5 Diferenças entre estratégia e tática 2

A diferença entre tática e estratégia pode ser um detalhe que contribui para o crescimento de uma empresa, independente do nicho de atuação. Aprender ambos os conceitos é uma maneira simples de avançar em todas as ações dentro de uma empresa, especialmente no que diz respeito ao marketing digital.

A dissemelhança entre tática e estratégia pode ser sutil, mas as suas aplicações revelam suas particularidades e o quanto ambas demonstram utilidades diversas para uma empresa.

É preciso reconhecer se a estratégia e tática atuam de formas opostas ou se são complementares nos planos de ação da empresa. Além do conceito de uma e outra, vale a pena conhecer suas diferenças.

Entenda a seguir o que é estratégia e tática e para que servem, com entendimento das 5 diferenças entre esses conceitos e suas aplicações práticas.

O que é estratégia e tática?

Compreender a diferença entre tática e estratégia é uma questão de saber onde cada conceito é aplicado ao longo de um plano de ação de uma empresa. Sendo assim, a estratégia sempre vem antes no plano, pois ela significa o mapa traçado pelos tomadores de decisão, com o expresso fim de atingir uma meta.

Como se pode ver, é impossível que uma empresa funcione e colha resultados sem que uma estratégia seja feita antes. Afinal, não ter uma estratégia é o mesmo que dar um tiro no escuro, e isso acarreta, com certeza, em perda de tempo, recursos e dinheiro.

Outra característica da estratégia é a intenção, é a partir dela que uma empresa pode agir no dia a dia, durante um tempo determinado no próprio planejamento. Mas é preciso notar que uma empresa não sobrevive apenas devido à estratégia.

Sendo esse conceito  mais abstrato, feito de direções e regras, como torná-lo concreto e efetivo? Aí entra a ideia de tática.

As táticas correspondem a todas as ações práticas realizadas no ambiente da empresa, e devem ser condizentes com o mapa traçado previamente, ou seja, com a estratégia. É comum os especialistas afirmarem que a estratégia é saber o que fazer antes de ter algo a fazer e que  a tática é saber o que fazer no momento em que há algo a ser feito.

Se a estratégia mostra o caminho, a tática anda por esse ele. Se a estratégia estabelece objetivos, a tática oferece ferramentas práticas para que sejam cumpridos.

 

Em uma empresa saudável, onde metas são colocadas e cumpridas, certamente o motivo do sucesso é a relação equilibrada entre estratégia e prática.

Para que serve a estratégia e tática?

Ao diferenciar tática e estratégia é possível definir a utilidade de cada uma, sobretudo, um conceito não pode existir sem o outro já a estratégia precede a tática, e esta torna a primeira viável.

A estratégia serve para que uma empresa tenha direcionamento, isto é, para orientar todas as ações com um objetivo concreto à vista.

Vale ressaltar que para criar uma estratégia é necessário antes fazer um intenso estudo sobre a própria empresa, sobre o mercado, o público e outros fatores que geram dados concretos que podem ser usados na construção deste planejamento.

Por sua vez, a tática serve para que a estratégia não se mantenha apenas no campo das ideias e da análise de dados, pois mesmo que uma empresa possua uma orientação e objetivos claros, é necessário que sua equipe de colaboradores crie uma forma de viabilizar a estratégia.

É importante conhecer a diferença entre tática e estratégia, pois esses conceitos são levantados no cotidiano de uma empresa, especialmente no setor de marketing.

A fim de comunicar aos colaboradores acerca de ações, ferramentas e metas, é preciso deixar claro o que é faz parte da estratégia e o que é parte da tática.

5 diferenças entre tática e estratégia

Uma vez compreendido, em essência, a diferença entre tática e estratégia, e a maneira que se complementam, é necessário saber quais são as diferenças entre uma e outra.

A primeira diferença é em relação ao que vem primeiro no plano de ação de uma empresa, que no caso, é a estratégia. A segunda diferença é o que cada conceito engloba. Enquanto a estratégia aborda qual objetivo deve ser cumprido em, qual tempo, a tática mostra como isso deve ser feito.

A terceira diferença entre tática e estratégia é a visão e o tipo de profissional que tem mais habilidade com uma ou outra. A estratégia é algo mais natural para os administradores, já a tática é bem comum entre os empreendedores.

A quarta diferença entre tática e estratégia diz respeito à amplitude, onde a estratégia se aplica ao todo das ações de uma empresa, ao passo que a tática contempla um setor por vez.

 

De fato, para uma estratégia podem existir várias táticas, pois é possível usar quantas forem possíveis no alcance das metas.

Por fim, a quinta diferença entre tática e estratégia é o tempo. Uma estratégia pode demorar um pouco mais a ser traçada, já que contempla planos e objetivos de longo prazo. Por sua vez, a tática concentra esforços em atividades e objetivos de curto e médio prazo.

Como entender a diferença entre tática e estratégia na prática?

Até então, a diferença entre tática e estratégia ficou no campo teórico, mas com algumas aplicações práticas esses conceitos serão compreendidos ainda melhor.

A primeira aplicação prática é na questão dos produtos, pois uma empresa deve ter estratégia para criar, escolher e lançar produtos.

Por exemplo, marcas de produtos de beleza que conseguem criar uma linha para peles muito jovens. A estratégia foi traçada com base no estudo do mercado; a tática entrará em ação para que essa nova linha de produtos seja feita.

 

Outro exemplo prático é no setor de marketing. Se uma empresa já fez o estudo do mercado, da persona de seu cliente, está habilitada a criar uma boa estratégia de marketing. No mesmo exemplo da empresa de produtos de beleza que faz uma linha para peles jovens.

A partir de uma estratégia de marketing, uma das táticas pode ser o investimento pesado em redes sociais, pois os jovens costumam frequentar mais esses locais da internet.

Quando uma empresa, especialmente os líderes de setores, conhecem a diferença entre tática e estratégia, os objetivos se tornam mais claros, as aplicações se tornam viáveis e passíveis de concretização ao invés de meros sonhos e teorias.

De fato, a partir de uma estratégia muito bem colocada, e através da disciplina requerida para implementar táticas, uma empresa pode encontrar seus valores, posicionamentos e, claro, crescer.

Saber o valor de um plano estratégico e da habilidade de usar as táticas certas, encaixadas em um prazo certeiro, deve ser pensado como uma atividade intermitente da empresa.

Em outras palavras, jamais a estratégia ou a tática devem ser deixadas de lado, muito pelo contrário, esses conceitos devem ser complementares tanto no campo teórico quanto no prático.

 

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