Por que a tecnologia é tão essencial para o seu negócio?

Se você está aqui, possivelmente já considera a internet um grande meio para o seu negócio. Seja por um computador ou por um smartphone, diariamente temos acessos aos mais diversos conteúdos. É inegável que o modelo de negócios mudou e que a tecnologia se tornou um atalho para o sucesso.

Empreendedorismo e tecnologia são palavras que devem andar juntas. Com ela pequenas empresas têm acesso a recursos que só as grandes corporações tinham.

Não dá mais para ignorar uma ferramenta tão forte que só potencializa negócios. Mas, muito mais do que usar a tecnologia, é preciso entendê-la e aproveitá-la da melhor maneira.  Assim você se diferencia, diminui gastos e alcança melhorias.

Mas você sabe tudo que a tecnologia proporcionar para sua empresa? Aqui vão alguns exemplos de como usá-la a seu favor.

Marketing

O marketing é essencial para o sucesso de um negócio, ele permite a identificação do público alvo e observa suas necessidade e tendências, então faz a divulgação da forma mais eficaz e certeira para esse público.

O marketing digital ampliará essa divulgação. Mesmo que sua verba não seja muito grande é preciso se estabelecer nesse mercado. O seu cliente está conectado e procurando serviços e produtos o tempo todo na internet. Logo, sua empresa precisa entregar ao público alvo a mensagem da maneira certa, no tempo certo.

Para isso, é necessário investir em algumas ferramentas e estratégias fundamentais da web para interagir com seu público alvo.

  •      Tenha um site
  •      Esteja presente nas redes sociais
  •      Crie uma identidade
  •      Utilize estratégias de busca e SEO
  •      Faça campanhas de e-mail marketing
  •   Produza um conteúdo de qualidade e personalizado para seu público.
  •       Invista em campanhas patrocinadas

Softwares de gestão

Este é o principal problema que muitas empresas sofrem nos seus primeiros anos de existência. A ausência de uma gestão eficiente traz diversos problemas e situações indesejáveis. Aqui, mais uma vez, a tecnologia se torna uma aliada. Existem softwares de gestão que automatizam processos, reduzem erros administrativos e otimizam consideravelmente o tempo de trabalho. Implantar tal tecnologia desde o início é fundamental para poupar tempo e dinheiro.

Esses softwares são responsáveis por monitoramento, integração e organização de diversas áreas de uma empresa.  Já falamos por aqui sobre o ERP, um software que possui uma grande variedade de funcionalidades e é considerado uma solução completa de sistemas de gestão empresarial. E com certeza uma de suas principais vantagens é o controle da gestão financeira. Organização das finanças é mais do que necessário e com o ERP é possível observar fluxo de caixa, emitir notas e ter um controle total e seguro dos seus ganhos e gastos.

Relacionamento com o cliente

        Se o cliente é a alma do negócio é realmente importante dar a atenção ao que ele precisa. O cliente é a sua prioridade por isso deve ser trabalhado e analisado diariamente. A experiência dele com sua empresa será o fator determinante para fidelizá-lo ou perdê-lo.

Em um mundo extremamente conectado, o comportamento dos consumidores mudou. Assim o atendimento ao cliente precisou evoluir. Tudo agora é mais pessoal, rápido e em tempo real.

Mas como usar a tecnologia a seu favor? Pensar em tecnologia é pensar em infinitas possibilidades. Então aqui vão algumas ferramentas que você pode usar para ter um bom relacionamento com seu cliente:

  •         E-mail Marketing
  •         Chat Boots
  •         WhatsApp
  •         Suporte Omnichannel

Existe também uma ferramenta voltada especificamente para otimizar o atendimento ao cliente: CRM, Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente. Através de softwares você consegue armazenar todos os dados dos seus clientes e ter informações detalhadas em tempo real de cada um. Monitorando e personalizando o seu atendimento.

Tecnologia e o crescimento da sua empresa

Vimos que com a tecnologia conseguimos observar tendências, gerenciar o negócio com eficácia, melhorar o relacionamento com clientes e muito mais. Ela nos fornece soluções rápidas e práticas para problemas e situações do dia a dia, utilizando menos recursos e otimizando processos. Assim sobra tempo para focar em inovação.

Não é segredo que as organizações que investiram em tecnologia e escolheram o caminho da inovação aumentaram sua produtividade, competitividade e lucros. Por isso não perca tempo, implante essas as ferramentas fundamentais que apresentamos na sua empresa, e seu retorno com certeza será positivo.

Juliana Pazini
Apaixonada por comunicação desde sempre, me formei em publicidade em 2016. Desde então, passei por áreas como E-commerce e Direção de Arte até que me encontrei no mundo digital. Produção de conteúdo, gerenciamento de mídias sociais, SEO, planejamento e estratégia digital são algumas das minhas competências.

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