Você sabe o que é marketing indireto? Após conhecer mais sobre o tema e principalmente como ele é aplicado no seu cotidiano, você nunca mais conseguirá ver:
- Filmes;
- Séries;
- Novelas;
- Jogos.
Com os mesmos olhos, pois o marketing indireto é o tipo de marketing mais sutil que existe, ele também é chamado de marketing invisível.
Para conhecer melhor sobre esse tema, continue lendo esse artigo e conheça as definições do marketing indireto, como aplicá-lo, além de todas as vantagens que ele possui.
O que é marketing indireto?
O marketing tradicional você já deve conhecer, que é quando uma empresa de limpeza de fachada de loja, por exemplo, anuncia seu serviço em vídeos, banners e outras propagandas com objetivo de chamar atenção do consumidor.
Já o marketing indireto vai na direção oposta, ele é bem mais sutil, seu foco não está na venda em si, mas sim na presença da marca no espaço, mostrando seus produtos e serviços.
Com isso os consumidores recebem a mensagem de uma forma quase imperceptível, e ao contrário do marketing tradicional, não é bombardeado com informações.
Quais são suas principais vantagens?
Conheça quais são as vantagens em aderir ao marketing indireto, pois com a aplicação correta essa estratégia traz diversas vantagens para o seu negócio seja uma empresa de locação de caçamba ou uma marca de velas, veja a seguir as vantagens.
Associação entre a marca e uma atividade
Ao vincular o seu produto a alguma atividade ou a algum grupo que tenha a ver com o seu nicho, como esportes, eventos, entre outros, você consegue fazer com que o público associe a sua marca de forma natural.
Afinal, ela estará presente em diversos lugares, ficando no subconsciente das pessoas. Sendo assim, quando elas quiserem contratar o conserto compressor de ar, por exemplo, irão logo se lembrar da marca que estava presente nessas ocasiões.
Método menos agressivo
Pense que o marketing indireto é bem mais sutil, não cansando o consumidor com o uso exagerado de propagandas. Isso fará com que escolham a sua marca sem que nem ao mesmo percebam o porquê, pensando que é algo natural, e não que foi influenciado.
Possibilidade de alto retorno
Esse costuma ser uma estratégia bem efetiva, já que um bom uso do marketing indireto tem um grande potencial em trazer um bom retorno e com isso um número considerável de clientes, para que ela funcione bem, basta escolher o lugar certo para se posicionar.
O marketing de conteúdo pode ser aplicado em inúmeras situações, como:
- Eventos patrocinados;
- Aparição em diferentes mídias;
- Marketing de conteúdo;
- Parcerias com influenciadores.
Não existe um lugar ou uma maneira certa de aplicá-lo, tudo depende do nicho em qual a sua empresa está inserida, seu público e principalmente a verba disponível para as estratégias de marketing.
Onde o marketing indireto costuma ser inserido?
Agora que você já sabe sobre o que se trata, conheça em quais lugares o marketing digital está inserido. Isso abrirá seus olhos para começar a perceber como o marketing está presente em todos os lugares da nossa vida.
Filmes, séries e novelas
Esses são os exemplos mais clássicos que podemos apresentar. Sabe quando a família está reunida em um filme e eles estão bebendo uma certa marca de refrigerante?
Pois bem, nada disso é por acaso, tudo foi muito bem pensado para fazer com que os telespectadores criem uma conexão com a marca e os produtos divulgados ali.
Camisas de clubes
Sabe os patrocínios que aparecem na parte frontal, nas costas e nas mangas das camisas dos times de futebol, vôlei, entre outros esportes? São exemplos bem comuns do marketing indireto.
Ações publicitárias em estádios
Outro exemplo do mundo do esporte, os estádios e arenas costumam ser uma espécie de vitrine para o marketing indireto, pois assim as empresas conseguem expor suas marcas em placas publicitárias em volta do campo.
Essa é uma boa opção para empresas de rastreamento carros via satélite, por exemplo, ao primeiro momento essas placas podem nem chamar tanta atenção, mas tenha certeza que elas irão ficar no subconsciente dos consumidores.
O marketing indireto substitui o tradicional?
O marketing tradicional continua sendo necessário, é uma boa estratégia que trás excelentes resultados, afinal ele pode ser usado na promoção de um produto, divulgação de uma promoção, entre outras coisas.
O marketing indireto seria uma alternativa para a marca não saturar seus consumidores com propagandas, dessa forma eles continuam se manter presente na vida dos clientes mas de uma forma sutil.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.