No mundo do Marketing Digital e do Inbound Marketing, ter um blog ativo é quase uma obrigação se quiser ser encontrado nas redes. E a importância de ter um, vai muito além de apenas ser encontrado nos sites de busca. Ele ajuda a gerar autoridade sobre determinado assunto e pode te ajudar a se tornar referência no segmento.
Para falar de blogs, no entanto, é importante antes contextualizar sua existência e entender como e porque a ferramenta se tornou tão popular e necessária, e muito embora o termo tenha surgido apenas em 1997, os blogs surgiram de fato no começo dos anos 90, quando as pessoas começaram a usar a internet como uma espécie de diário.
O termo veio da junção de duas palavras em inglês, web e log, tanto que no início de tudo o termo usado era weblog, se tornando apenas blog muito tempo depois. Sua popularidade começou lá em 1999 nos Estados Unidos e como dito antes, as pessoas o usavam como uma espécie de diário onde escreviam sobre diversos assuntos.
Com isso, no início dos anos 2000 o comportamento dos consumidores começou a mudar. Antes de realizar uma compra, as pessoas costumavam ir em blogs que falavam sobre o assunto e pesquisar mais sobre o produto, a marca ou até mesmo a loja. Não demorou muito para as empresas perceberem essa mudança e se aproveitarem dela.
Foi quando os empresários e seus respectivos setores de marketing começaram a investir em blogs. Assim as pessoas também iriam até eles quando precisassem pesquisar sobre algum assunto que eles dominavam. E com a popularização de estratégias como essa, blogs se tornaram as peças chave para serem encontrados na internet.
Além de te dar autoridade sobre determinado assunto,como dito antes, um blog pode trazer diversos resultados dentro de uma estratégia de marketing digital como por exemplo, atrair visitantes, o que como todos sabemos é o topo do funil de toda estratégia de inbound marketing. Além disso, também pode te trazer bastante engajamento e conversão de vendas dentro dele e claro, te ajuda a qualificar seus leads através dos conteúdos.
No entanto, é interessante que se consiga diferenciar um site comum de um blog e você pode fazer isso se atentando a algumas características. O site pode ser o carro chefe da sua estratégia, afinal é nele que se encontram as informações mais importantes do seu negócio. Por outro lado, um blog é muito importante por ser voltado para a geração de conteúdos que falem sobre assuntos relacionados ao seu nicho de atuação e no fim das contas isso é o que vai te trazer resultados.
Ao escrever sobre seu mercado de atuação, produto ou serviço, você demonstra conhecimento de causa e acaba por gerar autoridade para o seu negócio, ajudando por consequência, a vender mais. Se você tem um blog com conteúdos de qualidade, acessos e comentários, demonstra que entende do assunto. É uma maneira de ser visto como alguém que sabe do que fala, o que gera credibilidade para a sua o seu negócio.
Ao publicar conteúdos regularmente em um blog, sua empresa tem mais páginas a serem indexadas no Google em comparação com qualquer outro site comum. Isso aumenta a probabilidade de outros sites linkarem para o seu, o que ajuda a melhorar o posicionamento nos buscadores e atrai mais visitas.
Educar o público, ou qualificar seus leads, é um dos principais benefícios de ter um blog. Com ele você consegue mostrar a importância do seu produto ou serviço para o seu target sem, necessariamente, mencioná-los. Para isso, se aborda temas relativos ao seu segmento de atuação e que explorem as dores que são solucionadas pelo que você oferece.
As publicações de um blog precisam ter periodicidade para que os mecanismos de busca continuem a encontrá-lo. No entanto, mesmo que você abandone ele pode continuar gerando resultados. Isso porque ele continua no ar, as pessoas continuam a encontrá-lo de uma forma ou de outra. E isso, querendo ou não, continua a gerar tráfego.
Agora que você já sabe o que realmente é um blog, como surgiu, porque é tão importante e quais os benefícios que ele traz para a sua empresa, está na hora de começar a investir na criação de um. Claro, sempre se atentando a gerar conteúdos que sejam pertinentes ao seu nicho de atuação e ao seu público alvo.
Para ficar por dentro de tudo, assine a nossa Newsletter!