Aprenda a montar o seu planejamento anual de marketing 2

Uma área importante da administração de qualquer negócio, independentemente do porte ou do segmento, e requer um planejamento anual.

É o marketing que define os produtos e serviços oferecidos por uma empresa, bem como os preços praticados, os canais de distribuição e as ações de divulgação da marca.

E é o planejamento anual que detalha as estratégias de anúncios de serviços ou produtos, a captação, a fidelização de clientes, entre outras ações.

O que é um Plano de Marketing?

Trata-se do documento que sintetiza o planejamento das estratégias de marketing ao longo do ano, incluindo:

  • Objetivos;
  • Indicadores;
  • Análises;
  • Outras informações importantes para orientar a empresa.

O seu plano pode ser elaborado para a área de marketing como um todo, ou ser especificado para campanhas, como a Black Friday.

Também pode ser direcionado para determinadas estratégias, como o marketing de conteúdo, o marketing de relacionamento, entre outros, bem como para os produtos ou serviços oferecidos por sua marca.

Essa é uma ferramenta importante da gestão de marketing, uma vez que orienta estratégias e ações para que contribuam com o crescimento da empresa e para que os objetivos sejam cumpridos.

Mas não existem regras quanto ao prazo, aos conteúdos e à profundidade do Plano de Marketing de sua empresa de serviços de folha de pagamento.

O foco é que esse documento de fato se ajuste à realidade da sua empresa, a fim de alcançar seus objetivos de marketing. Jamais o deixe esquecido em uma gaveta.

Por que fazer um Plano de Marketing?

É comum que empresas iniciantes comecem seus negócios sem entender muito bem a importância do marketing.

Mas ao iniciar suas operações, rapidamente percebem a necessidade de divulgar seus serviços e produtos, atrair clientes e criar um relacionamento com eles.

Criar uma página no Facebook, imprimir panfletos e fazer cartões de visitas são ações importantes para ativar o marketing, mas é preciso ter uma estratégia por trás.

Uma situação relativamente comum é quando o marketing tem um planejamento, mas somente na cabeça do gestor, de forma que o resto da equipe apenas executa, sem entender onde a empresa quer chegar e o sentido de suas ações.

Em ambas as situações se pode ver a importância de um Plano de Marketing definindo um caminho para que o marketing alcance resultados relevantes em um prazo definido.

Dessa forma, o marketing de empresas de consultoria tributária passa a ter uma orientação clara sobre os objetivos que deve perseguir, os indicadores que deve monitorar e as estratégias que deve desenvolver.

É importante que ele seja claro e alinhe a equipe, de forma que auxilie em pontos como o embasamento da tomada de decisões a partir de dados, pesquisas e análises.

Também otimiza os investimentos do marketing a fim de evitar desperdícios, melhora a comunicação interna, a motivação dos colaboradores e a integração das equipes.

Além de mapear o cenário, identificando as melhores oportunidades e permitindo que um fabricante de tubos de aço se antecipe a ameaças, além de gerar resultados de curto, médio e longo prazo, tornando as estratégias mais sustentáveis.

Como desenvolver um Plano de Marketing?

Ainda que possa haver objeções de quem não entende o valor do planejamento, é justamente a criação de um Plano de Marketing que vai melhorar a gestão, garantindo que todas as atividades estejam alinhadas e trazer mais resultados.

Primeiramente, não existe Plano de Marketing sem pesquisa de mercado, de forma que as decisões devem ser embasadas em análises da sua própria empresa e do cenário ao seu entorno.

Também é fundamental conhecer a realidade da empresa, bem como a missão, visão, valores e objetivos de sua loja de materiais elétricos.

Ao longo do processo de planejamento, é fundamental envolver os colaboradores, pois são eles que vivem o dia a dia do negócio e sabem a realidade de suas funções.

Além de trazer informações importantes, os colaboradores ganham motivação ao participar dessa construção.

E não é apenas a equipe de marketing que deve ser envolvida, e sim as demais áreas da empresa, como uma integração com o time comercial, essencial para criar estratégias que resultem em faturamento e vendas.

Considerações finais

Neste artigo você conseguiu perceber que o marketing não é uma ilha e que o Plano de Marketing se torna mais completo e eficiente quando todos participam. Esperamos que após a leitura deste conteúdo essa ideia fique clara para você, e que o aprendizado tenha sido útil.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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