuação, ganhando mais destaque na internet.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.