Hoje em dia, a maioria das empresas já utiliza os anúncios em plataformas de internet para promoverem suas marcas, porém nem todo anunciante conhece a diferença entre rede display e rede pesquisa.
Quem usa o Google tem a sua disposição, simplesmente, a maior plataforma para anúncios virtuais no mundo inteiro. Além do tradicional mecanismo de busca, é possível tirar proveito do Youtube, do G-mail e até mesmo do Google Play. Sempre haverá pessoas que usam os sites e aplicativos, portanto é básico assumir que haverá sempre clientes nesses locais digitais.
Para que os anúncios funcionem, o Google Ads permite que as empresas façam sua propaganda de duas maneiras: a rede de display e a rede de pesquisa. Uma dessas formas é vital para atrair clientes que já estão mais inclinados a comprar, ao passo que a outra é ótima para as campanhas de remarketing. Mas qual a diferença entre rede display e rede pesquisa? Quais são as características de cada uma e como podem ajudar a sua marca?
Veja a seguir a diferença entre rede display e rede pesquisa, com suas respectivas vantagens, como usar e quando é o melhor momento para escolher cada uma!
O que é a Rede display e rede de pesquisa e suas diferenças?
Conhecer o que é cada uma ajudará a compreender melhor a diferença entre rede display e rede pesquisa. A rede display é uma forma de anúncio que não envolve, diretamente, a busca do usuário. Os anúncios simplesmente aparecem no conteúdo que uma pessoa usa. Por exemplo, se você gosta de ler blogs sobre nutrição, surgirão anúncios de empresas relacionadas a produtos naturais ou nutricionais na página de um artigo e na homepage.
Ainda que você não tenha intenção de comprar, seu simples interesse pelo universo que rodeia um produto já é o bastante para que os anúncios apareçam nos sites em que você clicar e navegar.
O Google faz isso através do AdSense, que é um sistema onde os webmaster de sites e blogs abrem espaço em suas páginas para os anunciantes. Dessa forma, o anunciante chega até um público mais qualificado e o produtor de conteúdo ganha com o dinheiro pago ao Google pelos anunciantes. Essa relação de troca já demonstra perfeitamente o que é a rede display.
A rede pesquisa, por sua vez, funciona de maneira bem mais direta. Podemos dizer que ela é “acionada” toda vez em que uma pessoa realiza uma pesquisa com intenções claras. Em mais um exemplo, digamos que você digite no buscador “aulas de música”. O SERP, isto é, aquela página que mostra o resultado da pesquisa, terá vários anúncios de escolas de música e professores.
Todos os anúncios que aparecem na pesquisa fazem parte da rede de pesquisa. As empresas que usam esse tipo de anúncio se beneficiam muito, pois são os clientes que vão até elas, chegam com demandas claras, que não requerem muita “educação” acerca do valor de um produto ou serviço. Em outras palavras, um público muito qualificado.
Com isso, torna-se visível uma diferença entre rede display e rede pesquisa que as delimita perfeitamente: o nível da intenção do usuário. Na rede pesquisa, a intenção é absoluta. O usuário busca uma solução para um problema. Já na rede display, o usuário ainda não tem consciência de sua necessidade, por isso são anúncios que aparecem em sites, blogs e redes sociais.
Quais são as vantagens da Rede display e rede pesquisa?
Uma vez compreendida a diferença entre rede display e rede pesquisa, é preciso delinear as vantagens de cada uma. Na realidade, muitas empresas percebem rápido que a vantagem da rede de pesquisa, por ser mais direta, é gerar cliques rápidos e uma conversão mais volumosa só de colocar o anúncio nessa rede. É um pensamento lógico, pois nesse cenário a empresa lida com clientes interessados desde o começo. Eles estão nas últimas fases do funil de vendas.
Com o sucesso da rede de pesquisa, muitos menosprezam o valor da rede display, e isso é um erro sutil, mas que pode significar perda de oportunidades de vendas no futuro. De fato, a vantagem da rede display é transformar um usuário sem intenção para um cliente muito intencionado em comprar seu produto ou serviço.
Mas como conquistar a intenção de pessoas que ainda nem sabem que desejam ou precisam de um produto ou serviço? Através da conscientização. Por meio da rede display, é possível chamar a atenção de uma pessoa e dar início a um processo de educação, por se dizer, acerca da natureza e valor de um determinado produto ou serviço.
Na prática, isso é feito ao colocar os anúncios de uma marca em blogs, sites ou redes sociais, como o Facebook. Mas é preciso ter atenção ao tipo de anúncio usado. Na diferença entre rede display e rede pesquisa, a forma como uma marca se apresenta conta muito, deve ser condizente ao estado de espírito do usuário.
Veja a seguir como fazer o melhor uso da diferença entre rede display e rede pesquisa para sua empresa!
Como usar a rede display e a rede pesquisa?
A melhor forma de explorar a diferença entre rede display e rede pesquisa é usá-las conforme o nível de intenção do usuário. No que tange aos anúncios mais diretos, isto é, da busca, o uso de palavras-chave é essencial, mas não adianta usar uma palavra-chave de baixo custo, se a mesma não trouxer um bom resultado em conversões.
O ideal é usar uma ferramenta como o Moz Keyword Explorer ou o SEMRush para descobrir quais palavras usar. A dica é descobrir a intenção por trás das palavras do usuário do Google. Quem deseja comprar algo, seja produto ou serviço, costuma usar termos específicos. Palavras como “preço”, “comprar” e até mesmo o local de sua empresa podem ser boas para começar. Mas a pesquisa prévia é indispensável.
A rede display, por sua vez, não funciona na intenção direta do usuário das redes sociais ou dos sites. Então, como atrair a atenção dessas pessoas? A resposta é investir em conteúdo para educá-las. Informação simples e barata, em um anúncio colocado no feed de uma pessoa ou no site que costuma frequentar, é uma forma ótima de chamar atenção para o valor de algo.
Por exemplo, se uma empresa que vende docinhos gourmet fizer um anúncio com a lista dos melhores brigadeiros gourmet de graça, isso pode atrair a curiosidade de um usuário de sites de receitas. A partir daí é possível usar a rede display para campanhas de marketing de conteúdo e até mesmo de remarketing.
Quando devo escolher a Rede display e a rede pesquisa?
Tanto a diferença entre rede display e rede pesquisa quanto às estratégias para usar ambas mostram qual é o melhor momento para cada uma.
Se a sua intenção é acelerar as vendas e causar um impacto direto, invista na rede pesquisa, pois ela “fala” diretamente com as pessoas que mais precisam do que você oferece. O que o Google faz, nesse caso, é criar uma ponte que conecta um cliente necessitado a uma empresa disposta a solucionar seus problemas.
Por outro lado, é preciso lembrar que nem todos os clientes estão nessa condição ideal, e que é preciso investir para atrair todos os que são compradores em potencial, mas que ainda não estão fortemente intencionados. Casos assim são os momentos ideais para lançar mão da rede display com anúncios que trabalham a educação e a informação.
Fica claro que a diferença entre rede display e rede pesquisa não acarreta na superioridade de uma sobre a outra, apenas nos momentos e oportunidades de colher os benefícios de cada uma. Uma empresa que trabalha o seu marketing de forma ideal usa ambas, paralelamente.
A consequência é um funil de vendas em total funcionamento. Os clientes menos interessados recebem anúncios dos quais não podem “escapar” em seus sites de costume e redes sociais. Ao passo que os clientes intencionados em comprar vão direto na fonte, ou seja, ao mecanismo de busca, ao descobrirem uma marca que pode atender suas necessidades.
Com isso, vendas são feitas enquanto oportunidades de vendas são criadas. É um fluxo perfeito de clientes, portanto não deixe de implementar anúncios pelo Google Ads em sua empresa para obter conversões sempre!
Fale com a gente e faça a sua implementação!