Você já ouviu falar sobre marketing de prova social? De fato, esse é um mecanismo de marketing muito importante para os negócios no meio digital, afinal é o impulsionador de negócios que faz as pessoas quererem comprar o produto/serviço em questão.
Ou seja, é um recurso utilizado por muitas empresas para alavancar e validar estratégias de marketing e demonstrar os principais benefícios e diferenciais de uma determinada solução através da voz de um cliente já satisfeito.
Afinal, qual o princípio do marketing de prova social?
Sem dúvidas, a prova social tem como princípio recomendar algo para alguém, seja um equipamento rastreador em tempo real ou uma loja de semijoias. Ou seja, o princípio da influência.
É por isso que o marketing de influência contribui tanto para impulsionar as vendas de qualquer tipo de negócios. E isso aumenta muito a confiança de outras pessoas, fazendo com que elas comprem aquele produto recomendado.
Isso porque a indicação faz com que a outra pessoa se sinta confiante e aumenta o poder de influência, por isso muitas celebridades estampam as marcas de produtos conhecidos, pois seu rosto impressiona o público, que sabe que tal artista não divulgaria algo que é ruim.
Portanto, a prova social nada mais é do que uma ferramenta que usa a persuasão para fazer um cliente em potencial concluir sua intenção de compra, seja para comprar roupa ou um serviço de instalação de ultraformer 3 em clínica de estética, por exemplo.
Ao contrário do que muitos pensam, não é uma ferramenta enganosa, afinal, o princípio da prova social é o marketing de influência.
Quanto mais pessoas marcarem um produto e mais autoridade tiverem para falar sobre ele, mais isso influenciará outras pessoas a comprar. Isso pode ser feito por meio de um depoimento de um cliente forte em cuja opinião você confia.
Não importa quem, o importante é que através da opinião de quem já conhece do assunto, outras pessoas possam se beneficiar e tomar decisões com base nessa opinião.
Como funciona a prova social?
A prova social funciona por meio de argumentos de vendas e persuasão, porque os consumidores precisam desse gancho para fazer uma escolha.
Ou seja, toda e qualquer pessoa que vai fazer uma compra, seja pela internet ou em estabelecimentos físicos, quer ver que tem outras pessoas que também compraram aquele serviço ou produto e obtiveram resultados.
Alguns fatores acabam influenciando as decisões do consumidor são:
- Número de clientes que trazem a verificação para a solução;
- A experiência da maioria das pessoas com a solução;
- O grau de semelhança entre o confirmador e o ouvinte;
- A proximidade do cliente com o influenciador;
- Especialistas expressando sua opinião sobre as soluções.
Tudo isso faz com que algumas empresas vendam mais que outras, alcançando maior sucesso que outras.
Portanto, se você tem uma empresa de venda de serviço de instalação de iluminação led em residências e quer aumentar a base de clientes, aposte no princípio do marketing de influência.
Como funciona a prova social no marketing digital?
Já entendemos que a prova social é um conjunto de opiniões, comentários e feedbacks, sejam eles positivos ou não, sobre uma marca.
Com base nessas opiniões, o comportamento do consumidor pode mudar. Por isso esse recurso tem sido muito utilizado no marketing, pois funciona como um gatilho para converter prospects em clientes.
Dentro das redes sociais, a prova social é muito importante porque hoje em dia a maioria das pessoas foca nessas aplicações. Qualquer opinião vinda daí pode, portanto, gerar efeitos diretos que levam a pessoa afetada a:
- Torne-se um cliente;
- Fortalecer sua lealdade à empresa;
- Crie um alcance maior para os outros.
Para aplicar isso ao marketing de mídia social, você precisa ter algum conhecimento da ferramenta que está usando. Isso porque a frase “Não me importa o que você pensa” não existe na internet quando se refere a um produto ou serviço.
Cada comentário é relevante para formar a opinião final do cliente. Quando a opinião é dada por meio de um influenciador, o poder de influenciar é ainda maior.
Por esse motivo as empresas devem sempre tentar encontrar pessoas influentes para implementar seus anúncios, mas logicamente de forma estratégica e adequada, a fim de evitar escolhas erradas e cair em golpes de fake influencers (falso influenciadores).
No mínimo, é preciso buscar pessoas que tenham um perfil compatível com a sua empresa.
Independentemente se sua empresa vende Porta de enrolar ou brinquedos importados, é preciso captar clientes que estejam em busca do nicho que você atua e que correspondam ao que você deseja transmitir.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.