O Marketing de conteúdo deixou de ser uma “palavrinha da moda” e se tornou um dos mais importantes componentes das estratégias de marketing para empresas de todos os portes. Essa ferramenta pode produzir resultados surpreendentes se for usada da maneira correta. Com o novo ano chegando, essa é a hora para ter certeza de que você tem uma boa estratégia para usa-la a seu favor.

O Enterpreuner.com fez uma lista com pontos que você deveria levar em consideração quando for planejar e ajustar suas ações de marketing de conteúdo. Nós selecionamos três dos mais importantes. Confira:

  • Marketing de conteúdo não é só blog – Não basta criar e manter um blog. Você precisa ser atrativo e informativo para seus consumidores. Use infográficos, ofereça ebooks, crie um vlog, faça um webinar, crie um podcast… Todos esses formatos de conteúdo podem ajudar a compor sua estratégia de marketing. Aliás, hoje o tipo de compartilhamentos que mais cresce não é de textos – é de vídeos! Os usuários finais se envolvem mais com conteúdos visuais. Pense seriamente em criar um vlog para sua empresa.

 

  • Não tenha medo de dar informação de graça – O marketing de conteúdo é uma ótima maneira de posicionar o seu negócio – e você mesmo – como um especialista. Não tenha medo de dar ao seu público informações valiosas sem cobrar nada por isso. Quando você oferece conteúdo de qualidade sem pedir nada em troca, algumas dessas pessoas que foram consumindo essas informações vão se converter em leads, que vão gerar vendas. Ofereça algo útil, que agregue valor. Crie uma newsletter E, por mais que seja tentador, evite fazer um anúncio “disfarçado” de post – o consumidor não é bobo.

 

  • Qualquer empresa pode se beneficiar do marketing de conteúdo – seja ela B2C ou B2B. O conceito é o mesmo, basta adequar a abordagem. Uma empresa que trabalha no modelo business-to-consumer pode conquistar o cliente com histórias interessantes que desencadeiam emoções específicas, mas uma empresa que tem o perfil business-to-business precisa oferecer valor e informação apoiada em dados em seu conteúdo para conquistar seus consumidores.

 

E você, está pronto para investir no marketing de conteúdo em 2016? Conte sua experiência nos comentários ou aproveite para tirar suas dúvidas!

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