Qual tipo de antivírus utilizar? Antivírus gratuito ou pago? Com o aumento constante de ameaças no meio digital, também surgem inúmeros meios de proteção. Hoje em dia, encontramos inúmeros softwares que prometem realizar a prevenção de seu equipamento contra essas ameaças, porém até quando é viável ter um software antivírus?
Analisando o mercado, existem inúmeros softwares de licença gratuita, onde prometem manter o seu sistema livre de ameaças, porém o que mais vemos é que esses softwares não dispõem do real suporte necessário para que tenhamos a eficácia do serviço.
Vale a pena comprar uma licença para antivírus?
Essa questão também é muito importante, visto que vejo muitas pessoas adquirindo licenças anuais, ou até mesmo com prazo maior, porém também acontecem sérios problemas ao seu uso, visto que o equipamento será manuseado por uma pessoa que normalmente não possui tanta experiência e consequentemente não haverá uma instalação e monitoramento de forma precisa.
Independente de o sistema ser pago ou gratuito, é importante que exista um suporte preciso, que realize as configurações necessárias para um bom desempenho, tanto do usuário quanto do equipamento.
Como o uso de um antivírus sem suporte pode te causar problemas?
Da mesma forma que você não pode deixar uma criança sem a devida supervisão, utilizar um sistema de proteção e não ter algumas precauções será altamente prejudicial para o bom funcionamento, seja do equipamento ou até mesmo da rede da empresa.
Algumas empresas ainda insistem em comprar inúmeras licenças de softwares antivírus para assim estarem “protegidos” contra ameaças, porém como sabemos que a tecnologia é algo que avança a cada dia, novas ameaças estarão surgindo também, o que em algum momento o seu software estará desatualizado e consequentemente haverá toda uma infecção.
Como muitas empresas estão com foco na mobilidade, em algum momento um notebook da sua empresa estará conectado a outra rede, não protegida, o que irá como consequência trazer uma nova infecção para a sua rede, e todo o trabalho de licença e criação de um sistema de monitoramento estará perdido.
Mas então, o que fazer?
Bem, da mesma forma que existem sistemas com a capacidade de controle de ameaças para computadores e equipamentos tecnológicos, também existem empresas especializadas em sanar tais ameaças.
Da mesma forma que funciona uma dedetizadora, eliminando as pragas através do uso constante de novas soluções , essas empresas realizam um trabalho também de varredura e monitoramento, sempre com soluções altamente atualizadas e assim fazendo com que a rede de sua empresa ou os equipamentos pertencentes a ela, estejam sempre altamente protegidos.
Veja o que tais tipos de empresas podem te oferecer:
- Suporte de instalação e manutenção;
- Monitoramento 24 horas por dia 7 dias por semana;
- Atualizações constantes contra ameaças;
- Controle de tráfego de internet (afinal as ameaças se propagam através dela);
- Bloqueios de funções não necessárias para o bom funcionamento da sua rede;
- Não será necessário se preocupar com updates ou atualizações, tudo acontecerá sem nenhuma intervenção do usuário.
E você, ainda quer utilizar na sua empresa uma licença de antivírus, ou prefere ter um monitoramento 100% seguro e estar livre de possíveis problemas? Evite o uso direto e softwares antivírus que não te prestam o devido suporte e faça a opção por um serviço de monitoramento qualificado.
CONHEÇA O TECHNOEASY SECURITY SOLUTION PACK, O Pacote de Segurança Digital Para Empresas em Crescimento.