Para ser a versão mais produtiva de você mesmo, é preciso estar disposto a delegar algumas funções. Abrir mão pode não ser fácil, mas é se você não está disposto a dividir sua lista interminável de coisas a fazer, nunca terá tempo e nem produzirá tanto quanto poderia. O caminho para a produtividade pode ser árduo.
Esse artigo publicado no site fastcompany.com traz três conselhos de pessoas que já dominaram essa arte:
- Eles têm uma lista do que NÃO fazer – é importante identificar rapidamente as tarefas que não são dignos de seu tempo. Defina o filtro que vai usar e liberte-se!
- Eles dão instruções MUITO claras – vale até fazer planilha com os papéis e responsabilidades da cada um, explicando os deveres de quem for cumprir cada tarefa.
- Eles dão apoio da maneira certa– Delegar só funciona se seus funcionários estiverem prontos para lidar com isso. Deixá-los falhar faz parte do processo, já que o erro é uma chance de crescimento. Em vez de criticar e tomar a tarefa de volta, pergunte sobre o pensamento que o levou a agir daquela maneira. Isso vai te ajudar a saber se você não errou na hora de explicar o que esperava do colaborador.
E você, tem dificuldades para delegar funções ou consegue se livrar de algumas tarefas para poder produzir mais? Já usou alguma das técnicas? Conte nos comentários!