Aprenda a contornar a crise financeira e mantenha sua empresa de pé 2

O estrago financeiro causado pela pandemia do Corona vírus já não é mais novidade para ninguém, nos últimos três anos, o Brasil vem passando por um momento bem conturbado economicamente, e só agora que as empresas estão conseguindo se restabelecer e voltar a ter um pouco de paz. 

 

Durante o ano de 2021, foram registradas mais de 1,4 milhões de empresas fechadas, e cerca de 8 milhões de empregos perdidos, claro que se reestruturar não é uma tarefa fácil, e grande parte dos empreendimentos que conseguiram manter suas portas abertas encontraram uma dificuldade imensa para sair do vermelho, e na verdade, ainda possuem esse desafio. 

 

Mesmo com a economia retomando o eixo, ainda é complicado para muitos contornar a crise financeira e fazer com que o seu negócio termine todos os meses no azul, esse é um desafio complicado, e nem sempre simples de ser realizado, sendo bem diferente de um descarte de lixo eletrônico, que é uma ação fácil e extremamente eficiente. 

 

No texto de hoje, iremos ensinar para você como é possível contornar toda essa crise financeira e manter a sua empresa de pé, vamos mostrar como encontrar uma luz no fim do túnel, e como é possível voltar a ativa com força máxima, bora conferir? Então vamos lá!

Mapeie sua empresa e identifique os principais pontos que mais te prejudicaram

Claro que a crise financeira afeta as empresas de forma geral, atingindo diretamente o seu bolso, porém, existem empresas que sentem mais em determinadas áreas dependendo do mercado de atuação, sendo assim, é necessário fazer um mapeamento e identificar justamente, quais são as fraquezas do seu negócio. 

 

Procure identificar os motivos que levaram as suas dificuldades, talvez um planejamento ruim? A inflação de alguma matéria prima? O aumento no preço de alguma coisa? A ausência de divulgação da sua marca? Enfim, faça uma varredura completa e identifique os principais pontos que te prejudicaram e o que você pode fazer para mudar esse cenário. 

Realize um corte de gastos e alinhe seu fluxo de caixa

O corte de gastos é algo inevitável em momentos de crise, por mais que muitas empresas não gostem dessa ideia, é praticamente impossível manter o seu negócio de pé sem se adaptar à nova realidade, com o seu mapeamento realizado, como vimos no tópico anterior, essa jornada acaba ficando muito mais fácil. 

 

Procure verificar quais tipos de redução você pode fazer, pequenos itens do dia a dia, como o rolo para preencher a embaladora filme pvc, ou até mesmo grandes eventos, como uma viagem ou uma palestra, devem ser cortadas por tempo indeterminado. 

 

Procure entender suas limitações, e enxugue sua folha de saídas, além disso, tente alinhar e equilibrar o seu fluxo de caixa, procure balancear seus gastos com seu faturamento, a ponto que ainda consiga uma margem de lucro, faça o que for necessário, mesmo que seja algo que você não queria fazer naquele momento, mas acredite, é preciso!

Se adapte à nova realidade com home office, sistemas de delivery e lojas virtuais

O mundo está totalmente digitalizado, ele já estava antes mesmo da pandemia, mas ela intensificou ainda mais esse universo quase que totalmente virtual, dessa maneira, é necessário que você se adapte a essa realidade e aproveite suas ferramentas usando elas ao seu favor. 

 

O home office ou o trabalho híbrido podem reduzir seus gastos com funcionários dentro da empresa, enquanto os deliverys e lojas virtuais ampliam suas opções de vendas, e ainda te fornecem um mundo novo, repleto de alternativas que pode gerar resultados surpreendentes e um lucro considerável nesse novo mercado. 

Redefina todas as suas metas de maneira realista

Se você tinha algumas metas antes da crise financeira, bom, então é melhor revê-las com um certo carinho, nem tudo que planejou antes desse período nebuloso vai poder ser concretizado, e o ideal é colocar os pés no chão e encarar essa nova realidade. 

 

Deixe suas antigas metas guardadas em um local seguro e faça uma correção de rotas, por mais que seja doloroso, é preciso encarar uma realidade um pouco mais dura se você quer manter a sua empresa de pé. 

 

Estabeleça objetivos condizentes com sua realidade, sempre visando um curto a médio prazo, entenda suas necessidades e o que você mais necessita dentro do mercado, seja coerente, paciente e entenda que essa é uma ação necessária. 

Faça novas negociações

Em uma crise financeira, o natural é pedirmos “socorro” e solicitarmos auxílio de outras empresas, mas essa é uma saída que piora ainda mais a sua situação, evite pedir empréstimos, ou solicitar crédito no banco, só faça isso em caso de emergência total, como a necessidade de manutenção das estruturas metálicas do seu edifício. 

 

Além de evitar fazer esses pedidos, procure realizar novas negociações e busque acertar as suas dívidas que possui no passado, converse com fornecedores, investidores e qualquer pessoa que você tenha qualquer tipo de vínculo financeiro, procure mostrar a situação e negociar aquilo que você deve. 

 

Esse é um momento de enxugar gastos e realizar cortes, então, negociar pode ser uma solução viável para respirar um pouco, e poder centrar seus esforços em manter a sua empresa ainda de pé mesmo com tantas adversidades. 

 

O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

 

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Redatores da TechnoEasy
A TechnoEasy está sempre em busca de parcerias para oferecer às pequenas empresas o melhor conteúdo de tecnologia, negócios, empreendedorismo e transformação digital. Por isso, muitos de nossos conteúdos são produzidos por empresas e profissionais convidados. Se você quer colaborar, saiba mais ao clicar aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.