![Empreendedorismo: como crescer com LinkedIn 2 Empreendedorismo: como crescer com LinkedIn 2](http://technoeasy.com.br/wp-content/uploads/2023/01/20230106-Blog-1200x480.jpg)
Com certeza, o questionamento de como crescer com LinkedIn já passou pela sua mente Essa rede social, além de popular entre os empreendedores, é uma ótima forma de afirmar a própria marca, aumentar a rede de networking e encontrar novos membros para o time.
Fora tudo isso, dependendo do seu ramo de atuação, é um canal para atingir o seu público e precisa estar incluso em suas estratégias.
Por isso, listamos algumas dicas para melhorar o perfil e obter mais visualizações e, consequentemente, oportunidades.
Boa leitura!
O que é o LinkedIn?
Antes de aprender a crescer com LinkedIn, é preciso entender melhor o que é essa plataforma. Na prática, nada mais é do que uma rede social, e com rede social queremos dizer exatamente o mesmo tipo de aplicativos com os quais estamos acostumados: Facebook, Twitter e Instagram.
A diferença é que o LinkedIn de forma geral é muito mais sério, focado em profissionais e empreendedores. A rede conta com todas as interações que já estamos acostumados: posts diários, compartilhamento de conteúdo, conexão com outras pessoas e chat.
A plataforma também permite um olhar muito mais abrangente a respeito dos inúmeros campos profissionais, a criação de novas relações entre indivíduos que atuam na mesma área e uma série de outras informações relevantes a respeito do mercado.
Para empresas B2B, que atendem outras empresas, a rede também pode significar uma maneira mais assertiva de encontrar leads qualificados.
Como funciona o LinkedIn?
Olhando de perto, a plataforma não é tão complexa como a maioria das pessoas pode pensar. Como falamos, ela é bem parecida com outras redes como o Facebook, principalmente.
É uma plataforma baseada em trabalhadores e empreendedores que buscam novas formas de negócio, e sendo assim, numa analogia com o Facebook, sugere conexões com base em seus interesses profissionais da mesma forma que as outras fazem com amizades.
Como crescer com LinkedIn de forma fácil?
![Empreendedorismo: como crescer com LinkedIn 3 Empreendedorismo: como crescer com LinkedIn 3](https://technoeasy.com.br/wp-content/uploads/2023/01/20230106-Blog-Imagem-1030x322.jpg)
Para empresas B2B, crescer no LinekedIn significa melhorar a presença da marca na plataforma, aumentar o número de conversões e de leads, consequentemente, através da plataforma.
Para isso, 5 passos são necessários:
- Configurar e otimizar o perfil;
- Fazer publicações regulares e constantes no feed (produzir conteúdo);
- Desenvolver a rede de contatos (networking);
- Nutrição do lead em potencial através da plataforma;
- Campanhas segmentadas e muito bem elaboradas.
Veja um pouco mais sobre cada um deles.
Configurar e otimizar o perfil
Parece fácil, principalmente para quem já é acostumado com as redes sociais e cria um desses a cada mês, mas com um olhar mais apurado conseguimos ver que no LinkedIn alguns detalhes não podem ser deixados de lado.
O perfil da sua marca precisa estar muito bem alinhado com a sua área de atividade, deve deixar claro os serviços prestados e todos os pontos fortes que a diferenciam dos concorrentes.
Produzir conteúdo
Assim como todas as outras redes sociais, o LinkedIn é movido por contéudo. Em suas estratégias de marketing é de suma importância que esse ingrediente esteja presente na receita e que essa plataforma esteja na lista das formas.
Produza artigos próprios e publique em seu perfil – podem ser importados do seu blog -, compartilhe notícias e dicas importantes sobre a sua área de atuação e que podem ser úteis para o seu público.
Outros formatos como vídeos e fotos também são bem vindos. Tudo isso vai gerar no seu perfil interação, participação e, posteriormente, conversão.
Networking e conexões
Para que a conversão aconteça, também é necessário desenvolver a sua rede de contatos na plataforma. A notoriedade virá através das suas conexões. Uma boa estratégia é alimentar além do perfil da empresa, o dos seus funcionários e também o seu próprio.
Essas podem ser ótimas iscas que vão pescar os potenciais clientes e levar para o perfil da marca.
Existe também uma ferramenta do próprio LinkedIn que atrelada ao conceito de comunicação personalizada pode servir como um imã para os seus serviços: os convites personalizados, que dão um toque pessoal à abordagem.
Não abuse dos templates ou das mensagens automáticas.
Nutrição de Leads
As redes sociais em geral, nas estratégias de inbound, são utilizadas no topo do funil e tem o papel de atrair clientes potenciais. Isso não é diferente para o LinkedIn, mas através dele também podemos fazer a nutrição dos leads.
Por ser uma rede de bastante contato, é possível investir na comunicação com o público de forma personalizada, atualizando-os de possíveis novidades no serviço ou oferecendo descontos da maneira que fazemos em estratégias de e-mail marketing e WhatsApp.
Campanhas Segmentadas
Por último, mas definitivamente não menos importante, temos as campanhas segmentadas que já utilizamos também nas outras redes sociais. Impulsionamento de posts, anúncios personalizados e todo o resto.
Da mesma forma que o Facebook, o LinkedIn tem ferramentas próprias para a criação de ações de publicidade. Além do feed, é possível atingir o público em diferentes páginas da plataforma e também no chat ou caixa de mensagens interna.
É preciso lembrar que o LinkedIn, assim como todas as outras plataformas, é um aliado nas suas estratégias e que deve ser sempre acompanhado de outros canais para levar o lead à conversão.
Para mais dicas, siga a nossa página nesta rede e em todas as outras.