Você sabe qual a importância dos eventos no marketing na sua estratégia, e como pode utilizá-los nas suas comunicações para aumentar a notoriedade da marca?
A importância desses eventos em uma estratégia pode ser percebida no crescimento contínuo do mercado de eventos.
Mesmo em negócios internacionais, onde os meios digitais ajudam a atingir um público mais distante, nada melhor do que ter contato físico e direto com potenciais clientes através de serviços gráficos e falar diretamente com seu público.
Se a maioria desses eventos é voltada para grandes marcas e empresas de alto lucro, é certo que as atividades trarão boas oportunidades de negócios e reconhecimento de marca.
Além disso, existem opções mais baratas que podem ajudar você a aumentar o reconhecimento da marca e alcançar novos públicos.
É tudo uma questão de criatividade e organização. Dependendo de seus objetivos, você pode encontrar opções para ajudar a impulsionar seus negócios através dos eventos de marketing. Continue lendo para ficar por dentro de todos os detalhes sobre o assunto.
Por que os eventos de marketing são tão importantes?
Sua empresa é basicamente tudo que você pratica, desenvolve, comunica e como se comporta.
Dessa forma, independentemente se for uma empresa de serviço de gravadora a laser ou uma loja de tintas, é importante saber que promover esses eventos é bastante vantajoso para qualquer negócio.
Afinal, um evento torna uma empresa mais autêntica, proporcionando assim mais segurança e garantia aos seus clientes. Os eventos contribuem muito para a comunicação da sua marca e oferecem muitos benefícios como:
- Maior visibilidade da marca;
- Maior transparência aos participantes;
- Interação com pessoas reais;
- Resposta de dúvidas.
Em outras palavras, o marketing de eventos é uma estratégia que deve ser pensada em todo e qualquer tipo de negócio. Mas se organizar para promover um evento não é algo simples e deve ser feito de forma profissional.
Por trás de cada evento, há uma equipe de profissionais ajudando na organização, planejamento e estratégia em todos os níveis.
Há muitos pontos a serem considerados para garantir que as atividades ocorram conforme o planejado e alcancem os resultados desejados, como:
- Contratar bons fornecedores;
- Alugar um local centralizado;
- Alugar local bem estruturado (iluminação led, poltronas confortáveis, lanche, etc);
- Abordar assuntos valiosos e imperdíveis para a base de clientes;
- Estruturar convites e selecionar os melhores palestrantes.
Essas são algumas medidas simples e básicas que toda empresa que queira promover um evento deve pensar em estruturar.
Benefícios dos eventos de marketing
Agora vamos ver com mais detalhes os benefícios que tornam os eventos de marketing tão importantes. Confira:
Ajuda a reter clientes
Os eventos de marketing podem ser uma ótima maneira de oferecer aos participantes uma experiência única e promover uma maior retenção de clientes, levando-os a uma maior fidelidade.
Aproveite e encontre novas maneiras de se envolver com seus clientes para mantê-los fiéis à sua marca através desses eventos.
Aumenta a credibilidade da marca ou empresa
Um dos principais motivos para sediar eventos é a capacidade de aumentar a credibilidade de uma marca ou empresa.
Um evento bem organizado pode gerar muito compartilhamento e comunicação em torno da sua marca, desde elementos externos até a sua empresa.
Seu alcance não se limita à data e local do evento, mas é contínuo e informações de fontes externas, tornando as informações do público mais confiáveis.
Maior engajamento do público
Seja em uma loja de doces ou em uma empresa fornecedora de máquina de laser para depilação, os eventos podem aumentar consideravelmente o engajamento.
Todo o envolvimento e compartilhamento do público gerado ajuda a aumentar o reconhecimento da marca.
Os eventos costumam ser vistos pelos empreendedores como geradores de conexões valiosas devido à capacidade das marcas de interagir diretamente com as pessoas.
Como tal, eles são uma boa fonte para fazer novas conexões e encontrar novos públicos e necessidades.
Educa os clientes
Os eventos de marketing bem estruturados são a melhor forma de ensinar ou passar informação e educar a base de clientes.
Isso porque os participantes tendem a prestar mais atenção no evento do que nos conteúdos técnicos compartilhados nas redes sociais, sites ou mesmo eventos online.
Isso porque não têm tantas distrações, além de capturar o máximo possível da atenção dentro do próprio evento.
Lembrando que não estamos dizendo que os conteúdos online não informam e não promovem conhecimento, estamos falando de maior retenção do que for falado/ensinado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.