O marketing de experiência está tomando um grande espaço dentro do mercado e sendo essencial para o dia a dia das empresas e dos consumidores, isso porque é um conceito que está mudando por completo a relação entre marca e cliente.
Hoje as pessoas que procuram por algo na internet não estão mais atrás de apenas um produto, serviço ou informação, elas desejam algo que o dinheiro nem sempre pode comparar, mas que faz toda a diferença em sua rotina: a experiência.
Vivemos na geração que se baseia na experiência, ou seja, que investe na construção e no oferecimento de algo que pode transformar a vida de alguém e que marcaram sua trajetória para sempre.
Afinal de contas, experiências boas nos marcam e se tornam lembranças eternas. Por exemplo, uma mãe jamais se esquecerá do trabalho de parto do seu filho, assim como uma pessoa jamais se esquecerá do processo para tirar sua habilitação.
Uma empresa de produtos veganos que entende o valor do que oferece e a importância de seus produtos no mercado sabe que a experiência de produção e venda deles faz com que os consumidores se identifiquem com o que a marca defende.
Por isso o marketing de experiência passou a ser um conceito importante e até mesmo necessário para todo e qualquer tipo de marca que deseja construir uma audiência fiel e ter um diferencial no mercado em comparação aos seus consumidores.
Pensando nisso, hoje você conhecerá esse conceito a fundo, assim como suas principais ações e vantagens para todo e qualquer tipo de negócio que entenda a sua importância e aplique seu conceito dentro da sua empresa.
Conceito e importância do marketing de experiência
O marketing já é uma área conhecida no mercado, se trata do conjunto de estratégias que tem como objetivo principal divulgar uma marca, serviço ou produto a fim de atrair novas pessoas e convertê-las em possíveis clientes.
Não é à toa que é uma área bem estruturada dentro de uma marca que oferece um serviço especializado em segurança do trabalho de qualidade, pois o marketing muda por completo a relação interna e externa da marca.
Já a experiência pode ser entendida como uma situação vivida por alguém e que gera emoções e sensações que fazem com que aquele momento seja especial e fique na memória do indivíduo.
E todos estamos à mercê de uma boa ou péssima experiência todos os dias. Podemos ter uma experiência ruim com o atendimento de uma loja online e um ótimo suporte com um fornecedor de biscoito de polvilho, por exemplo.
Independentemente de qual for o caso, o fato é que uma experiência marca a vida da pessoa, e as empresas entendem que oferecer uma boa experiência ao seu cliente é essencial para o sucesso do seu negócio.
Sendo assim, podemos entender que o marketing de experiência nada mais é do que a construção de situações que gerem no usuário sensações e emoções que marquem aquele momento e que despertem neles a vontade de consumir o que você oferece.
Por exemplo, vamos imaginar que um casal está à procura de um espaço para fazer o seu casamento e encontram duas opções de lugares. Uma das marcas envia um documento falando sobre tudo o que envolve o lugar, os benefícios e o orçamento.
Já a outra, liga para o casal e agenda um tour gratuito pelo espaço para que eles conheçam todos os cantos do lugar e vejam, com seus próprios olhos, onde pode ser o casamento. Percebe que a experiência é completamente diferente e mais personalizada?
Pois bem, isso é o marketing de experiência, que pode ser usado tanto em uma empresa especialista em mão de obra terceirizada de limpeza quanto em uma loja online de roupas infantis, desde que você entenda como a experiência pode ajudar o seu público.
O marketing de experiência se tornou extremamente importante justamente por oferecer ao consumidor muito mais do que apenas um produto ou serviço, mas uma situação que mostra que ele merece um atendimento especial do início ao fim.
Esse conceito trouxe valor para a marca e para o consumidor, fazendo com que ambos construíssem um relacionamento mais íntimo e pudessem se sentir confortáveis para falar sobre o que quisessem um com o outro.
Por isso o marketing de experiência é muito mais do que apenas um novo conceito no mercado, mas uma maneira de gerar situações que marcam a vida de alguém e fazem com que a sua empresa seja vista como diferente no mercado.
Entenda como funciona o marketing de experiência
Mesmo sabendo sobre o que se trata o marketing de experiência e a sua importância, muitas pessoas têm dúvidas de como ele funciona, e é bem mais simples do que se pensa, afinal de contas, criar uma experiência está longe de ser complicado.
Assim como uma marca busca por um bom serviço de entrega de encomendas para seus clientes, é normal que os consumidores também busquem por marcas diferenciadas e que se destacam em meio a tantas outras no mercado.
E é justamente aqui que entra o marketing de experiência, que funciona através da construção de um cenário e situação onde a pessoa se sentirá parte de tudo aquilo, como se fosse um personagem dentro de uma história.
Voltando ao exemplo do casal que visita o possível local de seu casamento em um tour gratuito, aquilo mostra aos clientes que eles são os protagonistas daquilo e que tudo o que está sendo feito é único e exclusivo para eles.
A construção de toda essa situação e cenário é o marketing de experiência na prática, e isso pode ser feito de diversas outras maneiras, seja através de uma amostra grátis do seu produto, até uma consultoria online ou visita presencial na sua empresa.
O que importa no marketing de experiência e que é essencial para que ele funcione da maneira correta é entender que o possível cliente precisa se sentir parte da história construída e ter a certeza de que aquele produto ou serviço irá mudar a sua vida.
Tipos de ações no marketing de experiência
O marketing de experiência possui diversas ações que podem ser aplicadas tanto em uma empresa de terceirização de recepção quanto em qualquer outro tipo de negócio, algumas das mais usadas e eficazes são:
Sensorial
O sensorial é aquilo que envolve os sentidos naturais da pessoa, como o tato, o olfato, a audição, a visão e até mesmo a fala. É ideal para quem vende produtos físicos e deseja criar uma experiência que marque aquele possível cliente.
Emocional
O emocional é o tipo de ação que foca na construção de uma emoção que faça a pessoa se sentir bem com o que é oferecido e aumente o seu desejo de consumir aquilo. Recomenda-se que a emoção transmitida seja sempre a melhor possível.
Cognitivo
Já o cognitivo trabalha com a razão dos possíveis consumidores, fazendo com que eles pensem em como aquele produto ou serviço é bem estruturado e pode ajudá-los a resolver um determinado problema.
Comportamental
Esse tipo de ação foca na construção de um comportamento que, antes de conhecer a sua marca, era desconhecido pelo usuário e o incentiva a tomar uma decisão que irá entregar novas sensações e resultados para ele.
Identificação
Por fim, a identificação foca no encontro de algo em comum entre o produto ou serviço e o usuário, seja um curso nr 35 ou qualquer outro produto, que irá encontrar o que tem em comum com o seu público para que ele se identifique com a sua marca e consuma dela.
Esses são os principais tipos de ações aplicadas dentro do marketing de experiência e que podem ser usadas pelos mais diversos tipos de negócios, desde que você entenda bem o seu público e saiba como cada uma delas pode fazer a diferença na sua marca.
Vantagens do marketing de experiência
E é claro que uma estratégia tão bem definida e construída como é o caso do marketing de experiência, não iria entregar poucas vantagens às empresas que resolvessem apostar nela. Por isso, confira abaixo algumas delas:
- Mais satisfação por parte do cliente;
- Melhor relacionamento com o consumidor;
- Melhor imagem e reputação da marca;
- Mais destaque se comparado aos concorrentes;
- Contribui para o aumento de vendas;
- Gera novas ideias e conceitos para a marca.
Isso significa que o marketing de experiência contribui não apenas para o consumidor, como muitos costumam pensar, ele também é essencial para que as empresas aumentem os seus resultados.
Não é à toa que os melhores produtos químicos para lavagem automotiva usam o marketing de experiência para melhorar os seus resultados, pois entendem como a estratégia favorece ambas as partes.
Enquanto o cliente em questão possui uma ótima experiência com a marca do início ao fim, a empresa também irá se beneficiar com o uso dessa estratégia, aumentando sua relevância e visibilidade dentro do segmento.
Por isso o marketing de experiência é muito mais do que apenas um novo conceito dentro do universo do marketing, mas uma ação que traz coerência com o que a marca oferece e um resultado palpável para o possível cliente.
Com isso entendemos que aplicar o marketing de experiência é importante tanto para o seu negócio quanto para os seus clientes e suas relações, melhorando a imagem da marca como um todo e gerando relacionamentos mais saudáveis entre as partes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.