A vida de um pequeno empreendedor nunca é fácil, e para quem está chegando nesse novo mundo, o cenário pode ser um pouquinho mais difícil. Mas não precisa se preocupar, se você chegou até aqui já sabe que a TechnoEasy pode te ajudar nesse assunto, por isso separamos algumas dicas especiais de SEO para pequenas empresas.
Pode parecer impossível quando se olha para o lado e vê grandes tubarões e gigantes do mercado com grandes empresas dominando tudo, ou negócios menores mas com marcas e conhecimento do mercado muito mais mais consolidados. A boa notícia é que existe uma saída para ajudar quem está começando a se destacar.
Existem algumas técnicas de SEO para Pequenas Empresas que permitem gerar excelentes resultados com um baixo investimento, principalmente se comparado às mídias tradicionais. De antemão, pode te dizer que desse jeito você tem muito mais resultado e gasta muito menos.
Mas o que é SEO afinal?
Em síntese, SEO é o nome que damos às estratégias e técnicas que tem o objetivo de otimizar um site para garantir um melhor posicionamento e ranqueamento nas plataformas de busca, como o Google. Em outras palavras, trata-se de um conjunto de práticas que ajustam os seus conteúdos para satisfazer as regras dos motores de pesquisa e, por consequência, permitir que o seu site seja encontrado.
Tradicionalmente, as empresas anunciavam no jornal ou na rádio ou TV regional, e costumava ser uma festa quando acontecia. Aparecer nessas mídias significava que o seu negócio estava dando certo e que os tempos das vacas gordas estavam chegando, eram as únicas maneiras de divulgação em massa conhecidas.
Mas os tempos mudaram e com o avanço do acesso à Internet quando alguém precisa de algo, basta pegar o celular, abrir o Google e fazer uma pesquisa rápida. E é aí que o SEO entra para ajudar o seu negócio, quanto melhor for o seu conteúdo, de acordo com as regras dos motores de pesquisa, maior vai ser a probabilidade de uma visita.
Se fizer um bom trabalho, você pode literalmente aparecer primeiro nas pesquisas do Google. Digamos que você é dono de uma pizzaria, se seguir as regras do SEO da forma correta, quando alguém procurar por pizza na plataforma, o seu negócio vai ter mais oportunidades de ser visto.
Problemas de SEO enfrentados por Pequenas Empresas
Nem todo mundo consegue alcançar o sucesso de estar bombando nas buscas do Google e no caso de pequenas empresas, existem alguns motivos recorrentes que podemos citar como por exemplo: a falta de recursos e conhecimentos especializados, orçamento apertado e falta de tempo para lidar com tudo isso.
É incontestável o fato de que num pequeno negócio, muitas vezes um funcionário – ou até mesmo o chefe – é designado para muitas funções durante o seu dia a dia e nem todo mundo tem o conhecimento necessário para melhorar o ranqueamento de uma empresa no Google de maneira orgânica.
É importante citar que para utilizar todas as dicas que vai ver abaixo, será necessário investir em um site e na presença digital do seu negócio. Neste site, você pode trabalhar com conteúdos que sejam relevantes para o seu público, levando informação e educando o seu clientes quanto às soluções que você pode oferecer.
Também não é comum que pequenas empresas tenham espaço em seu orçamento para contratar uma equipe de marketing que lide com isso. Mas como dissemos, não precisa se preocupar, a TechnoEasy está ao seu lado e separou 5 DICAS DE SEO PARA PEQUENAS EMPRESAS. Dá uma olhada:
1 – Conheça o Google Analytics, seu novo melhor amigo
Sem as ferramentas certas, você vai gastar muito mais esforço e dinheiro para obter os resultados que deseja e as informações que precisa para acompanhar o seu desempenho e tomar decisões para aumentar a sua visibilidade. A principal delas está disponível a custo zero e se chama Google Analytics .
O Google Analytics auxilia no monitoramento e na análise do tráfego e conversões de seu site, ver o crescimento e entender como seu público está usando seu site. Isso vai te guiar para as decisões certas,
2 – Pesquisas de Palavra Chave
As palavras chave são como as pessoas pesquisam seus interesses Por exemplo, se alguém está procurando por uma loja vestidos em São Paulo, muito provavelmente a pesquisa vai conter duas dessas palavras “vestidos” e “São Paulo”. Por isso é importante saber como os clientes potenciais procuram empresas.
Isso permite que você otimize seu site de maneira adequada. Esse processo de encontrar os termos de pesquisa que as pessoas estão usando é chamado de pesquisa de palavras-chave. Existem algumas ferramentas e plataformas ao redor da internet que podem te ajudar nisso.
3 – Mantenha seus concorrentes por perto
Neste contexto, quando falamos em concorrentes, nos referimos aos seus concorrentes da SERP e não os offline. Aquelas empresas que estão competindo espaço com você no ranqueamento do Google, e pode parecer besteira, mas uma das melhores coisas que você pode fazer pelo SEO da sua empresa é passar algum tempo olhando o trabalho deles.
Você precisa saber contra quem está competindo por uma posição no topo do ranking, para que possa adaptar sua abordagem a altura. Além disso, se vocês tiverem uma vertente de conteúdo parecida, pode ser uma ótima fonte de pesquisa para as suas palavras chave.
4 – Aposte no bom conteúdo
É importante lembrar que o SEO é muito importante dentro do marketing de conteúdo e que os dois não só andam de mãos dadas com são praticamente um casal. Investir em bons conteúdos vai te ajudar a atrair novos clientes e conservar os que você já tem. Você precisa educar os usuários sobre seu produto, informá-los sobre como a sua empresa pode ajudá-los e explicá-los porque eles devem escolher você, sem deixar nada disso explícito.
5 – Conheça o Google Meu Negócio
Se você tem um negócio local (que atende apenas uma cidade ou região específica), você precisa conhecer e usar esta ferramenta gratuita do Google. Essa é a plataforma que alimenta as listas de mapas do Google. Os mapas aparecem para quase todas as pesquisas de pequenas empresas e como um negócio local, a visibilidade que você vai receber, vinda do ranqueamento nas listas de mapas, é simplesmente inegável.
Entendeu tudo? Anotou tudo o que precisa fazer? Então chegou a hora de colocar a mão na massa e se precisar de alguns conselhos, pode sempre contar com a TechnoEasy. Para contar com a nossa assessoria, basta clicar no botão aí embaixo. Até mais.