Saber o que é Lead Scoring vai te ajudar a manter a sua empresa sempre no topo, obter excelentes clientes e fazer com que as vendas aumentem significativamente quando comparada aos meses anteriores.
Neste texto, entenda o que é de uma vez por todas.
O que é Lead Scoring e sua importância?
Lead Scoring é o nome dado à ferramenta de pontuação que as estratégias de Inbound Marketing utilizam. Sua função é facilitar a análise de possíveis clientes, ou leads, para entender em qual fase do funil de vendas estão.
Dessa forma, o processo de vendas e a estratégia de comunicação a ser utilizada podem ser traçados com mais precisão, aumentando a possibilidade de um maior número de conversões.
Com relação ao Lead Scoring, devemos mencionar que quando acontecer uma pontuação específica e interessante para a empresa, o interessado será enviado a equipe especializada em vendas. É neste momento que se deve finalizar o negócio, com foco na conversão em um cliente da empresa.
Os pontos tem a finalidade de facilitar o entendimento sobre o seu cliente. É fácil entender o que essa pessoa busca por intermédio do que consome no seu site, desde a leitura de artigos, até o download dos seus materiais como e-books.
Esse interesse será essencial para entender esse lead, e para o grupo de vendas conseguir traze-lo como um contato importante. Dessa forma, poupa-se tempo e evita-se ligar ou enviar e-mails a milhares de clientes para saber qual consumidor realmente se interessa pelo trabalho da empresa ou não.
Quais benefícios em utilizar Lead Scoring?
Agora que você sabe o que é Lead Scoring, não dá para deixar de mencionar os inúmeros benefícios que a sua empresa terá a partir do momento em que adotar a estratégia. Contamos sobre a importância do Lead Scoring, e vamos te apresentar algumas excelentes vantagens:
Custo benefício
A partir do momento em que você sabe o que é lead scoring, fica fácil fazer com que a sua empresa reduza todos os custos com relação à criação de conteúdos de marketing para abordar os clientes.
Neste caso, não é necessário perder tempo ao fazer a leitura de uma lista com o nome de todos os leads que a empresa atraiu. Isto evita que você gaste seus recursos mais importantes, e te dá mais tempo para trabalhar com os que realmente tem o interesse de adquirir serviços.
Crescimento da produtividade
O Lead Scoring te ajuda a aumentar o processo de produção na empresa, por dar preferência apenas a quem estiver perto de atingir os pontos necessários para serem convertidos.
No entanto, nada impede que o grupo de marketing mantenha a atenção nos demais leads por intermédio do fluxo de nutrição. Esta é uma técnica totalmente automatizada, que visa criar conteúdos e diferentes materiais que chamem atenção do lead e o faça passar pelo funil de vendas.
É essencial não esquecer, portanto, da necessidade de preparar uma quantidade menor de leads que serão abordados. Isto possibilita que a equipe de vendas consiga concluir as metas necessárias, mas sem dificuldades e com um tempo menor.
Direcionamento estratégico
Entender o que é Lead Scoring te ajuda a gerir um excelente direcionamento com estratégias eficazes, que possibilitem à sua empresa ter propriedade e notoriedade com a persona.
Para conseguir implementar suas estratégias com eficiência, opte por utilizar não somente as redes sociais que sim, dão resultados excelentes, mas que não a única carta na manga.
Uma boa estratégia é usar regularmente e-mail marketing! Este pode ser o seu maior aliado durante a conversão dos leads, principalmente aos que têm interesse no que a sua empresa fornece mas ainda fecharam negócio.
A partir do momento em que concluir este processo, você conseguirá amadurecer o Lead Scoring e entender os materiais que mais surtiram o efeito esperado. É justamente por intermédio dessa questão que você consegue reproduzir conteúdos similares com os que agradaram os leads.
O que é a nutrição de leads?
Depois de compreender o que é Lead Scoring, entender que a nutrição de leads tem por finalidade produzir uma variedade de conteúdos ou materiais específicos que auxiliem a sua empresa a atrair o cliente em potencial é o próximo passo.
Note, porém, que todo o conteúdo feito especialmente a esses leads deve possuir sua devida organização e precisam ser relevantes para chamar atenção e os nutrir do jeito esperado.
Quanto mais precisão você obtiver de seus leads, melhor será para conseguir entender o que essas pessoas querem. O conteúdo personalizado facilita o processo como um todo, e traz os que de fato possuam interesse em consumir suas informações, produtos ou serviços.
Como pontuar a nutrição de leads?
O primeiro passo após saber o que é lead scoring, é determinar estratégias que auxiliem os clientes a receberem pontos. A Landing Page é a melhor e mais prática ferramenta que possibilita entender o que esse possível cliente está em busca.
Se o cliente preencher o formulário padrão de seu site por interesse em ler artigos sobre decoração de interiores, você terá o e-mail para conseguir entrar em contato. Pense que dessa maneira, é possível enviar um e-mail marketing com posts similares ao que havia sido lido por esse lead.
É possível construir e-mails inteligentes que apresentem brevemente dicas e informações úteis, que o façam querer clicar e realizar a leitura do artigo. Esta é uma das várias possibilidades de fazer com que o lead marque pontos para com a sua empresa com facilidade.
Como usar o Lead Scoring?
Além de tudo isso, o lead scoring também ajuda a fazer o uso correto de outras ferramentas de Inbound. Para conferir mais dicas sobre o assunto, assine nossa Newsletter e receba conteúdos que vão te ajudar a crescer no mercado.
Gerenciamento das equipes
É essencial saber como gerenciar melhor a sua equipe, e realizar a junção do marketing com vendas para alavancar excelentes resultados. Isto possibilita que exista a definição completa do Marketing Qualified Lead, que tendem a ser cuidados pelo marketing.
O Sales Qualified Lead será enviado diretamente para a equipe de vendas, porém é essencial que durante esta empreitada que ambos trabalhem unidos e forneçam ideias ou sugestões que auxiliem no processo desejado.
Utilização dos dados que possui
Entender o que é Lead Scoring auxiliará a saber também, que o uso de dados é importante neste processo. Dessa forma, você consegue obter uma excelente classificação de acordo com as pontuações obtidas por cada um dos leads.
É preciso mencionar ainda a importância de possuir dados, principalmente os comportamentais, que é importante para o lead dialogar com a sua organização. Caso os conteúdos tenham sido baixados, artigos lidos e a newsletter assinada, a pontuação aumentará significativamente.
Dessa forma você consegue entender o seu cliente e produzir conteúdos ou estratégias mais específicas.
Uso da pontuação negativa
Já a pontuação negativa te ajuda a entender se este é o melhor lead para fechar negócio, ou se existe a necessidade de aguardar um tempo maior. Existem muitos clientes que podem ter o perfil adequado a sua organização, mas que tendem a não ser a escolha ideal no momento.
Agora que você sabe o que é Lead Scoring, não esqueça da necessidade de permanecer com a aprimoração de suas técnicas e estratégias. Quanto mais eficaz forem os seus métodos, melhores resultados serão obtidos dentro de sua empresa.