É inegável o poder do comércio digital hoje em dia, ter um e-commerce tornou-se regra se você quer investir na presença da sua marca na internet e fora dela. No entanto, com tantas lojas interessantes, pode ser um pouco mais complicado do que parece chamar a atenção do público. Para fazer isso você pode usar conteúdo e SEO.
Se quiser aumentar as suas vendas na internet, você vai precisar estabelecer algumas metas e usar ferramentas que te ajudem a aumentar o tráfego e a conversão. Duas das maiores são o Marketing de Conteúdo e SEO (Search Engine Optimization) e, à sua maneira, cada uma delas vai ter máxima importância neste processo.
O que é Marketing de Conteúdo e SEO?
É natural que pessoas que não são tão ligadas à estratégia de vendas na internet não conheçam esses termos, assim de primeira. Por isso, vamos do começo e explicar o que significa cada uma e porque são cruciais para aumentar as vendas no seu e-commerce.
Marketing de Conteúdo
Essas estratégias são responsáveis por atrair os seus novos clientes, que podemos chamar de leads daqui para frente.Com elas você consegue chamar a atenção do seu consumidor em potencial, resolvendo dores temporárias que ele possa ter. Desse modo você tem mais chances de fidelizar estes clientes e aumentar as suas vendas.
Agora você pode estar se perguntando o que exatamente são essas ofertas de conteúdo e nós trouxemos alguns exemplos:
- posts de artigo para blogs;
- dicas nas redes sociais;
- vídeos tutoriais;
- infográficos;
- e-books e outros materiais ricos.
Mas não basta apenas criar conteúdos, você precisa fazer isso do jeito certo. Afinal de contas, existem milhares de outras lojas fazendo isso ao mesmo tempo que você. Deixe para trás a barreira de informações duplicadas e foque em alcançar bons resultados com ideias originais.
Para produzir um bom conteúdo, que realmente faça a diferença, te coloque na cabeça do consumidor e te dê autoridade de marca, vão ser necessárias bases. A primeira, e mais importante, é ter seu público segmentado da maneira correta. Assim você consegue entender suas ideias, dores e vai saber falar com ele do jeito certo.
Algumas informações que você deve reconhecer, são:
- qual a idade;
- onde moram;
- quem é o seu potencial cliente;
- que tipo de assunto interessa para ele;
- quais são as atividades mais comuns que ele realiza;
- qual seu nível de instrução.
SEO
Utilizando o SEO ao seu favor, você consegue aparecer em melhor rankeamento nas buscas do Google, e isso consequentemente faz com que mais pessoas acessem o seu site, conheçam seus produtos e realizem a compra. Utilizar essas técnicas é a maneira mais certeira de aumentar o seu tráfego.
Palavras-chave
Elas serão suas maiores aliadas, mas a pesquisa precisa ser realizada com bastante cuidado para que você consiga aparecer nos tópicos que o seu cliente ideal realmente procura. São elas que vão garantir que o consumidor realmente te encontre entre milhões de outras lojas.
Otimize as suas URLs
Essa é outra estratégia bastante eficiente que você pode adotar. Os termos da pesquisa que você encontrou também podem ser inseridos nas suas URLs. Isso vai melhorar os seus resultados nos mecanismos de busca. Para isso você não deve utilizar números, precisa evitar símbolos e criar endereços óbvios que possam servir como reforço.
Use imagens otimizadas!
Uma imagem vale mais que mil palavras, por isso elas são ferramentas essenciais para adotar se quiser atrair a atenção e convencer seus clientes a adquirirem os seus produtos. Nestas fotos você precisa conseguir descrever os produtos e colocar todas as qualidades deles à vista.
Procure inovar e oferecer visões de ângulos diferentes, isso vai atrair mais olhares do que imagens padronizadas.
Por agora você deve estar se perguntando como colocar tudo isso em prática. Acertei? Bom, fazer tudo isso leva tempo e é claro que com as nossas dicas você consegue fazer sozinho. No entanto, os resultados seriam muito melhores se contasse com a ajuda de profissionais capacitados.
Para isso, você pode entrar em contato com um especialista da TechnoEasy e tirar todas suas dúvidas.