Muito além do que um buscador, o Google é a marca mais valiosa do mundo e também o website mais visitado de todos. A multinacional produz softwares de produtividade online e assim mudou o rumo da comunicação e dos hábitos online.
É claro que o motor de busca na web é o serviço mais popular e acessado, mas você sabe quais outros serviços do Google podem impulsionar o seu negócio? Com uma qualidade excepcional e a maioria das vezes sem custos, separamos 7 ferramentas do Google voltadas para pequenas e médias empresas que irão te ajudar na organização e sucesso do seu negócio.
Você já cadastrou sua empresa no Google? Com o Meu Negócio isso é possível. É preciso informar o nome da empresa, endereço, CEP, telefone, horário de funcionamento, dentre outras informações. De acordo com a multinacional “as empresas validadas tem o dobro da probabilidade de serem consideradas respeitáveis pelos utilizadores”.
Dentro dessa ferramenta, seus clientes também podem interagir com você, enviando perguntas para serem respondidas, fazendo comentários e avaliando. Além disso, é possível postar fotos do local, do que você faz, seus produtos ou serviços.
Por fim, você ainda recebe insights da ferramenta, sabendo a quantidade de busca que sua empresa teve, quantas pessoas te ligaram e até mesmo quantas usaram as rotas (google maps) para chegar até você.
É a ferramenta de e-mails do Google. Possui uma interface amigável, é bem organizado e fácil de mexer.
Na sua versão corporativa é possível ter um e-mail personalizado com o seu domínio, por exemplo: joao@suaempresa.com. Sua empresa então terá um e-mail com a marca (o que traz confiabilidade), suporte 24 horas, gerenciamento completo por dispositivos móveis e o armazenamento que precisar.
A versão corporativa do Gmail é paga, mas se você preferir não ter esse gasto, é possível manter o e-mail gratuitamente, sem domínio próprio e com até 15 gb de armazenamento.
Sua agenda e calendário oficial do Google. É um aplicativo fácil e prático que vai te ajudar a poupar tempo e não perder os compromissos mais importantes. Assim você mantém os seus dias e seu negócio muito mais organizados. A ferramenta possui diversas funcionalidades, está disponível para todos os dispositivos móveis e sempre exibe lembretes pop-up antes do evento para que você não o perca.
Com essa ferramenta é possível:
- Adicionar e controlar eventos;
- Criar tarefas e lembretes;
- Compartilhar a sua programação com outras pessoas;
- Integrar as agendas de toda sua equipe;
- Eventos do Gmail são adicionados automaticamente;
O jeito mais fácil de reunir sua equipe mesmo que não estejam todos no mesmo lugar. Conflitos de agenda existem e algumas reuniões são inadiáveis. Com essa plataforma de chat e vídeo é possível entrar em contato com sua equipe, clientes ou quem quer que seja, rapidamente em qualquer lugar do mundo.
Com o Google Hangout você inclui até 150 pessoas num grupo de bate papo ou até 10 numa videochamada (áudio e vídeo) gratuita, através de uma conexão com a internet. Também é possível compartilhar status, fotos, emoticons e gifs.
Falamos de algumas ferramentas que irão ajudar na organização e produtividade do seu negócio no dia a dia. Agora vamos apresentar outras ferramentas para impulsionar vendas e reconhecimento da sua marca online.
O Google Trends é uma ferramenta que permite acompanhar a evolução do número de buscas de uma palavra-chave ou assunto ao longo do tempo. Tem sido muito utilizada para estratégias de SEO, porque através dela é possível tomar decisões importantes.
Usar o Google Trends é uma das maneiras mais fáceis de saber em que seu público alvo está interessado e quais os assuntos que estão em alta neste momento ou em algum período passado. Tudo isso separado em gráficos com data, interesse por região, interesse ao longo do tempo, consultas relacionadas, volume de buscas e mais. Além disso, é possível adicionar vários outros termos ou tópicos para comparação.
Os principais motivos para utilizá-lo no planejamento da sua empresa são: 1. Acompanhar tendências; 2. Ideias de conteúdo; 3. Comparar termos;
Mais uma ferramenta gratuita que o Google oferece, desta vez para analisar sites e aplicativos. Com o Analytics você tem todos os dados e comportamento de quem acessou o seu website. Essa é a melhor maneira de verificar se seu site está bom ou precisando de melhorias e também para auxiliar suas decisões de marketing.
Através dessa ferramenta é possível saber o número de visitantes, de onde eles são, quanto tempo ficaram em cada página, por qual dispositivo acessaram o site, de onde eles vieram e muito mais. Assim, sabendo analisar adequadamente os relatórios, você irá conseguir informações muito relevantes para o seu negócio.
É uma ferramenta poderosa e fundamental.
É por meio desta ferramenta que você cria anúncios no Google para sua empresa. No começo do texto comentamos que a busca do Google é o serviço web mais utilizado no mundo. Logo, estar nesse contexto é importantíssimo para sua empresa alavancar vendas e relacionamento com cliente.
A plataforma de anúncios funciona com 2 principais formas de anúncio:
– Rede de pesquisa: Busca por palavras-chave.
– Rede de Display: Anúncios gráficos em forma de banner ou texto, mostrados em websites.
A vantagem do Adwords, é que através dele você consegue segmentar sua audiência, ou seja, você investe em audiência qualificada e só paga por clique ou visualização do anúncio. Também é uma ferramenta muito poderosa e complexa, é bom estudá-la bastante para fazer, constantemente, os ajustes necessários e certeiros em suas campanhas.
Estas são apenas 7 de diversas ferramentas do Google, oferecidas para você e para o seu negócio. Existem várias outras como: Youtube, Maps, Alerts, Shopping e por aí vai. Não fique de fora! Todas elas são valiosas e podem ajudar e muito a otimizar o seu tempo e a centralizar suas informações.